quinta-feira, maio 31, 2007

FAMÍLIAS DISFUNCIONAIS

As diferenças entre famílias de cores diferentes.
Não sei porquê, mas no primeiro caso não deve andar muito longe da realidade.

COISAS DE IRMÃOS

Emanuel Martins e Isaltino Morais são uns verdadeiros "manos" em Oeiras;
João Soares não usa avental porque o acha "abichanado";
E quem diria que me cruzo diariamente, no condomínio onde moro, com um "irmão"?

As coisas que aprendemos ao comprar uma revista...

VALE A PENA COMPRAR



X-FILES: Séries 1 e 2. Na Fnac.
Uns euros muito bem gastos.

NÃO SABIA...

... que esta treta dos blogues é mais do que um mero hobby para alguns.
Não sabia que havia um campeonato que se disputa arduamente para ver quem tem mais visitas ou quem recebe mais comentários (vejam lá que aqui até já nem há espaço para debitar os ditos).
É um facto que esse campeonato se calhar até se disputa apenas na cabeça de um ou outro que utilizam esta coisa da blogosfera para suprir complexos ou questões mal resolvidas da sua vidinha quotidiana.
Mas enfim, "cada maluco tem a sua mania"

THIS LAND

O expoente máximo dos idiotas: aqui!

...PARA IDIOTAS!

Televisão para algo que abunda por aí: idiotas!

DIZIMADO

Luís Marques Mendes está a ser verdadeiramente dizimado no debate mensal desta tarde.
José Sócrates volta a estar em grande!

ÉPOCA DE RECRUTAMENTO?



Atendendo à quantidade de artigos que este tema recentemente tem merecido, será que estamos em plena época de recrutamento?
Querem lá ver que a rapaziada do avental anda com falta de gente?

NO PARTIDO DO FAZ DE CONTA....

Parece que anda para aí um gordinho meio efeminado - já com alguma falta de cabelo como o seu ex-ídolo, Paulo Portas - que em privado gosta de evidenciar o seu estatuto de director de um jornal digital partidário... que só ele e meia dúzia de nerds como ele lêem.
Vivemos mesmo num país de fachada e de novos-ricos, não é gordinho?
É só fumaça!

PERITO NA ARTE DO INSULTO

Coitadinho do Charrua, o rapazinho foi mesmo alvo de uma perseguição grotesca: nota-se!

IT'S GOOD TO BE BACK

Não há nada como voltar às origens políticas...
Podemos andar iludidos e enganados durante algum tempo mas acabamos sempre por ver onde está a razão e a decência.

quarta-feira, maio 30, 2007

UNIR LISBOA



UNIR LISBOA, o site oficial da candidatura de António Costa.
Já agora, um dos outros candidatos com o qual Costa não se precisa de preocupar é com o amigo de Manuel Bexiga já que seguramente não o vai atacar ao longo da campanha. Esse tal candidato popularucho e populista não pode correr o risco de que o irmão de António - Ricardo Costa, director de informação da SIC - se chateie com a coisa, por forma a não perder a simpatia da única estação televisiva que ainda dá algum (felizmente pouco) tempo de antena a esse enjeitado da política portuguesa.


"prometo que não vou dizer mal do António,
prometo que vou ser bonzinho, Ricardo"

segunda-feira, maio 28, 2007

BRILHANTES IDEIAS PARA LISBOA

Reabrir a Rua Garrett ao trânsito: ora aqui está uma "brilhante" proposta para Lisboa.
Com este tipo de ideias, certos candidatos à autarquia lisboeta faziam-nos um grande favor em continuarem exilados no norte do país.

JÁ NÃO HÁ CONSULTORES DE MARKETING POLÍTICO?

Não há nada como começar uma campanha a "SÉRIO", praticando um plagiozito.
Se ainda fosse para copiar uma frase brilhante, mas neste caso, valha-nos Deus...

