segunda-feira, outubro 31, 2005

UM NOVO BANCO

Se calhar, aproveitando o facto de algumas instituições bancárias andarem a ser investigadas, parece que está aí na calha o Banco Sport Lisboa e Benfica.
Apesar de ter as contas desequilibradas, debater-se com um défice enorme, é - no mínimo - intrigante como o clube do bairro de Benfica tão diligentemente se disponibiliza a emprestar dinheiro ao Vitória de Setúbal.
Tanta generosidade até comove...
O que não se faz para garantir 6 pontinhos em 2 jogos.

OS SITES DOS CANDIDATOS

  • Cavaco Silva

  • Mário Soares

  • Manuel Alegre

  • Jerónimo de Sousa

  • Francisco Louçã


    (a partir de hoje - neste blogue - com link na coluna da direita)

  • POLVO À MODA DE FELGUEIRAS

    De acordo com o Público, um alto quadro do Ministério Público, que foi também secretário de Estado da Justiça num governo do PS, é suspeito de ajudar Fátima Felgueiras, cujo julgamento, que deveria começar esta segunda-feira, foi suspenso devido a um Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães.
    É escandaloso como a rede de influências se move neste pequeno país onde - de uma forma absolutamente despudorada - algumas personagens se posicionam acima da lei.
    De onde vem tanto poder por parte dessa senhora foragida?

    JOBS FOR THE CASCAIS BOYS

    O vereador do Desporto da Câmara de Cascais, João Sande e Castro, tem como secretária a sua ex-ama, Maria Amélia Ribeiro Burnay, e como adjunto o seu irmão, Luís Sande e Castro.
    Ambos foram nomeados no passado dia 21, segundo despacho assinado pelo presidente do município, António Capucho, que, de acordo com notícia publicada ontem no CM, nomeou para director municipal o seu filho, Diogo Capucho.
    A doutrina dos boys de Guterres faz escola noutras cores partidárias...

    domingo, outubro 30, 2005

    CDS COM CAVACO


    O CDS-PP formalizou ontem à noite o apoio à candidatura de Cavaco Silva a Presidente da República, com a moção de Ribeiro e Castro a obter 87 votos contra os 57 votos conseguidos por Pires de Lima.
    É caso para dizer que - com esta decisão - o CDS está com Cavaco, ao contrário do PP.

    SOARES

    Mário Soares refutou ontem a afirmação de Cavaco Silva de que não é político profissional, lembrando que o seu adversário nas eleições presidenciais tem direito à reforma por ter sido primeiro-ministro.
    Quando o desespero é tão grande por se ver em terceiro lugar nas sondagens, começa a aparecer o verdadeiro Mário Soares: radical, intolerante e prepotente.
    E se é este o tipo de argumentos que vai utilizar ao longo da sua campanha, mais vale desistir já para nos poupar a um triste espectáculo!

    sexta-feira, outubro 28, 2005

    BLOQUEADOS


    O dirigente do Bloco de Esquerda, o sectário e truculento Fernando Rosas condenou hoje a decisão do PS de recusar avançar com a despenalização do aborto no Parlamento, depois de o Tribunal Constitucional ter inviabilizado um novo referendo.
    Mas será impossível que esses senhores do intragável Bloco não percebam quais os principais problemas deste país e respectivas prioridades, sobretudo neste momento gravíssimo que atravessamos?
    Eu sei que pequenos partidos extremistas que ocupam franjas nos espectros políticos procuram sobretudo agradar a nichos - os tais que lhes oferecem o voto e que os sustentam - mas tanta teimosia e tanto extremismo já soa a exagero...

    LEALDADES...

    É má vontade minha ou desde que António José Teixeira assumiu a direcção do Diário de Notícias está mais soarista e esquerdista que nunca?

    IMPLOSÃO

    Muitas vezes admiramo-nos e escandalizamo-nos com as guerras entre "capelinhas" que com bastante frequência ocorrem nos grandes partidos da nossa vida política.
    Ora, se até já nos pequenos (para não lhes chamar micro) partidos com um par de anos de existência, e com meia dúzia de militantes, já ninguém se entende e proliferam as acusações mútuas, ainda nos espantamos com aquilo que se passa nos partidos de poder?
    Em casa onde não há pão...até as fogueiras de vaidade se apagam!

    IMPEROU O BOM-SENSO

    O Tribunal Constitucional decidiu hoje rejeitar a proposta de convocação de um referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez.
    José Sócrates vai anunciar hoje às 20 horas qual a decisão do partido face a essa deliberação do Tribunal Constitucional de chumbar a proposta de referendo viabilizada no Parlamento pela maioria socialista.

    O DILEMA CENTRISTA

    Em dia de arranque do Conselho Nacional do CDS-PP, e que se prolonga até amanhã, em Coimbra, tenho uma certa curiosidade em ver como se vai tratar a questão das Presidenciais de 2006.
    Se o CDS optar por apoiar a candidatura de Cavaco Silva será o único partido - daqueles que têm assento parlamentar - sem um candidato próprio, o que após um mau resultado nas Autárquicas não reforçará a sua imagem enquanto estrutura partidária autónoma. Bem pelo contrário.
    Se a vontade e decisão dos conselheiros passar por lançar uma candidatura própria, o partido corre o risco de evitar a eleição do professor de Boliqueime, logo à primeira volta, dando um terreno na segunda volta à Esquerda, que - tal como em 1986 - se poderá revelar perigoso para a Direita.
    Se a estes dilemas juntarmos a guerra surda que se começa a verificar entre facções centristas e populares, adivinha-se uma vida difícil para Ribeiro e Castro.

    quinta-feira, outubro 27, 2005

    MANIFESTO

    Aníbal Cavaco Silva apresenta hoje, no Porto, o seu manifesto eleitoral, intitulado «As minhas ambições para Portugal», numa cerimónia em que serão ainda formalmente apresentados os mandatários e a comissão de honra da sua candidatura presidencial.

    UMA BOA NOTÍCIA...

    A concretizar-se o cenário de uma possível candidatura de Paulo Portas à liderança do CDS - como noticia o Semanário - seria uma boa notícia, quer para o partido, quer para a vida política portuguesa.
    Goste-se ou não dele, concorde-se ou não com aquilo que defende, a verdade é que o país precisa urgentemente de políticos carismáticos, inteligentes e mobilizadores. Com líderes apáticos, taciturnos e cinzentos não vamos a lado nenhum...
    Infelizmente, não acredito muito nessa notícia, até por vir de quem vem: um semanário conotado com "outros"...
    Basta atentar ao teor da notícia e a alguns dos cronistas do mesmo.

