quinta-feira, outubro 20, 2005

CARREIRA DE SUCESSO



Nascido em 1939 é licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Doutor em Economia pela Universidade de York, Doutor “Honoris Causa” pelas Universidades de York e da Coruña.
Professor do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (1966/78) e da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (1978/01), Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa.
Foi Investigador da Fundação Calouste Gulbenkian, Director do Departamento de Estatísticas e Estudos Económicos do Banco de Portugal, Director da revista “Economia” da Universidade Católica Portuguesa e Consultor do Banco de Portugal.
Ministro das Finanças e do Plano em 1980, Primeiro-Ministro de Novembro de 1985 a Novembro de 1995, Presidente do Conselho Nacional do Plano entre 1981 e 1984.
Presidente do Partido Social Democrata de Maio de 1985 a Fevereiro de 1995.Prémio “Joseph Bech”, em 1991, pela contribuição para a construção europeia; “Freedom Prize” da Fundação Schmidheiny em 1995, pela acção como político e economista e Prémio “Carl Bertelsmann” da Fundação Bertelsmann em 1995, pelos resultados conseguidos por Portugal no combate ao desemprego.
Membro da Real Academia de Ciências Morais e Políticas de Espanha, Membro do Comité Executivo do Clube de Madrid para a Transição e Consolidação Democrática.Autor de vários livros como “Economic Effects of Public Debt”, “Finanças Públicas e Política Macroeconómica”, “As Reformas da Década”, “Portugal e a Moeda Única”, “União Monetária Europeia”, “Autobiografia Política”, bem como de numerosos artigos nos domínios da economia e finanças.
Entre as várias condecorações recebidas destacam-se as seguintes: Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Alemanha, Grande Insígnia de Honra ao Mérito de Ouro, com Banda da Áustria, Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco e Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional do Brasil, Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica de Espanha, Grã-Cruz da Ordem da Rosa Branca da Finlândia, Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito de França, Grã-Cruz da Ordem da Honra da Grécia, Grã-Cruz da Ordem da Orange-Nassau da Holanda, Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Itália, Grã-Cruz da Ordem da Coroa de Carvalho do Luxemburgo, Grande Cordão da Ordem do Ouissam Allaouite de Marrocos, Grã-Cruz, Classe Especial, da Ordem Pro Merito Melitensi da O.S.M. e a Grã-Cruz da Ordem da Estrela Polar da Suécia.