NÓDOAS DE UMA FINAL



Ainda sobre o jogo de ontem, disputado com bravura e entrega por parte de todos os seus intervenientes, tenho a dizer que o CF Belenenses é um clube grande e com demasiados pergaminhos no futebol português para merecer que...

... uma meia dúzia de pastéis estragados e mal amanhados utilizem os espaços de comentários de blogues (de excelente qualidade, refira-se) afectos ao Belém para insultar, achincalhar, menosprezar e diminuir o Sporting, os seus adeptos e a vitória ontem conseguida. Nem antes nem após a final li um único insulto dirigido ao Belenenses por parte dos adeptos leoninos, ao passo que das cores do Restelo saíram frequentes epítetos insultuosos em que "lagartixas" até era o mais simpático. Ressalvo que não confundo a esmagadora maioria da massa adepta azul com este punhado de gentinha.

... o seu competente treinador, Jorge Jesus - com coração de leão - não soubesse ser correcto, não dando os parabéns ao adversário, preferindo escudar-se em "pormenores". Se calhar, referia-se implicitamente à grande penalidade espoliada ao Sporting, cuja existência foi reconhecida pelo próprio vice-presidente da assembleia geral do clube de Belém, Jorge Coroado de seu nome. Mais humildade e contenção assentariam que nem uma luva a Jorge Jesus.

... antes do jogo, cada vez que o speaker de serviço apelava ao grito "Belém" não se ouvia um único assobio leonino, mas quando o inverso se passava e o mesmo apelava ao grito "Sporting" uma enorme vaia saía da cabeceira sul.

... uns imbecis de serviço, ou seja, alguns meninos das nossas claques insultassem o emblema adversário entoando cânticos lamentáveis - "Belém é merda" - ou que alguns imbecis soltassem desprezíveis sons racistas dirigidos a Dady.Reitero: nem o Belenenses, que é um grande clube com sócios e adeptos que na sua maioria sabem estar - e bem - no desporto, nem a final do Jamor, mereciam isto.

CARMONA LEÃO



Carmona Rodrigues subiu muito na minha consideração este domingo: o homem estava mesmo à minha frente, na bancada central do estádio nacional, tendo eu tido assim oportunidade de testemunhar a forma como ele vibrou com a vitória do nosso Sporting, ao lado do seu amigo António Cunha Vaz.
Só por isso quase que merecia o meu voto. Quase...

domingo, maio 27, 2007

JÁ CÁ CAAAAAAAAAAAAAAAANTA!!!!!



Ganhou quem mereceu.
O resto é conversa...

sábado, maio 26, 2007

É P'RA GANHAR!



Para amanhã à tarde apetece-me um belo dum lanchinho com pastelinhos de Belém! De preferência, com canela.

sexta-feira, maio 25, 2007

DIZ-ME QUEM ELOGIAS, DIR-TE-EI QUEM ÉS

De há uns tempos para cá, oriundos de uma "certa" direita, vêm frequentemente elogios - uns mais explícitos que outros - dirigidos a um tal de Pedro Santana Lopes. Brevemente saberemos porquê.

quinta-feira, maio 24, 2007

DESASTRE AO QUADRADO

















Enquanto cidadão atento e preocupado peço encarecidamente ao nosso primeiro-ministro que só abra os fechos das bocas destes dois senhores em caso de extrema necessidade.

quarta-feira, maio 23, 2007

TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS



Ainda faltam 4 dias para a final do Jamor mas os disparates debitados por adeptos de ambos os emblemas já são tantos que só me levam a concluír que não há mesmo um único clube que não tenha imbecis entre os seus sócios.
Desde pastéis que ameaçam agredir sportinguistas, que já se vangloriam da taça "estar no papo", que insistentemente insinuam que "há lagartos com bilhetes azuis", até sportinguistas que provocam dizendo ter-se tornado sócios do adversário só para comprarem um bilhete, que achincalham o Belenenses recordando o seu jejum de títulos, enfim... há mesmo de tudo como na farmácia.
Sendo um sportinguista com confessa simpatia pelo Belenenses sempre tive esperança que os adeptos de ambas as instituições soubessem marcar a diferença pela positiva em relação aos avermelhados da capital e aos grunhos do norte, mas parece-me que infelizmente não vai ser bem assim.
Está mais que provado que o futebol é um verdadeiro depósito de frustrações, ressabiamentos e questões mal resolvidas.
Lamento!