    TACHINHO

    Muitos devem estar agora arrependidos por não terem aceite o convite para estarem em empresas municipais (se é que foram convidados).
    Em vez do ressabiamento sempre havia um tachito...

    PENSIONISTAS

    Os rendimentos dos pensionistas vão passar a ser tributados com um IRS igual ao dos trabalhadores activos.
    A medida está expressa no relatório do Orçamento do Estado para 2006, em que se refere que, a médio prazo, se revoga a categoria H de IRS que actualmente abrange os pensionistas
    Tenho pena - e considero imoral - que um cidadão não possa, no final da sua carreira, ter a devida compensação pelo facto de ter uma longa carreira contributiva, sendo penalizado pela incúria e pela inépcia dos sucessivos governos, tendo que suportar a "não falência" da Segurança Social.
    Miguel Frasquilho, vice-presidente da bancada do PSD, lembra - e bem - que os pensionistas beneficiam de tabelas de retenção mais vantajosas, já que costumam ter um maior volume de despesas de saúde que são dedutíveis na íntegra no IRS.
    Ou seja, esta aproximação gradual das pensões ao regime normal de IRS implicará tabelas de retenção do imposto mais elevadas, uma vez que estas passam a ser construídas tendo em vista os previsíveis descontos médios de uma média dos contribuintes.
    Será que depois das manifestações das mais variadas corporações, ainda vamos assistir à dos pensionistas? Neste caso, bem que o governo merecia...
    É curioso como a restante oposição e os mais variados opinion-makers se calam perante esta medida que vai afectar mais de um milhão de pensionistas e que se poderá traduzir num agravamento da tributação em mais de 50%!

    ESPANTOSO

    Rogério Gomes, ex-director do jornal "O Comércio do Porto", vai ser administrador executivo da empresa municipal Águas de Gaia.
    Antigo editor de economia do "Público" e colaborador no jornal desportivo "O Jogo", integra a administração com José Maciel e Silva Martins.
    É espantoso como certas pessoas conseguem ser tão polivalentes ao ponto de transitarem da direcção de um jornal (extinto) para a administração de empresas municipais.
    Abençoada isenção a da classe jornalista.

    (JÁ NEM) É NOTÍCIA

    O Benfica voltou a ser beneficiado.

    quarta-feira, outubro 26, 2005

    AO COLO!



    Pobre Leixões!
    Também o velhinho e simpático clube de Matosinhos ficou hoje a saber como se leva ao colo o clube do bairro de Benfica...
    Nada como marcar o golo da vitória num lance nascido de uma falta sobre um jogador leixonense. É pena que se brinque com o esforço e com a dignidade dos clubes pequenos.

    TERTÚLIAS DE RILHAFOLES

    terça-feira, outubro 25, 2005

    A AGENDA DE CAVACO SILVA



    Acabei de ler "A Agenda de Cavaco Silva", da autoria do editor de política da RTP, Vítor Gonçalves, e recomendo vivamente, inclusivé aos mais ferrenhos soaristas.
    Este livro reconstitui os últimos cinco anos do percurso do antigo primeiro-ministro, através de tudo o que foi publicado nos meios de comunicação social.
    Em vésperas de eleições presidenciais, vale a pena recordar os últimos anos de intervenção cavaquista.

    PRESIDENCIAIS NA BLOGOSFERA

    As presidenciais já fervilham...e pela primeira vez na blogosfera:

  • O Presidente sou eu

  • Super Cavaco

  • Manuel Alegre

  • Alegre Presidente

  • Super Mário

  • segunda-feira, outubro 24, 2005

    BELO ARRANJINHO

    O Tribunal da Relação de Guimarães deu hoje provimento ao recurso de Fátima Felgueiras pedindo a anulação dos depoimentos de três arguidos e das escutas telefónicas constantes no processo.
    Tal facto poderá implicar o adiamento do início do julgamento - se ainda houver acusação - pelo menos por um ano e acabar na anulação de, pelo menos, três dos 23 crimes de que Fátima Felgueiras está acusada, nomeadamente os que se prendem com peculato de uso.
    Eu sei que - em teoria - deve existir separação clara entre os poderes político e judicial, mas cada vez mais julgo ser necessário averiguar se houve - ou não - negociatas visando o regresso da dita "senhora" a Portugal.
    Que tudo isto cheira a esturro, lá isso cheira...
    Desconfio que por este andar ainda a veremos a ser condecorada no próximo 10 de Junho, por estreitar os laços entre Portugal e o Brasil.

    domingo, outubro 23, 2005

    MAÇONARIA

    Um amigo meu defende uma teoria segundo a qual foi a Maçonaria - com grande influência no PS - que obrigou José Sócrates a apoiar a candidatura presidencial de Mário Soares, caso contrário transpirariam para a opinião pública "factos" menos conhecidos do primeiro-ministro.
    Mera teoria da conspiração ou algo mais?

    PRESIDENCIAIS 2006

    Por onde andas tu, Santana?

    MANUEL ALEGRE

    Fico muito intrigado quando vejo - e oiço - Manuel Alegre assumir o papel de "virgem ofendida" e de enjeitado do Partido Socialista.
    Por que razão desata ele a criticar os partidos e a sua hermeticidade (o que é um facto!), quando ele próprio tem passado estes últimos 30 anos à sombra dos mesmos?
    Por que razão só agora se lembrou que os partidos estão fechados à sociedade civil?
    Parece-me um discurso descabido - apenas e só - por vir de quem vem.

    sábado, outubro 22, 2005

    VERGONHOSO!

    O início do julgamento de Fátima Felgueiras, agendado para 31 de Outubro, deverá ser adiado para finais do próximo ano, noticia hoje o Expresso.
    O adiamento dever-se-á ao anulamento, por parte do Tribunal da Relação de Guimarães, das escutas telefónicas realizadas no âmbito das investigações do caso do «saco azul» da Câmara Municipal de Felgueiras.
    Terceiro-mundismo.

    quinta-feira, outubro 20, 2005

    FIGURANTES



    Hoje houve um momento de rara beleza televisiva que foram as imagens dos "embevecidos" Jerónimo de Sousa, Manuel Alegre e Francisco Louçã, a assistirem - cada um no seu canto - ao anúncio oficial de candidatura por parte do professor de Boliqueime.
    Devem ter sido 10 longos e penosos anos de espera para os três...

