quinta-feira, outubro 27, 2005

PENSIONISTAS

Os rendimentos dos pensionistas vão passar a ser tributados com um IRS igual ao dos trabalhadores activos.
A medida está expressa no relatório do Orçamento do Estado para 2006, em que se refere que, a médio prazo, se revoga a categoria H de IRS que actualmente abrange os pensionistas
Tenho pena - e considero imoral - que um cidadão não possa, no final da sua carreira, ter a devida compensação pelo facto de ter uma longa carreira contributiva, sendo penalizado pela incúria e pela inépcia dos sucessivos governos, tendo que suportar a "não falência" da Segurança Social.
Miguel Frasquilho, vice-presidente da bancada do PSD, lembra - e bem - que os pensionistas beneficiam de tabelas de retenção mais vantajosas, já que costumam ter um maior volume de despesas de saúde que são dedutíveis na íntegra no IRS.
Ou seja, esta aproximação gradual das pensões ao regime normal de IRS implicará tabelas de retenção do imposto mais elevadas, uma vez que estas passam a ser construídas tendo em vista os previsíveis descontos médios de uma média dos contribuintes.
Será que depois das manifestações das mais variadas corporações, ainda vamos assistir à dos pensionistas? Neste caso, bem que o governo merecia...
É curioso como a restante oposição e os mais variados opinion-makers se calam perante esta medida que vai afectar mais de um milhão de pensionistas e que se poderá traduzir num agravamento da tributação em mais de 50%!