quarta-feira, maio 31, 2006

ZÉ POVINHO



Aludindo ao nacional-parolismo, faceta na qual os portugueses tanto gostam de dar cartas, parece que a capital do país se mudou para Évora.
Com todos os problemas de foro político, económico e social que assolam triste e inexoravelmente este país, parece ser mais importante dar relevo aos Maniche's, aos Cristianos Ronaldo's, aos Deco's e afins, do que àqueles que foram mandatados pela maioria dos portugueses para resolverem ou atenuarem os males que diariamente nos angustiam e nos atiram para a última carruagem da Europa.
Se alguma dúvida houvesse que somos cada vez mais o Brasil da Europa - mesmo olvidando os milhares de brasileiros que pululam no nosso futebol - creio que toda esta histeria em torno daqueles vinte e tal rapazes que vão à Alemanha disputar o Mundial de futebol, dissiparia a mesma.
Quando mais nada nos motiva e orgulha, impingem-nos doses diárias massivas de selecção nacional de futebol para manter a populaça entretida.
Só espero não ver - de novo - aquela pateguice da moda das bandeiras nas janelas, por parte daqueles que passam o ano a vilipendiar o país onde nasceram, mas que só nestas alturas em que um brasuca crente na Nossa Senhora do Caravaggio apela ao seu patriotismo, se lembram que são portugueses.
Haja paciência!

segunda-feira, maio 29, 2006

VENCER, DE JACK WELCH



O livro que os nossos governantes deveriam ler.
Talvez finalmente aprendessem alguma coisa...

UMA QUESTÃO DE...ROSTOS

O ROSTO DA PSICOSE E DO NARCISISMO


Manuel Maria Carrilho


O ROSTO DO RANCOR


Emídio Rangel


O ROSTO DO "PUTO ARREBITADO COM COSTA(S) QUENTES"


Ricardo Costa


O ROSTO DA INTELECTUALIDADE À PORTUGUESA


Pacheco Pereira

E com personagens deste calibre se vai fazendo a vida política em Portugal. Perfeitamente sintomático do estado a que este país chegou...

quarta-feira, maio 24, 2006

TUGUICES...



Não criticando as iniciativas que levam à exaltação do - até recentemente envergonhado - sentido patriótico, nem tendo nada a opôr a quem se junta para fazer enormes bandeiras humanas, apenas lamento que o frenesim dos portugueses para esse tipo de iniciativas ou para pôr a bandeira nacional nas suas janelas, não se estenda a que promovam o desenvolvimento e o progresso do país, no seu dia-a-dia.
Por que motivo são os portugas tão empenhados em tudo o que tenha a ver com o pontapé na bola - onde por vezes fazem sacrifícios inacreditáveis - e no resto sejam uns desleixados e uns acomodados "do caraças"?

VERGONHA!

Um perito do Laboratório Nacional de Engenharia Civil afirmou hoje em tribunal que a ponte de Entre-os-Rios, que ruiu em 2001, podia ter caído 19 anos (!) antes em cenário de cheias no Douro.
No país do laxismo e da bandalheira já nada surpreende!

BRONCAS À PORTUGUESA

Este futebol português é uma anedota:
O apito dourado, que tanto prometia, entupiu!
O Belenenses - confirmam alguns - está de pedra e cal na primeira liga, apesar de ter descido, sendo assim relegado para a liga de honra o Gil Vicente. Consta que a decisão ainda não foi oficializada porque o Europeu de sub-21 também se disputa em Barcelos...e para já, não se quer polémica na terra dos galos!
O Boavista pode ir à UEFA em vez do V. Setúbal, por este não ter "pilim" para dar como garantia à entidade organizadora.
Petit e Nuno Gomes foram apanhados no estágio da selecção a ver filmes pornográficos. Resta saber quem os denunciou. Será que os rapazes não podem ter umas lições de anatomia?

quarta-feira, maio 17, 2006

O CÓDIGO DA VINCI



Fazendo eu parte daquela minoria que teimou em não ler O Código da Vinci, de Dan Brown, confesso que me sinto muito tentado a dar uma saltada ao cinema, quanto mais não seja porque teve o condão de irritar os senhores do Opus Dei.
Para já, "let's look at the trailer!”

PASSAR CARTÃO

«O Governo deve ter atitudes pró-activas de apoio à família para contrariar o Inverno demográfico que afecta a Europa.
(...)
Trata-se de um cartão para famílias numerosas, nomeadamente as que têm três ou mais filhos ou que têm idosos a cargo»


José Ribeiro e Castro

Pelos vistos, o último congresso centrista fez bem ao seu líder. É que finalmente sugere algo que subscrevo inteiramente, já que não se pode apregoar que é imperioso incentivar a subida da taxa de natalidade, mas nada fazer nesse sentido.
Poderia ser uma medida com pouco impacto mas sempre seria alguma coisa...até pelo simbolismo que encerraria.