    SUPRAPARTIDÁRIO

    A partir de hoje ficou bem mais definido com que candidaturas presidenciais contamos.
    Assim, exceptuando os mais irrelevantes, temos:
    Partido Comunista Português, Bloco de Esquerda, ala esquerdista do PS, Partido Socialista e...Aníbal Cavaco Silva!

    CANDIDATURAS

    Com o anúncio oficial da candidatura de Aníbal Cavaco Silva - um homem que seguramente não é de Direita - a Direita patrioteira, neoliberal, extremista e saudosista, continua orfã de candidato.

    CARREIRA DE SUCESSO



    Nascido em 1939 é licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Doutor em Economia pela Universidade de York, Doutor “Honoris Causa” pelas Universidades de York e da Coruña.
    Professor do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (1966/78) e da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (1978/01), Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa.
    Foi Investigador da Fundação Calouste Gulbenkian, Director do Departamento de Estatísticas e Estudos Económicos do Banco de Portugal, Director da revista “Economia” da Universidade Católica Portuguesa e Consultor do Banco de Portugal.
    Ministro das Finanças e do Plano em 1980, Primeiro-Ministro de Novembro de 1985 a Novembro de 1995, Presidente do Conselho Nacional do Plano entre 1981 e 1984.
    Presidente do Partido Social Democrata de Maio de 1985 a Fevereiro de 1995.Prémio “Joseph Bech”, em 1991, pela contribuição para a construção europeia; “Freedom Prize” da Fundação Schmidheiny em 1995, pela acção como político e economista e Prémio “Carl Bertelsmann” da Fundação Bertelsmann em 1995, pelos resultados conseguidos por Portugal no combate ao desemprego.
    Membro da Real Academia de Ciências Morais e Políticas de Espanha, Membro do Comité Executivo do Clube de Madrid para a Transição e Consolidação Democrática.Autor de vários livros como “Economic Effects of Public Debt”, “Finanças Públicas e Política Macroeconómica”, “As Reformas da Década”, “Portugal e a Moeda Única”, “União Monetária Europeia”, “Autobiografia Política”, bem como de numerosos artigos nos domínios da economia e finanças.
    Entre as várias condecorações recebidas destacam-se as seguintes: Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Alemanha, Grande Insígnia de Honra ao Mérito de Ouro, com Banda da Áustria, Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco e Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional do Brasil, Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica de Espanha, Grã-Cruz da Ordem da Rosa Branca da Finlândia, Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito de França, Grã-Cruz da Ordem da Honra da Grécia, Grã-Cruz da Ordem da Orange-Nassau da Holanda, Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Itália, Grã-Cruz da Ordem da Coroa de Carvalho do Luxemburgo, Grande Cordão da Ordem do Ouissam Allaouite de Marrocos, Grã-Cruz, Classe Especial, da Ordem Pro Merito Melitensi da O.S.M. e a Grã-Cruz da Ordem da Estrela Polar da Suécia.

    O HOMEM CERTO



    Aníbal Cavaco Silva merece ser eleito Presidente da República em 2006 porque:

    > Foi o melhor primeiro-ministro de Portugal nos últimos 30 anos.
    > É honesto, corajoso, sóbrio e sensato.
    > Não é demagogo, ostentador e intolerante.
    > Ama verdadeiramente o seu país.
    > Tendo sido vítima de um presidente "bloqueador" não cairá no erro de encarnar esse papel.
    > Está em sintonia com as linhas essenciais de actuação deste governo.
    > Sabe perfeitamente qual o rumo de que Portugal actualmente necessita.
    > Tem perfeita consciência e conhecimento real dos problemas que afectam o país.
    > É um self-made man que subiu na vida à custa do seu esforço.
    > Tem sensibilidade para questões sociais, ao contrário do que se apregoa.
    > Não assumiu recentemente posições sectárias nem truculentas, nem mostrou evidente admiração pela acção política desenvolvida pelo Bloco de Esquerda.
    > Não tem uma visão maniqueísta do mundo.
    > Tem um percurso pessoal, académico e político extremamente coerente.

    FINALMENTE!

    quarta-feira, outubro 19, 2005

    ÍDOLO COM PÉS DE BARRO?

    Manchester United footballer Cristiano Ronaldo is arrested by police investigating an allegation of rape at a central London hotel.

    BBC

    PSEUDO SPORTINGUISTAS

    Depois da inevitável demissão de José Peseiro, tenho lido e ouvido tanta baboseira por parte de adeptos que se dizem sportinguistas, que pergunto:
    Tal como acontece com técnicos, dirigentes e jogadores, não seria também possível despedir adeptos?

    terça-feira, outubro 18, 2005

    LAMENTÁVEL

    O cabeça-de-lista pelo Partido Socialista à Assembleia Municipal de Felgueiras, Marques Silva, acusou Fátima Felgueiras de fazer chantagem política com os presidentes de junta socialistas.
    Afirmou ele:

    «A reunião, onde além dos 13 presidentes de junta socialistas estiveram presentes Fátima Felgueiras e outros quatro candidatos da lista do Movimento Sempre Presente à Câmara Municipal, decorreu domingo num escritório do centro da cidade.
    (...)
    Durante três horas foi exercido autêntico terrorismo político sobre os autarcas, sendo-lhes dito que se não votassem no candidato do movimento Sempre Presente à Assembleia Municipal (Orlando de Sousa ) não teriam obras nas freguesias a que iriam presidir.
    (...)
    Foram ainda ameaçados que se contassem à comunicação social seriam perseguidos»


    Para alguém que afirmava ser - a partir de terras de Vera Cruz - a primeira exilada política pós-25 de Abril, não está mal, não senhor...

    ADIVINHA DO DIA

    Eis a tirada genial do dia:

    "As florestas só subsistem com árvores".

    Quem é o autor desta tirada?
    Apenas posso adiantar que não é membro da Quercus nem do Greenpeace...