PAÍS DE BANANAS

Estranho país este no qual um funcionário público - com responsabilidades de docência (!) - insulta em pleno local de trabalho o primeiro-ministro e logo tantas alminhas aparecem a insurgir-se contra o processo disciplinar que lhe é instaurado.
Atendendo a esses hipócritas escandalizados, numa coisa devo dar razão a esse senhor Charrua: este é mesmo um país de bananas!

terça-feira, maio 22, 2007

HERGÉ



Faz hoje 100 anos que o pai do fabuloso Tintim - que saudades dos meus tempos em que devorava a colecção dos seus livros - o belga Georges Prosper Remi, vulgo Hergé, nascia em Etterbeek, Bélgica.



Inesquecíveis aventuras: Tintim no país do ouro negro, Voo 714 para Sidney, A ilha negra, Tintim na América, O caso Girassol, e tantas outras...

ESPIRITUALIDADES

Já houve ministros sem pasta, agora também há ministros em espírito.

VENHA DAÍ ESSE "CANECO"















No próximo domingo estarei aqui, bem próximo do local onde o caneco vai ser levantado por Ricardo e Custódio. Espero eu!

SPOOOOOOOOOOOOOORTING



Estando nós na semana do grande jogo no Jamor, recordar estes momentos só nos faz querer mais emoção deste calibre!

segunda-feira, maio 21, 2007

GRUNHOLÂNDIA



Na Grunholândia (leia-se reino do dragão) há uma forma inédita de se festejar: esfaqueando-se uns aos outros.
Se calhar, é também por este tipo de coisas que a capital está aqui no sul.

domingo, maio 20, 2007

MORTE AOS MOUROS



Quando é que os pategos adeptos do FC Porto aprendem a festejar os seus sucessos desportivos sem debitarem impropérios contra Lisboa ou contra os clubes lisboetas?
Por mais que o polvo azul (ou dourado) compre títulos nunca hão-de perder o complexo provinciano de inferioridade...

ONDE É QUE EU JÁ OUVI ISTO?

Telmo Correia:

«Não vou deixar a liderança parlamentar, ser líder parlamentar não é incompatível com ser candidato à Câmara de Lisboa.»

Substituamos «liderança parlamentar» por parlamento europeu, «candidato à Câmara de Lisboa» por líder do CDS, e temos...

CONGRESSO DE UM SÓ HOMEM, UMA SÓ MOÇÃO



Paulo Portas:

«Chegou um tempo novo, de respeito e tolerância».

Um tempo novo com um líder que ora sai, ora entra? Um tempo de estalinismo à direita?
Respeito e tolerância por quem? Por Maria José Nogueira Pinto? Por Ribeiro e Castro?

«Basta de maus-tratos a Lisboa».

Maus-tratos infligidos por quem? Quem foi nestes últimos anos o parceiro do PSD em Lisboa? Exacto, o CDS!

HÁ DIREITA EM PORTUGAL?



Bloco de Esquerda -> extrema-esquerda
Partido Comunista -> esquerda
Partido Socialista -> centro-esquerda
Partido Social Democrata -> centro
CDS-PP -> (de momento) centro

DESCUBRA AS DIFERENÇAS



Separados à nascença?

DESCUBRA AS DIFERENÇAS



Separados à nascença?