(DES)INSPIRAÇÃO

Realmente, os pobres coitados desse partido guineense tiveram muito má pontaria na inspiração...
Mas pelo menos, haja um país onde os passarinhos existem...é que por aqui ninguém dá por eles, coitados!
Com sorte, pode ser que o futuro político de Monteiro e da sua impagável trupezinha passe pela Guiné-Bissau. Nós agradecemos.
Como um dia se parodiou no jornal Expresso: é a tal "estória" dos mortos-vivos!

terça-feira, maio 16, 2006

CAMPEÃO?



Querem ver que o Figo é campeão de Itália, e ainda não sabe?

MAFIOSOS? ELES?

Itália é que tem a fama de ser o país-berço da máfia mas parece que lá os processos "tipo" apito dourado são mesmo levados a sério, ao passo que por cá...é a bandalheira que sabemos.

domingo, maio 14, 2006

MUITO BEM, MR. CO!



No ano passado, assim que soube que o FC Porto tinha firmado contrato com Co Adriaanse, logo afirmei junto de amigos que Pinto da Costa tinha garantido a melhor contratação para a época 2005/06.
É que a sua competência era inquestionável e eu ainda tinha bem fresco na memória o "trabalho" que o AZ Alkmaar deu ao meu Sporting, muito por mérito do dedo do holandês.
Pegar num grupo de jogadores medianos - como era a equipa holandesa - e conseguir transformá-la numa máquina eficaz de futebol de ataque, era algo ao alcance de poucos.
Depois de assistir a toda a contestação de que o homem foi alvo - incluindo a selvajaria dos delinquentes dos Super Dragões - sou dos primeiros a aplaudir de pé as suas conquistas neste seu primeiro ano em Portugal. E eu não sou, nem tenho qualquer veleidade de ser portista. Bem pelo contrário!
Mas tudo isto ainda me dá mais gozo quando me recordo de outro holandês, mais pálido e gabarolas, recentemente recambiado para a Holanda, com o "rabinho entre as pernas" e os bolsos vazios de troféus!
Co Adriaanse trouxe competência, persistência, disciplina, uma nova atitude e um modelo de jogo inovador ao futebol português. E isso ninguém, poderá refutar!

SETÚBAL



À rapaziada das terras do Sado tenho a dizer que não fiquem chateados por terem perdido a Taça de Portugal para o FC Porto.
O que realmente tinham de fazer, fizeram-no - e bem - mas...na época passada, no mesmo palco!

TÃO BONZINHO(S)...

Para alguém se arvorar em defensor do pobre do Manuel Maria, pretensamente atacado por todos os flancos por inocentemente ter escrito um arrazoado de queixumes e lamúrias «sob o signo da verdade», só mesmo movido pela pura boa-vontade em defender os desprotegidos dos mal-intencionados.
O facto desse mauzão do Carmona não lhe(s) ter dado o tachinho que pretendiam na Câmara Municipal de Lisboa - quiçá, aquelas avenças de que os advogados tanto gostam - não tem nada a ver. Absolutamente nada.

EXTREMISMOS

Se a demagogia, o populismo bacoco e o nacionalismo serôdio pagassem imposto, certos senhores andavam com a testa toda carimbada...

quinta-feira, maio 11, 2006

MANUEL MARIA...SARILHO



É penoso constatar que Manuel Maria Carrilho ainda não percebeu que perdeu as eleições para a Câmara Municipal de Lisboa por culpa própria, já que não soube criar empatia nem merecer a confiança dos lisboetas, para além de ter dado inacreditáveis tiros no próprio pé durante toda a campanha eleitoral.
Por outro lado, passar a formato de livro - «Sob o Signo da Verdade» - todos aqueles patéticos queixumes que não tem conseguido disfarçar, só revelam um carácter mesquinho, ressabiado e rancoroso.
Finalmente, este descabido livro confirma que Carrilho não considera os alfacinhas pessoas inteligentes já que para ele a opinião e a decisão dos munícipes lisboetas são construídas, não por eles, mas por Marcelo Rebelo de Sousa, Miguel Sousa Tavares e Pacheco Pereira.
Um verdadeiro absurdo!

DE FAZER INVEJA...

...AO COMUNISTA MAIS CONVICTO!

O PROJECTO TEMPLÁRIO E O EVANGELHO PORTUGUÊS



A Ésquilo - Edições e Multimédia tem o prazer de convidar V. Exª. para o lançamento do livro «O Projecto Templário e o Evangelho Português» da autoria de Manuel J. Gandra, que terá lugar no Espaço D. Dinis sito na Av. António Augusto de Aguiar, 17 – 4º Esq., em Lisboa, terça-feira, 16 de Maio, pelas 19 horas.

A apresentação da obra estará a cargo do Dr. Miguel Real.

No final da sessão será servido um Porto de Honra.

- - - - - - - - - - - -

O PROJECTO TEMPLÁRIO E O EVANGELHO PORTUGUÊS

- Manuel J. Gandra -

Na demanda do importante (mas constantemente escamoteado) fenómeno histórico da «Ordem Templária de Portugal» e da especificidade essencial da Alma Portuguesa, o autor, nesta obra, expõe ao leitor a tese, abundantemente documentada, de uma outra visão da História de Portugal onde o factor espiritual é o elemento preponderante.
Esta obra constitui o resultado de pesquisas efectuadas ao longo de três décadas por Manuel J. Gandra, investigador pioneiro no estudo da presença templária em Portugal e dos temas da espiritualidade portuguesa.