    MENTES INQUIETAS



    "Ai, era tão bom que o CDS se extinguisse, ai era tão bom que o CDS se extinguisse".
    A dissonância cognitiva é uma coisa tremenda...
    Aí está uma micro-causa que não sai da cabeça de alguns medíocres.

    UMA QUESTÃO DE...BONECAS!

    Manuel Maria Carrilho teve uma "boneca" ao seu lado para fazer campanha eleitoral em Lisboa.
    Parece que Mário Soares também já arranjou a sua: mas esta para além de ser bonita, é loira e inteligente!
    Quando alguém como o bloquista João Teixeira Lopes diz isto sobre ela, creio que só abona em favor da mesma:

    "Manifesto a minha mais profunda discordância e até repugnância pela atitude dela (aceitar ser mandatária para a juventude da candidatura presidencial de Mário Soares".

    Está bem, ó João!

    REMINISCÊNCIAS



    "O sr. comissário da PSP não estava a fazer protecção ao Benfica mas a fazer favores a esse senhor (Pinto da Costa)"

    Luís Filipe Vieira

    Parece que esta bizarra personagem que actualmente ocupa a cadeira da presidência do clube do bairro de Benfica, continua a ter ressentimentos em relação às forças policiais. Se calhar, reminiscências de outros tempos e de "outros" episódios relacionados com camiões...
    Entretanto, consta que as suas estimáveis claques - No Name Boys e Diabos Vermelhos - terão protagonizado várias acções de pilhagem em cafés na zona de Leiria e em Santa Apolónia, no decorrer da viagem de regresso a Lisboa, após a vitória encarnada no Estádio do Dragão, no Porto.

    AVISO IMPORTANTE



    Se alguém vir um destes "senhores" dirigir-se até si, proteja bem as suas pernas, caso contrário é muito provável que vá parar ao hospital mais próximo...
    Segundo consta, são ambos inimputáveis!

    segunda-feira, outubro 17, 2005

    SER GRANDE...

    Por tudo aquilo que hoje tenho lido - pejado de euforia - parece que o clube do bairro de Benfica já cumpriu o seu objectivo de época: ganhar ao FCP no Dragão!
    Aguardam-se os festejos na Avenida da Liberdade...
    A isto chama-se ser "grande"!

    O DIA DAS ELEIÇÕES...MINUTO A MINUTO!

    Aproveitando alguns dos meus contactos aqui vai o que realmente aconteceu no passado dia 9...

    Dia 9 de Outubro de 2005 - Eleições Autárquicas
    8h00 - Abrem as urnas
    8h01 - Santana Lopes vota vindo directamente da noite
    8h15 - Soares acorda e não sabe que dia é.
    8h16 - Soares vai à casa de banho e perde-se no corredor
    8h30 - Sócrates vota e comenta para o "amigo" que hoje vai ser um
    grande dia
    8h32 - Maria Barroso descobre Soares na cozinha e leva-o para a cama
    8h45 - Carrilho acorda e telefona à Barbara para se juntarem para
    irem votar
    9h00 - Zezinha entra na missa antes de ir votar
    9h35 - Santana Lopes deita-se
    11h00 - É colocado um banco à frente da mesa de voto nº 2 da secção
    de voto 54.
    11h01 - Marques Mendes vota na mesa 2 da secção 54.
    11h02 - É retirado o banco
    11h30 - Jerónimo de Sousa chega à sede do PCP onde começa a ouvir
    cassetes de tempos antigos e músicas revolucionárias
    11h45 - Louça fuma o segundo charro do dia e já se está a borrifar
    para os resultados
    12h00 - Soares consegue finalmente se levantar e veste-se para ir
    votar
    12h05 - Maria Barroso volta a vestir Soares depois de lhe virar as
    calças para o direito
    12h30 - Soares Junior vota e telefona ao pai a pedir ajuda
    13h00 - Seara vai votar aproveitando o intervalo do jogo da manha na
    sport tv
    13h00 - Soares chega ao local de voto
    13h05 - Soares adormece na fila para votar
    13h06 - Soares acorda e não sabe onde está
    13h10 - Soares vota mas não sabe onde pos a cruzinha
    13h15 - A caminho de casa Maria Barroso vê uma cruz desenhada na mão
    de Soares
    15h00 - Carrilho vota mas não cumprimenta o presidente da mesa
    15h30 - Carmona vota e mostra-se confiante perante os outros dois
    candidatos homens e as duas mulheres.
    15h31 - Sá Fernandes vota e re-afirma-se homem
    15h32 - Ruben de Carvalho mostra com orgulho a sua masculinidade num
    voto poderoso
    15h33 - Zezinha sai da missa e vai votar e diz não conhecer nenhum
    Carmona
    15h34 - Carrilho não se pronuncia e fecha-se no quarto a brincar com
    uma Barbie já antiga
    17h00 - Louça vota e manda uma marrada na porta de tão charrado que
    está. Embora com aparato no impacto o incidente é levado a rir.
    17h15 - Soares adormece
    19h00 - Carmona ganha Lisboa
    19h01 - Seara arrasa em Sintra
    19h02 - Rio esmaga no Porto
    19h30 - Soares acorda e telefona ao filho a dar-lhe os parabens
    19h31 - Maria Barroso mete Soares na cama e pede-lhe para dormir
    20h00 - Carrilho discursa não assumindo a derrota e acusando Carmona
    de ser mau
    20h30 - Socrates esconde-se numa sala no largo do Rato e faz beicinho
    20h45 - Jorge Coelho culpa a direita fascista
    21h30 - Mudam as pilhas ao Jeronimo de Sousa
    21h31 - Jeronimo de Sousa faz um discurso de vitória e exulta frases
    de 1917
    22h00 - Carmona abre uma gafarra de whisky mas esconde-a de Sá
    Fernandes e de Miguel Portas
    22h30 - Avelino Ferreira Torres foje para o Marco mas como não
    conhece a cidade perde-se e acaba aos pontapés aos caixotes do lixo
    22h45 - Em Gondomar o Major explode com a vitória e quer bater em
    tudo e todos
    23h00 - Fátima Felgueiras distribui pelouros por alguns presos e mete
    uma muda de roupa num saco azul em caso de ter de sair, só cabe uma
    muda de roupa pq o saco está cheio
    23h10 - Soares acorda e comemora a vitória como Presidente. Maria
    Barroso mete-o na cama e dá-lhe dois comprimidos
    23h15 - Barbara manda Carrilho para a cama sem jantar e tira-lhe o
    Ken durante uma semana por castigo
    23h30 - João Soares chora em Sintra e prepara candidatura a uma Junta
    na margem sul
    00h00 - Zezinha é eleita e comemora com um chá e umas torradas
    00h01 - Soares adormece sem perceber o que aconteceu
    00h02 - Santana Lopes acorda e vai para a noite

    domingo, outubro 16, 2005

    DESNORTE

    Para atestar o estado de desnorte e de caos neste nosso país, até já o Benfica vai ganhar a casa do FC Porto, e por 2-0!
    Pasme-se...

    sábado, outubro 15, 2005

    AFINAL A OPOSIÇÃO TINHA RAZÃO!