PORTUGAL DOS PEQUENITOS



CDS-PP, cada vez mais o partido do Paulo, do Telmo, da Teresa, do Luís, do António, do João e do Nuno.
O estado a que o velho e respeitado Centro Democrático Social chegou. Um pequeno grupo de amigos. Até mete dó.

sexta-feira, maio 18, 2007

BLACKWATER



Uma sugestão de leitura para o fim-de-semana que agora chega: Blackwater - The Rise of the World's Most Powerful Mercenary Army, de Jeremy Scahill.
Um livro sobre o sinistro exército de mercenários que foi criado nos EUA e com o qual George W Bush leva a cabo a sua abjecta guerra de estimação no Iraque.
A Blackwater Inc. foi fundada por um ex-seal da marinha, Erik Prince, confesso admirador da ideologia fundamentalista de extrema-direita. Coincidências...

TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS

Mas que rico Bloco!
Pelos vistos até mesmo um vereador (independente) sem pelouro tem que retribuir o apoio do partido que subscreve a sua candidatura. Por isso se usa e abusa da figura do "assessor", mesmo que seja para assessorar... nada.
E já agora: mea culpa, porque eu fui um dos vários lisboetas que votaram em José Sá Fernandes nas últimas eleições.

quinta-feira, maio 17, 2007

O MEU SPORTING QUE SE CUIDE

O polvo está a ficar decrépito mas ainda dá sinais de vida...

quarta-feira, maio 16, 2007

NEM SEMPRE O VOTO É SECRETO



Não sendo ainda conhecidos todos os candidatos à autarquia alfacinha, uma coisa para mim é certa: o meu voto irá direitinho - sem qualquer espécie de dúvida - para António Costa.
O piadão tem sido o desespero dos partidos da oposição, os quais à falta de melhores argumentos, apontam para uma fragilização do governo com a saída de Costa.
O que não reconhecem em público é a notável coragem política deste em ir a jogo, numa autarquia que está mergulhada num verdadeiro caos, não ficando assim comodamente refugiado no seu ministério, ao contrário de algumas "Donas Constanças".
Basicamente, António Costa vai procurar pôr ordem numa casa esfrangalhada pelos "competentes" autarcas de PSD e CDS.

O DESESPERO É TANTO QUE ELE BEM TENTA....



Está confirmado: a saga do senhor Bexiga vai ter continuação em Lisboa... mas desta vez com outro "artista".

DUELO ALFACINHA

Dizia-me hoje um amigo que tem um grande sentido de humor:

"Com a nega de Seara a Marques Mendes perdeu-se uma grande oportunidade de haver em Lisboa um confronto eleitoral GOL vs GLLP"

terça-feira, maio 15, 2007

TIRAR AO BELÉM PARA DAR AOS ENCARNADOS



Nas vésperas de dois Sporting-Belenenses (última jornada do campeonato e final da taça), recorda hoje o jornal Record um dos empates da história do Sporting que sabor mais amargo tem para mim, na condição de sportinguista, e que ocorreu em 24 de Abril de 1955, ainda eu não era sequer nascido.
O que mais me custa nesse jogo tem precisamente a ver com o facto de termos empatado a duas bolas nas Salésias, à epoca casa do Belém, e deste ter perdido assim a chance de se sagrar pela segunda vez campeão nacional; consequentemente, o título foi entregue de bandeja à colectividade do bairro de Benfica. Tirar ao Belenenses para dar aos lampiões, imagine-se!
Tenho procurado saber mais sobre esse dia e o que me dizem sportinguistas que até assistiram a esse jogo, é que houve uma reacção de raiva e de brio por parte dos jogadores leoninos, já que quando o Belenenses se viu em vantagem no marcador por 2-1, e portanto a um passo de ganhar o campeonato, os adeptos azuis começaram a "tourear" o adversário. Com grande arreganho, Martins faria o 2-2 final enquanto os encarnados goleavam o Atlético por 3-0, ficando a classificação final organizada desta forma:
1º Benfica - 39 pontos (61-20)
2º Belenenses - 39 pontos (63-28)
3º Sporting - 37 pontos (73-27)

ECONOMIA MELHORA

Esta e ainda esta, são as tais notícias de que nem a oposição nem os detratores de José Sócrates gostam, mas com as quais têm de aprender a viver.

