domingo, janeiro 24, 2021

PRESIDENCIAIS 2021

Hoje é dia de eleições, celebra-se uma vez mais a democracia. 
O direito ao voto é demasiado valioso, algo que as gerações dos meus pais e e avós bem sabem. Durante muitos anos foram privados do mesmo.
Sendo também dia de Presidenciais, não posso deixar de me recordar dos dois homens que mais me marcaram nesse cargo. Nos últimos 47 anos.
O general Ramalho Eanes, no qual infelizmente não pude votar. Ainda não tinha idade. Foi, para mim, um pilar de integridade e ética, e ainda um bastião do sentido democrático que se impunha ser consolidado no nosso país.
A Jorge Sampaio já pude dar o meu voto. Não me desiludiu, mesmo não sendo da minha família política. 
Apoiou o risco empresarial, incentivou a inovação e modernização das nossas empresas, e não deixou de alertar para os desafios da globalização. Procurou salvaguardar políticas externas, de defesa e de justiça. Despediu o governo de Santana Lopes. Mas infelizmente abriu a porta a José Sócrates. Único senão.
Mesmo sabendo que a nossa democracia está doente, hoje farei questão de votar. Porque abdicar desse exercício de cidadania será renunciar a salvá-la. Sobretudo quando tantos perigos espreitam.