    O Tribunal Constitucional vai chumbar a proposta de referendo ao aborto por considerar que a primeira sessão legislativa só termina em Julho de 2006, segundo a edição de hoje do Expresso.
    Sendo assim, a proposta de referendo ao aborto só poderá voltar a ser colocada em Setembro de 2006.

    JORNALISMOS...

    Segundo divulga o Expresso, a PJ de Braga acusa pessoas ligadas a Fátima Felgueiras de pressionarem os denunciantes no sentido de darem o dito por não dito.
    Segundo o ofício da PJ, Sandra Felgueiras, filha da autarca e jornalista da RTP, terá proposto a Joaquim Freitas, um dos denunciantes do «saco azul», uma entrevista televisiva em que este negaria tudo o que disse à PJ na investigação, ilibando Fátima Felgueiras.
    Agora pergunto eu:
    Tem esta senhora Sandra Felgueiras condições - ou credibilidade - para continuar a ser jornalista na estação pública? Tentar instrumentalizar a RTP para servir os interesses da sua mãe? Apesar de tudo, não me espanta que o faça, já que foi o seu cartão de crédito que pagou a viagem de fuga da mãe para o Brasil...
    Aguardemos para ver o que decidem os responsáveis da RTP.

    sexta-feira, outubro 14, 2005

    ÉTICA

    A Autoridade da Concorrência condenou a Abbott Laboratórios, a Bayer, a Menarini Diagnósticos, a Roche Farmacêutica Química e a Johnson & Johnson, a pagar 16 milhões de euros de multa por manipulação de preços em vários concursos públicos de 22 hospitais.
    Existem provas de se terem concertado com o objectivo de impedir, restringir ou falsear, de forma sensível, a concorrência através da fixação de preços.
    Um exemplo de "ética" empresarial a que temos direito por parte das multinacionais que neste cantinho operam...
    E ainda nos queixamos das nossas empresas nacionais.

    ORGULHO LUSITANO

    "Apesar de sabermos que somos tão bons como os melhores, a verdade é que vivemos hoje em Portugal (Continente) num clima miserabilista, num ambiente dominado por profundas concepções derrotistas sobre os portugueses e a sua capacidade de ser e fazer.(...)
    É chegada a hora de inverter este triste estado de coisas. É urgente começarmos a ter orgulho de sermos TUGAS, de sermos capazes de enaltecer a nossa capacidade de superar as situações mais difíceis, de sublinharmos o nosso carácter profundamente humanista, difícil de igualar por qualquer outro povo.
    A construção de um País onde todos se orgulhem de viver está ao nosso alcance e será bem mais fácil se os nossos líderes de opinião assumirem uma visão optimista do futuro colectivo em vez de insistirem no papel de pregadores do apocalipse."


    António Barros dos Santos, na edição de hoje do Jornal de Negócios

    Subscrevo esta corajosa e lúcida opinião!

    TIRO NO PÉ...DE CAVACO!

    "O Professor Cavaco Silva, enquanto Presidente da República, deve impôr balizas para a actuação do Governo (...) O programa presidencial deve sobrepôr-se à acção do Governo. Em caso de incumprimento, a dissolução deve ser a saída para a crise."

    Nuno Morais Sarmento

    Então não foi por fazer precisamente isso ao Governo de Pedro Santana Lopes que Jorge Sampaio foi trucidado pelos opinion-makers laranjas?

    SÓCIO AO CUBO

    Em vésperas de um FC Porto-Benfica, mais uma vez me surge uma certa dúvida que me assalta cada vez que os encarnados defrontam um dos outros dois "grandes":
    Em que sector se sentará o excelso presidente do SLB? No dos sócios portistas ou naquele reservado aos benfiquistas?
    Como ele consegue ser sócio simultaneamente de FC Porto, Sporting e Benfica, fico sempre na dúvida...

    EA DIREITA, SENHORES?

    Por onde andam os corajosos da Direita?
    Como não considero o putativo candidato presidencial Aníbal Cavaco Silva, um homem de Direita, pergunto onde andam os Jerónimos, os Louçãs e os Alegres desse espectro?

    quinta-feira, outubro 13, 2005

    LULICES

    Será que nesta visita a Portugal, Lula vai ter tempo para mostrar os seus dotes na pista de dança?
    E o famoso Mensalão, terá sido abordado nas conversas com Sócrates?

    PEDAGÓGICO

    E ainda se atrevem a apelidar os autarcas de caciques, broncos e déspotas, que não se preocupam com as populações?
    Então não é que Valentim Loureiro, essa insigne figura, embaixador da boa-educação, presidente reeleito para a Câmara Municipal de Gondomar, enviou uma carta aos munícipes com mais de 62 anos onde ensinava a votar na sua lista, ‘Gondomar no Coração’, e aconselhava a não votar, por engano, no PSD?

    Escreveu ele:

    “Não se engane a votar. Eu, desta vez, não sou candidato pelo PSD. O Dr. Marques Mendes obrigou-me a ir a votos como Candidato Independente.
    Ao votar não se engane. Repare bem. Não vote no PSD. Não vote na coligação. Não vote nas ‘setinhas’. Não vote nas ‘chaminés’ (...) Vote no Valentim. Ponha a ‘cruzinha’ no boletim de voto ‘verde’ e no boletim de voto ‘amarelo’... No último quadradinho, cá em baixo”.


    Caramba, se isto não é serviço público, então não sei o que é!

    ESQUERDAS...