É OFICIAL: O PSD QUER PERDER!



É um dado adquirido: o PSD não quer vencer em Lisboa. Depois das trapalhadas e dos negócios sinuosos em que as últimas gestões laranjas foram pródigas, Marques Mendes optou por obrigar o seu partido a fazer uma travessia do deserto na capital, como forma de expiação de todos os seus pecados.
Fernando Negrão encarna assim o triste carneiro a caminho do sacrifício.

VENHAM A MIM OS FEIRANTES



Tirem-lhe as feiras e os mercados, e o Paulinho já não sabe fazer campanha.
Sempre me perguntei quantos banhos deve tomar tal personagem logo que acaba de fazer as suas acções de propaganda, repletas de beijos a tudo o que é peixeira ou feirante. É que com tanta snobeira e elitismo, a "bota não bate definitivamente com a perdigota".

JÁ NEM O PCP É O QUE ERA...

E tanto trabalhinho deu aos senhores comunas construír a imagem - falsa, pelos vistos! - de que eles eram os impolutos do regime e os outros uma cambada de malfeitores...

domingo, maio 13, 2007

FAZ O QUE EU DIGO...

Tendo total respeito pela fé e pelo fervor religioso de milhares de pessoas que este fim-de-semana rumaram até Fátima, não posso deixar de criticar esta imoral sumptuosidade, quando existem milhões de seres humanos a passar fome e a viver em condições degradantes neste mundo.
Apenas pergunto: foi esta a mensagem que Jesus Cristo deixou, ele que deu um exemplo de humildade e de parcimónia?
É impressionante como ao longo da história os homens ligados à máquina da igreja católica têm desvirtuado os verdadeiros valores e ideais do cristianismo...

sábado, maio 12, 2007

POR UM PROJECTO EUROPEU COESO



Há óptimos sinais, vindos de Sintra, de que o projecto por uma Europa mais consolidada e coesa não será metido na gaveta. Os líderes europeus mostram - e bem - que não baixarão os braços e que procurarão assim um tratado alternativo antes de 2009.
Ressalta ainda a nota de que a presidência portuguesa da UE, liderada por José Sócrates, poderá vir a ter um papel determinante na gestão do processo negocial relativo a um novo documento que substituirá a "reprovada" Constituição europeia.

SEARA EM LISBOA



Fernando Seara deve ser mesmo o candidato do PSD nas eleições intercalares para a autarquia lisboeta, segundo avançam hoje alguns orgãos de comunicação social.
Não lhe conhecendo grande obra em Sintra, presumo que tal tenha apenas a ver com o facto de assim ficar mais perto dos estúdios de televisão onde comenta sobre o "pontapé na bola" cá do burgo ou porque Marques Mendes pretende captar os votos "lampiões" de Lisboa. O que o líder do PSD está a olvidar é que a grande maioria de adeptos da colectividade do bairro de Benfica, onde Seara se inclui, residem em Loures, Vila Franca, Amadora e Oeiras, e não em Lisboa.

sexta-feira, maio 11, 2007

ONDE ESTÁ O DRAMA?



Uns saem... outros entram. Assim se constrói a vida de qualquer grande partido político.

