terça-feira, maio 15, 2007

TIRAR AO BELÉM PARA DAR AOS ENCARNADOS



Nas vésperas de dois Sporting-Belenenses (última jornada do campeonato e final da taça), recorda hoje o jornal Record um dos empates da história do Sporting que sabor mais amargo tem para mim, na condição de sportinguista, e que ocorreu em 24 de Abril de 1955, ainda eu não era sequer nascido.
O que mais me custa nesse jogo tem precisamente a ver com o facto de termos empatado a duas bolas nas Salésias, à epoca casa do Belém, e deste ter perdido assim a chance de se sagrar pela segunda vez campeão nacional; consequentemente, o título foi entregue de bandeja à colectividade do bairro de Benfica. Tirar ao Belenenses para dar aos lampiões, imagine-se!
Tenho procurado saber mais sobre esse dia e o que me dizem sportinguistas que até assistiram a esse jogo, é que houve uma reacção de raiva e de brio por parte dos jogadores leoninos, já que quando o Belenenses se viu em vantagem no marcador por 2-1, e portanto a um passo de ganhar o campeonato, os adeptos azuis começaram a "tourear" o adversário. Com grande arreganho, Martins faria o 2-2 final enquanto os encarnados goleavam o Atlético por 3-0, ficando a classificação final organizada desta forma:
1º Benfica - 39 pontos (61-20)
2º Belenenses - 39 pontos (63-28)
3º Sporting - 37 pontos (73-27)