    Palavras de Francisco Louçã, ao apresentar hoje a sua candidatura a Belém:

    «Esta não é uma campanha de uma só pessoa: é todo o movimento socialista popular que é convocado, é toda a esquerda plural que é chamada»

    Não sei que esquerda plural será essa mas um facto claramente demonstrado pelos resultados de domingo é o de que o balão do Bloco começa a esvaziar-se. Riscos de um discurso teimosamente moralista e anti-sistema...
    Provavelmente, acontecerá o mesmo a Louçã nas próximas eleições Presidenciais.

    Disse ele ainda durante a apresentação da candidatura:

    «Para os próximos cinco anos, se for eleito chefe de Estado, quero reformar os sistemas de protecção social e de justiça , promover uma «revolução ambiental, um debate sobre a União Europeia e um levantamento cultural»

    Deus nos livre, digo eu!

    DEBATES

    Tenho que dar os meus parabéns aos responsáveis de Informação da RTP, os quais não cederam às imposições serôdias da Comissão Nacional de Eleições.
    Como disse Ricardo Costa - director do canal concorrente SIC - é praticamente impossível promover um debate com todos os candidatos, já que moderar um espaço de discussão com 10, 11, 12 pessoas, com tempo muito limitado, é tarefa ingerível.
    Será que uma campanha eleitoral se resume à televisão? Não me parece, apesar de alguns pensarem o contrário. Houve muitos Concelhos deste país que não tiveram espaço de debate nos canais televisivos, e não foi por isso que os eleitores deixaram de formar a sua opinião sobre os candidatos, com disputas eleitorais vivas e intensas, culminando mesmo em mudanças de Presidências...
    Agora, se alguns políticos apenas sobrevivem à custa de aparecerem na televisão, e não graças à validade das suas propostas e do diálogo com os cidadãos, então - muito a custo - até posso tentar compreender os seus queixumes...

    quarta-feira, outubro 12, 2005

    PARABÉNS, PEDRO PAULETA!



    A partir de hoje, o melhor marcador de sempre da selecção nacional de futebol. Está batido o recorde de Eusébio!

    UM FUTEBOL MUITO...PETIT



    Atendendo ao estado actual do futebol português e da Justiça desportiva deste país, que tipo de conduta perigosa, por parte de um atleta, será considerada intencional? Apenas quando se der um tiro no adversário?
    Pelos vistos, pisar o tornozelo e lesionar gravemente - de forma cobarde - um jogador da equipa adversária, pondo em risco a sua carreira, é perfeitamente normal e aceitável...
    É curioso ainda que o próprio treinador da equipa do jogador lesionado vá testemunhar em favor do agressor e que, após este incidente tenha nascido um súbito interesse do Benfica na contratação desse mesmo jogador lesionado.

    MAI'NADA

    “Pessoas condenadas ou com acusações pendentes de peculato, corrupção e abuso de poder não deverão ser candidatas, a bem da credibilidade dos detentores de cargos públicos”.

    Macário Correia

    terça-feira, outubro 11, 2005

    ARAUTOS DA DESGRAÇA

    Lendo os resultados finais das eleições autárquicas do passado fim-de-semana, muitos "abutres" têm saltado para a praça pública, anunciando pomposa e orgulhosamente o fim do CDS, dada a sua "quase" erradicação do mapa autárquico.
    Ora, um partido que esteve até há bem pouco tempo no Governo com 4 ministros, que nestas Autárquicas obteve 165.697 votos, que elegeu uma vereadora na maior Câmara do país - onde seguramente será decisiva - que nas últimas Legislativas elegeu 12 deputados conseguindo 415.043 votos (7.26%), parece-me bem longe de estar moribundo.
    Seguramente que isso é aquilo que muitos ardentemente desejam, mas ao invés, creio que - não alienando a necessidade de uma profundíssima reflexão por parte dos seus dirigentes - o partido ainda tem muito para dar à vida política nacional, não fosse o CDS cronicamente reconhecido com um partido de grandes quadros.
    Apesar de tudo, José Ribeiro e Castro não pode deixar de analisar questões importantíssimas, como sejam:
    1. rever a eficácia de uma liderança "à distância", a partir de Bruxelas, longe do teatro de operações;
    2. procurar um modo mais inteligente de coabitar com uma bancada parlamentar afecta ao seu adversário no último congresso, e que digeriu mal a derrota;
    3. definir objectivamente o tipo de plataforma de entendimento com o PSD;
    4. assumir inequivocamente os alicerces democratas-cristãos programáticos do partido;
    5. reconstruír as estruturas locais.
    É certo que suceder a um líder altamente carismático - como foi Paulo Portas - , cuja liderança marcou indelevelmente o partido não é tarefa fácil, mas o actual homem-forte do Lago do Caldas deve procurar resistir tenazmente à imagem que lhe foi atribuída de líder de transição e sobretudo, deve saber contornar os obstáculos que internamente a ala telmista lhe vai colocar no caminho.
    Superar ainda as vozes externas ao partido que - histericamente - lhe estão a assinar uma precipitada certidão de óbito, e cuja ambição é usurpar o espaço ideológico que o partido ocupa, é outra das tarefas espinhosas que se lhe apresenta.
    No entanto, e porque creio que chegou ao fim o período de ziguezagues suicidas e de lideranças desastradas, Ribeiro e Castro poderá - e deverá - ser bem-sucedido nesses desafios que se lhe colocam. A democracia portuguesa precisa de um partido democrata-cristão forte.
    It's not over, until the fat lady sings!

    SONDAGENS...AO LADO

    Eu até tenho António José Teixeira - o novo director do Diário de Notícias - em muito boa conta, mas lá que esta sondagem publicada a semana passada, parece um frete ao PS, lá isso parece...
    Como à mulher de César não basta ser séria, é preciso parecê-lo!

    PURA DEMAGOGIA



    Só posso classificar de pura demagogia, a polémica criada por alguns em torno da viagem até Aveiro, num Falcon, por parte do nosso primeiro-ministro.

    THE AWFUL TRUTH

    Em vez de se investir no telelixo e na programação de mau gosto, deveria haver em Portugal quem apostasse num programa televisivo de denúncia como o "The Awful Truth", de Michael Moore.
    Os Portugueses bem precisam que alguém lhes abra ainda mais os olhos para certas temáticas...