FUNDAMENTALISMO LIBERAL

Andam por aí alguns desatentos mal-intencionados constantemente a zurzir num Estado que, segundo eles, lhes impõe a escola, o hospital, o tribunal e a segurança social.
Pois, esses senhores não concebem que um Estado assente nos valores da social-democracia possa garantir a todo e qualquer cidadão, saúde, educação, justiça e segurança social, independentemente da sua religião, sexo ou estatuto social. Mas um estado social-democrata é isso mesmo. Confundi-lo com paternalismo é pura estupidez.
A social-democracia garante o acesso aos serviços básicos essenciais de que qualquer cidadão possa necessitar, num quadro de economia de mercado, onde se apoia e incentiva a iniciativa privada, desenvolvendo indirectamente oportunidades de emprego, numa lógica que está longe de ser imobilista ou conformista já que persegue uma transformação progressiva da sociedade através de reformas.
Obviamente que um cidadão ou família com melhores e maiores recursos económicos tem total liberdade de optar por uma escola privada - a que quiser -, por um hospital ou clínica privados - os que quiser - ou por um complemento de reforma gerido pela instituição financeira privada que quiser. A isso ninguém se oporá.
O que alguns senhores pelos vistos não aceitam é que o Estado garanta a TODOS os mesmos direitos mínimos de apoio, porque pelos vistos segundo as suas crenças liberais seria bem mais interessante vivermos numa sociedade onde só os mais ricos tivessem acesso a saúde, justiça e educação, ao passo que os mais desfavorecidos seriam deixados à sua sorte, sem qualquer rede ou protecção social. Ou então, em alternativa, haveria sempre a possibilidade de serem alvo da complacente caridade beata dos mais abastados, numa lógica de conveniente expiação de pecados por parte destes. Quiçá, a política social da "mão estendida", tão do agrado dos saudosistas de outros tempos.
Sendo esse o tal modelo de organização de sociedade que os apóstolos do liberalismo ambicionam para o nosso país, faço votos para que fiquem na oposição ou no seu cantinho durante muitos anos, lendo alegremente as cartilhas de Hayek, Friedman ou mesmo de João Carlos Espada.

quinta-feira, maio 10, 2007

COSTA PODE AVANÇAR



Enquanto o viperino e sinuoso líder do CDS destila sem qualquer pudor o seu tradicional veneno, desta vez na direcção de Marques Mendes, em desavergonhada cumplicidade com Santana Lopes, membros do Secretariado Nacional do PS querem - e bem! - que António Costa seja o candidato socialista à presidência da Câmara Municipal de Lisboa.
Um excelente nome!

PATETICE, PARTE II



Querem lá ver que depois do Bexiga, na Madeira, vamos testemunhar outra campanha eleitoral com mais uma personagem ridícula e anedótica, no caso o Menino Nelinho?

CALEM-ME O MIGUEL SOUSA TAVARES

CALEM-ME A CRIANCINHA QUE NÃO CONSIGO MASTIGAR
João Miguel Tavares

Jornalista do Diário de Notícias

Estava Miguel Sousa Tavares na TVI a comentar a nova Lei do Tabaco quando da sua boca saltou esta pérola: o fumo nos restaurantes, que o Governo quer limitar, incomoda muitíssimo menos do que o barulho das crianças - e a estas não há quem lhes corte o pio. Que bela comparação. Afinal, o que é uma nuvenzinha de nicotina ao pé de um miúdo de goela aberta? Vai daí, para justificar a fineza do seu raciocínio, Sousa Tavares avançou para uma confissão pessoal: "Tive a sorte de os meus pais só me levarem a um restaurante quando tinha 13 anos." Há umas décadas, era mais ou menos a idade em que o pai levava o menino ao prostíbulo para perder a virgindade. O Miguel teve uma educação moderna - aos 13 anos, levaram-no pela primeira vez a comer fora.

Senti-me tocado e fiz uma revisão de vida. É que eu sou daqueles que levam os filhos aos restaurantes. Mais do que isso. Sou daquela classe que Miguel Sousa Tavares considerou a mais ameaçadora e aberrante: os que levam "até bebés de carrinho!". A minha filha de três anos já infectou estabelecimentos um pouco por todo o país, e o meu filho de 14 meses babou-se por cima de duas ou três toalhas respeitáveis. É certo que eles não pertencem à categoria CSI (Criancinhas Simplesmente Insuportáveis), já que assim de repente não me parece que tenham por hábito exibir a glote cada vez que comem fora - mas, também, quem é que acredita nas palavras de um pai? E depois, há todo aquele vasto campo de imponderáveis: antes de os termos, estamos certos de que vão ser CEE (Crianças Exemplarmente Educadas), mas depois saltam cá para fora, começam a crescer e percebemos com tristeza que vêm munidos de vontade própria, que nem sempre somos capazes de controlar.