    BONS NEGÓCIOS



    Com os mais de 100 milhões de euros gastos nesta última campanha eleitoral pelos partidos portugueses, muitas gráficas e empresas de brindes devem ter esfregado as mãos de contentamento.
    Aliás, seria interessante investigar qual a relação entre muitos desses empresários e os dirigentes partidários que lhes encomendam o material.

    segunda-feira, outubro 10, 2005

    COLECTIVIZAÇÃO DA OPINIÃO

    Atendendo a alguma polémica reinante na blogosfera, a propósito de uma iniciativa de Paulo Gorjão, deixo aqui uma modesta opinião.
    Sendo um blogue, em regra, um exercício muito individualizado - exceptuando algumas pequenas tribos que para o caso não interessam nada - de expressão de opiniões sobre os mais variados temas, parece-me ser um pouco oportunista e contraditório - e eventualmente contraproducente - querer criar movimentos ou iniciativas tendo como pano de fundo a blogosfera, sobretudo quando inspirados em causas com motivações muito pessoais.
    A colectivização "blogosférica" em iniciativas de "carneirada" contrariam - na minha modesta opinião - o espírito mais sagrado da essência que preside a escrever na blogosfera. Talvez por isso gerem tantos pruridos.
    Mas enfim, cada um é como cada qual...e ânsia de protagonismo é o que mais por aí há!

    AMARANTE



    Terra de gente esclarecida!

    E AGORA?



    Questão muito bem levantada por Carlos Abreu Amorim no Blasfémias.

    PORTUGAL NO BOM CAMINHO



    Ao contrário daquilo que muito boa gente defende, estes dois homens vão coabitar na perfeição - a partir do início de 2006 - porque têm uma visão muito similar sobre o rumo de que este país necessita.
    Para além disso, são ambos sérios, coerentes, firmes e rigorosos, não receando enfrentar lobbies e interesses corporativos.
    Tudo o resto é mera intoxicação da opinião pública!

    PARADIGMÁTICO



    A rábula de Valentim Loureiro - vociferando palavrões - com os técnicos que tentavam reparar o microfone que teimava (e bem!) em não funcionar, quando se procurava dirigir aos gondomarenses que o elegeram, fazendo o discurso da vitória, para mim fica como a imagem de marca do modo como culminou uma campanha eleitoral rasca e medíocre.

    EQUÍVOCOS

    Ainda sobre as Autárquicas, nada pode ser mais ilusório ou descabido do que cantar vitória por Câmaras ou Freguesias conquistadas por autarcas que anteriormente concorreram por outras forças políticas.
    Quem ganha essas autarquias são claramente esses candidatos e não os partidos que os apoiam! Concorram pela força que concorrerem, têm quase sempre a vitória no papo.

    DILEMA









    O Centro Democrático e Social - Partido Popular, uma das referências da vida política no período pós-25 de Abril, debate-se com um terrível dilema que ontem se voltou a constatar:
    Sempre que o partido se procura reposicionar no seu espectro de origem - centrista e moderado - ou seja, fundando os seus princípios ideológicos numa democracia-cristã genuína, tende a perder eleitorado o qual provavelmente cede à tentação de transferir o seu voto para o PSD.
    Exigindo muito trabalho por parte dos seus dirigentes, quero no entanto acreditar que esta não é uma batalha perdida e que o partido pode reconquistar um espaço eleitoral significativo na vida política cá do burgo, sem caír novamente na tentação de se posicionar num espaço de Direita radical, populista, demagógica e anti-sistema, traduzido no Partido Popular.
    O CDS não pode voltar a direccionar o seu discurso apenas para os descontentes com o sistema, para os velhinhos, para os ultra-nacionalistas patrioteiros, para os lavradores e para os pescadores. Deixe esse discurso para as hostes bloquistas e para os micropartidos radicais.
    Na minha opinião, o partido pode e deve ter uma amplitude bem maior, não saíndo do arco da governabilidade, sob pena de voltar a ser o pequeno partido do "táxi", também sem expressão eleitoral autárquica, como está inegavelmente a acontecer.
    Persistência e coerência são fundamentais!

    DE PARABÉNS!



    Nunca tendo merecido o meu voto - e provavelmente nunca o merecerá - os meus parabéns ao PCTP/MRPP pela sua persistência: há décadas que concorrem a praticamente todas as eleições apesar dos resultados quase sempre negativos.
    Um exemplo de um pequeno partido que - ao contrário de outros também pequenos - não se "encolhe" e não tem medo de ir à luta!

    ILAÇÃO



    Ilação importante a retirar dos resultados de ontem:
    Andar a passear nas ruas de Lisboa ao lado de uma "boneca" que tem uns lábios carnudos e uma dentadura branca e generosa, por si só, não garante uma vitória eleitoral.

    CASCAIS



    Subscrevo inteiramente as críticas feitas por António Pires de Lima (CDS) aos critérios adoptados pela estação pública de televisão, para a cobertura, quer da campanha eleitoral, quer da noite das eleições:
    Como é possível que o 6º maior concelho do país - Cascais - tenha sido praticamente ostracizado pela RTP? Até parece que aí não houve eleições...
    Ao invés, a avidez de sensacionalismo parece ser tão grande que Felgueiras, Gondomar e Amarante tiveram um tempo de antena absurdamente exagerado.

    domingo, outubro 09, 2005

    ONDA LARANJA


    Depois da incontestada vitória desta noite, o Partido Social Democrata parece estar condenado a trilhar novo caminho de vitória, já em início de 2006, através do candidato presidencial que apoiará.
    Passadas estas Autárquicas, aguardemos agora o anúncio de Aníbal Cavaco Silva, no que à oficialização da sua candidatura concerne.

    HABILMENTE

    De forma muito hábil - sem que ninguém no PS lhe possa apontar o que quer que seja - José Sócrates vai queimando os seus adversários internos: Manuel Maria Carrilho, João Soares,...
    O próximo será seguramente Mário Soares.
    Cinicamente, podemos considerar o primeiro-ministro um homem bastante feliz com estes resultados autárquicos.

    VENCEDORES



    Dois dos grandes vencedores da noite!

    TERCEIRO-MUNDISMO

    UM RIO DE VITÓRIA



    Um dos grandes derrotados da noite!

    JOÃO SOARES



    Um derrotado crónico?
    Lisboa 2001, Sintra 2005...

    VEREAÇÕES EM LISBOA

    Confirmando-se ainda as projecções, saúdo vivamente a eleição de Maria José Nogueira Pinto e de José Sá Fernandes como vereadores em Lisboa.
    Claramente duas pessoas que conhecem a cidade e os seus problemas, e que dificilmente venderão as suas convicções a outros interesses.

    PROJECÇÕES

    A confirmarem-se as projecções há pouco avançadas, o Porto continua claramente em boas mãos, tal como Lisboa, apesar de tudo. A arrogância, a snobeira e a falta de educação de Carrilho foram bem penalizadas.
    Quanto a Sintra, parece-me que está destinada a passar por mais quatro anos de perfeita inacção, em contraste com a exposição mediática do seu presidente.
    Quanto aos "casos complicados" confirmando-se as vitórias dos candidatos eventualmente "polutos", Fátima Felgueiras (uma vergonha!), Isaltino Morais e Valentim Loureiro, que argumentação se poderá usar para explicar essas vitórias? Pouco esclarecimento por parte do eleitorado? Muita iliteracia?
    Mas não é Oeiras o concelho do país mais bem cotado no ranking de nº de licenciados e de taxa de alfabetismo?
    Afinal o eleitorado de Amarante revelou-se o mais lúcido e esclarecido.
    Enfim...
    Quanto a extrapolações para avaliação - e uma eventual punição - do desempenho do Governo de José Sócrates parece-me descabido, abusivo e absurdo que as mesmas possam ser feitas, já que nem há um ano está em funções.
    Um facto para mim indesmentível - apesar de haver ainda muitos votos por apurar - é o de que o PS e o seu coordenador autárquico Jorge Coelho são os grandes derrotados da noite.

    VEREADOR

    Afinal acabei por decidir ir votar em vez de me render à tentação de juntar ao grupo da abstenção.
    Não vou obviamente revelar em quem votei mas sempre posso dizer que preferi votar num bom candidato a Vereador em vez de votar num mau candidato a Presidente.
    Como nem Carrilho nem Carmona me convenceram...

    SOARES

    Mário Soares violou NOVAMENTE a Lei Eleitoral ao apelar ao voto no candidato PS - João Soares - à Câmara de Sintra no próprio dia da eleição, segundo fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
    A próstata do senhor até pode estar em bom estado, agora o resto...
    E tem ele veleidades de voltar a Belém.

    AUTÁRQUICAS 2005

    A seguir aqui:

    RTP - Autárquicas
    MaisAutárquicas 2005 SIC

    APURAMENTO

    Compreendo a alegria pelo apuramento da selecção nacional de futebol para o Mundial de futebol de 2006, na Alemanha, assim como pelo apuramento de Angola (embora compreenda menos, confesso!), mas que raios, num grupo tão acessível era preciso fazer exibições tão miseráveis, incluíndo a desta noite?
    Assim, seguramente que não iremos longe na fase final...

    sábado, outubro 08, 2005

    DE PARABÉNS!



    Independentemente dos resultados que amanhã se venham a verificar - e segundo parece, cada partido tem o seu critério para medir uma vitória nas Autárquicas - este homem está de parabéns, por ter tentado separar o trigo do joio, ao afastar candidatos "a contas" com a Justiça.
    Outros não tiveram essa coragem...

    CAMPANHAS ELEITORAIS

    Esta campanha eleitoral que ontem terminou, e que entrou diariamente nas nossas casas, via televisão, veio reforçar a minha convicção de que esta fórmula das arruadas (às vezes, arruaças...), da caneta, do autocolante, do saco de plástico, está gasta e inexoravelmente votada à indiferença por parte da esmagadora maioria dos cidadãos.
    Se é nisto que se gastam mais de 20 milhões de contos (os euros que me perdoem), ó meus amigos...

    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

    Se calhar também por aquilo que atrás escrevi, e sendo eu um alfacinha de gema que ama a sua cidade, pela primeira vez não irei votar numas eleições autárquicas, tal é a minha descrença na nossa classe política.
    Numa campanha eleitoral deplorável, vazia de ideias e de propostas, mas rica em polémicas e fait-divers, confesso que nenhum dos candidatos me convenceu a dar-lhe o meu voto.
    Se eventualmente, e sublinho o "se", me decidir a ir votar, numa decisão de última hora, provavelmente darei o meu voto a Maria José Nogueira Pinto, claramente a mais esclarecida de todos os candidatos. Pena que concorra por um partido que não lhe garante a cadeira da presidência...

    "SERVIR" O CIDADÃO

    Neste interregno que levei a cabo, no que à blogosfera concerne, aproveitei para ajudar um amigo na sua pós-graduação, a qual tem por tema "Estereótipo de uma classe política".
    Fui incumbido - conjuntamente com outras quatro pessoas - de dirigir uma carta ou um e-mail, conforme os casos, a vários deputados de todas as forças partidárias ( dos parlamentos nacional e europeu), simulando que éramos cidadãos em situação familiar difícil, dada a conjuntura económica que o país atravessa, e que fazíamos um apelo àqueles que por nós foram eleitos, no sentido de conquistarmos algum apoio ou sensibilidade para a nossa situação.
    Pois bem, e resumindo algo que se consubstanciará num estudo muito mais exaustivo, de 100 deputados por nós contactados (cada um de nós contactou 20) apenas 9 (9% do total) nos deram alguma resposta, sendo que 3 indirectamente através de assessores ou secretárias, com textos standardizados. Nenhum se ofereceu para ajudar em termos mais objectivos ou concretos estes cidadãos em "situação difícil", ou sequer se disponibilizou a receber qualquer um de nós.
    Dados perfeitamente esclarecedores sobre o tipo de solidariedade e de apoio que podemos receber por parte daqueles que ajudamos a eleger.

    MEA CULPA

    Eu sei que as promessas são para se cumprir, nomeadamente aquelas que fazemos a nós próprios, mas nunca pensei que este vício da blogosfera me atacasse tão fortemente.
    Sendo assim - e assumindo esta fraqueza - aqui estou de novo, fazendo ainda mea culpa por não cumprir o prometido!
    Reconhecendo o trabalho altamente meritório do Paulo Querido, no weblog, mudo-me no entanto de "armas e bagagens" para a plataforma na qual me iniciei nestas coisas blogosféricas, ou seja, o velhinho blogger.