O que fazer, então? Mantê-los fechados em casa? Acorrentá-los a uma perna do sofá? É uma hipótese, mas mesmo essa é só para quem pode. Na verdade, do alto da sua burguesia endinheirada, e sem certamente se aperceber disso, Miguel Sousa Tavares produziu o comentário mais snobe do ano. Porque, das duas uma, ou os seus pais estiveram 13 anos sem comer fora, num admirável sacrifício pelo bem-estar do próximo, ou então tinham alguém em casa ou na família para lhes tomar conta dos filhinhos quando saíam para a patuscada. E isso, caro Miguel, não é boa educação - é privilégio de classe. Muita gente leva consigo a prole para um restaurante porque, para além do desejo de estar em família, pura e simplesmente não tem ninguém que cuide dos filhos enquanto palita os dentes. Avós à mão e boas empregadas não calham a todos. A não ser que, em nome do supremo amor às boas maneiras, se faça como os paizinhos da pequena Madeleine: deixá-la em casa a dormir com os irmãos, que é para não incomodar o jantar.

PRESIDENTE DE AVENTAL



José Ramos Horta vai ser o próximo presidente de Timor-Leste, já que numa altura em que estão contados cerca de 90% dos votos, obtém 73%, enquanto o seu adversário tem apenas 27%. Temos assim mais um maçon no topo de uma hierarquia de estado, no caso a timorense.
O avental está mesmo na moda!

LISBOA "ENCARNADA"

Enquanto o Sporting continua a aguardar que haja um desfecho para um dossier que se arrasta "só" há 25 anos, todos os dias há dados novos sobre a autêntica VERGONHA que é a estranha promiscuidade entre a autarquia alfacinha e a colectividade do bairro de Benfica. Se recordarmos que Futre foi contratado pelos lampiões com o adiantamento de 600.000 mil contos (!) feito pela RTP - estação pública - e do perdão fiscal que o governo PSD/CDS lhes concedeu, pergunto qual a moralidade dessa cambada liderada pelo pato bravo Vieira para exigir seja o que for?
Dois pesos e duas medidas.

SAÍDA A 27 DE JUNHO



Tony Blair, que anunciou hoje a demissão do cargo de primeiro-ministro que ocupa há 10 anos, vai deixar um legado ao Reino Unido de mais segurança, melhor saúde e educação, menos desemprego e maior desenvolvimento económico.
Constata-se assim que em relação à "Terceira Via" de Anthony Giddens, Blair revelou-se bem melhor aluno do que Gerhard Schroeder, tendo sido o ainda inquilino do famoso nº10 de Downing Street provavelmente o melhor primeiro-ministro britânico desde Winston Churchill. Pela negativa, o apoio à política externa de George Bush.

quarta-feira, maio 09, 2007

ROSETA AVANÇA EM LISBOA

Helena Roseta apresta-se para ser, tal como o seu amigo Manuel Alegre o foi nas presidenciais, uma verdadeira dor de cabeça para o Partido Socialista, procurando dessa forma condicionar o avanço de qualquer putativo candidato socialista.
Não vendo grande mérito ou coragem nestas iniciativas, parece-me é que esta ânsia de independência de Roseta e do poeta está carregada de puro revanchismo, tendo ambos declarado guerra ao partido, por motivos que grande parte de nós desconhecemos.
Tanto um como o outro se arvoram em defensores de grandes valores morais e éticos, mas aquilo que Alegre está a fazer com os votos que lhe dispensaram na última disputa presidencial, ou seja NADA, indiciam que Roseta também apenas terá como propósito desviar votos dos socialistas, entregando-os de bandeja a uma direita que quando consegue assentar arraiais nos Paços do Município, apenas tem revelado uma "competência" inigualável para depalidar Lisboa. Nada mais que isso.
Pensava que a arquitecta tinha aprendido a lição, aquando da sua passagem pela Câmara de Cascais, onde entrou com o beneplácito do PSD, de peito feito, tendo-se em pouco tempo - mesmo demasiado cedo - rendido aos múltiplos interesses que gravitam em torno da autarquia.
O curioso nesta corrida eleitoral intercalar que se antevê para Lisboa é que poderemos ter três despeitados "independentes" em compita: Maria José Nogueira Pinto, Helena Roseta e Carmona Rodrigues.
Que pode Lisboa ganhar com tudo isto? Em breve saberemos.
Por último: pelo menos em coerência Roseta bate claramente o poeta. É que esta pelo menos decide saír do partido onde se sente mal, ao passo que Alegre lá se vai refugiando nas últimas filas da bancada socialista no hemiciclo.

terça-feira, maio 08, 2007

PEQUENA MADDIE



No momento em que tanta gente e tantos meios se mobilizam para encontrar a pequenita Maddie, é perfeitamente absurdo:

Afirmar que a nossa Polícia Judiciária está a ser incompetente;
Acusar os pais da criança, sobretudo nesta fase tão terrível e angustiante para eles;
Insinuar que altas figuras de Estado e da sociedade portuguesa têm todo o interesse em boicotar a investigação, devido à sua ligação a organizações pedófilas.

Até mesmo a imaginação, a má-fé e as teorias da conspiração têm que ter limites!

segunda-feira, maio 07, 2007

RELAÇÕES PERIGOSAS



Enquanto a Câmara da minha cidade de Lisboa continua mergulhada num estado de autêntico caos, quase reduzida a escombros, interrogo-me diariamente porque motivo apenas se debate e investiga a relação promíscua entre o actual executivo e a Bragaparques, enquanto a eventual proximidade de Pedro Santana Lopes ao sinistro Stanley Ho continua longe dos holofotes da comunicação social e da atenção das autoridades?

Que dizer de um ex-presidente do município que apenas tinha como objectivo providenciar para que o senhor Ho construísse um casino em Lisboa, ao arrepio de qualquer planeamento urbanístico, mesmo recorrendo sem qualquer pudor ao engodo da revitalização do Parque Mayer - o qual continua no mesmo estado de decadência - para desviar as atenções e sensibilizar a opinião pública?

O DINHEIRO DE TODOS NÓS



Vinte e quatro após o desfecho das eleições na Madeira, pergunto:

Exceptuando o facto de se ter verificado aquilo que já todos de antemão sabíamos, ou seja, a vitória de Alberto João Jardim - arquitectada pelo polvo laranja que há anos está instalado no arquipélago - para que serviram estas eleições?
Conseguir que a pressão exercida sobre o governo central surta algum efeito? Não!
Levar José Sócrates a recuar? Não!
Angariar benefícios adicionais para os madeirenses? Não!
Desperdiçar o dinheiro de todos nós, contribuintes deste país, numa campanha eleitoral que nada de novo trouxe, a não ser insulto, falta de educação e grosseria? Sim!

Estou esclarecido.

MENDES TEM MEMÓRIA CURTA



Em que planeta vive Marques Mendes?

A MARCA DE JOSÉ SÓCRATES



Joaquin Almunia (comissário europeu responsável pelos Assuntos Económicos e Monetários):

«O Governo português está a fazer um trabalho muito bom para corrigir o défice orçamental (...) a diferença das estimativas de Bruxelas devem-se ao facto de Lisboa ainda não ter definido ou anunciado todas as medidas que irão contribuir para o ajustamento orçamental em Portugal, incluindo o Orçamento do Estado para 2008 (...) espero que nas próximas previsões económicas, no Outono de 2007, possamos tomar em consideração novos elementos e novas medidas, para melhorar as nossas previsões.