«A expansão portuguesa não foi, nem fruto do acaso, nem um feito político da Coroa ou de cortesãos esforçados, antes a missão de uma Ordem iniciática.
Motivada por expectativas milenaristas e messiânicas colectivas, sincreticamente compendiadas no Auto do Império, a gesta marítima lusa resolve-se na demanda do Paraíso perdido, esse Centro Espiritual Supremo só alcançável (…) pelo nauta audaz que, em demanda do seu destino, embarque nas naus da iniciação e empreenda a travessia do Oceano da Alma (...).»

Manuel J. Gandra
(pag. 111)

- - - - - - - - - - - -

Patrícia Costa Dias
pcostadias@esquilo.com
tel.: 21 381 28 32

TIRO NELES!



Ao estimado amigo Armando Cabral Ferreira, presidente do Belenenses, deixo aqui a recomendação para utilizar este precioso objecto porque nesta hora difícil que o clube atravessa vai começar a vislumbrar muitos abutres!

Venham de Sines, venham do Algarve, venham do Minho, venham de qualquer outro lugar, nada como travar à nascença oportunismos patológicos!

E já agora:

antes


que

quarta-feira, maio 10, 2006

MÁRIO LINO FAZ ESCOLA



Tirada do dia, hoje no Parlamento:

"Basta, ya! Es demasiado!"

Telmo Correia (CDS)

GENIAL!

Teve hoje lugar no Parlamento a interpelação ao Governo pedida pelo PSD sobre a situação política em geral.
Depois do social-democrata Marques Guedes ter feito a sua intervenção, de imediato o ministro António Costa ripostou, lendo um discurso imprimido em computador, previamente escrito, onde afirmava, entre outras coisas:

"Como se viu, o PSD nada acrescentou, nenhuma proposta apresentou, foi um discurso vazio, à imagem daquilo a que nos vem habituando..."

E nesta linha prosseguiu o discurso do ministro da Administração Interna, o que me leva a classificar a sua intervenção como genial!
Genial, porque sabia de antemão o que Marques iria dizer, já que elaborou um discurso a classificar e a criticar o do deputado laranja, muito antes de o ter sequer ouvido!
Palavras para quê? É um ministro português...

segunda-feira, maio 08, 2006

PÉSSIMA NOTÍCIA



Uma péssima notícia para todos os sportinguistas:

Ronald Koeman já não é treinador do Benfica. O técnico holandês, que vai orientar o PSV Eindhoven nas duas próximas épocas, atribui a saída da Luz a motivos de natureza pessoal.

Ao menos, que Moretto continue a ser em 2006/07 o guardião do galinheiro...para termos motivos para rir às gargalhadas!

domingo, maio 07, 2006

HERE WE GO!



Champions League, aqui vamos nós!
Já que este ano o título está bem entregue - ao contrário da batota da época passada - o 2º lugar é o melhor que se arranja, tanto foi o tempo e os pontos desperdiçados com José Peseiro.

Uma palavra de simpatia para Jesualdo Ferreira, o qual, com grande competência e mestria, colocou o Sporting de Braga no patamar cimeiro do futebol português. Merecia indubitavelmente o 3º lugar.

Um grande UFFFFFF de alívio pela manutenção da grande Briosa, a qual chegou a estar durante 2 ou 3 minutos em lugar de descida. Isto é que foi sofrer...

Uma palavra de lamento pela descida do Vitória de Guimarães, e muita simpatia e solidariedade para com as gentes vimaranenses. A sua paixão e o seu entusiasmo vão fazer muita falta à nossa liga principal.

Por último, um abraço solidário e amigo a Cabral Ferreira, presidente do Belenenses. Como eu sempre disse, sendo quase sempre mal interpretado, enquanto os adeptos do Belenenses não descerem à Terra, e continuarem na ilusão de que ainda são adeptos de um clube grande, nunca mais o voltarão a ser! Essa é a dura realidade. Há que dar 1 passo atrás para se poder dar 2 à frente. Mas enfim...eles é que sabem.

O CARREIRISMO OPACO



Pense-se naquilo que une João Almeida, Mota Soares, Martim Borges de Freitas e Manuel Monteiro, e facilmente se conclui que a juventude partidária do CDS apenas tem servido como plataforma para um carreirismo político de gente oca, néscia e opaca!

SEMPRE PRESENTE...MESMO AUSENTE!









Uma conclusão a retirar deste despropositado congresso do CDS é a de que Paulo Portas ainda sabe elaborar moções de qualidade. No caso...a do jovem borbulhento de beiça grossa chamado João Almeida.

sábado, maio 06, 2006

A 5 DE MAIO DE 2005...



No dia 5 de Maio de 2005, em Alkmaar, escrevia-se mais uma página gloriosa - de muitas - do meu Sporting Clube de Portugal.
A narração inigualável do malogrado Jorge Perestrelo há-de ficar perpetuada na memória da maravilhosa nação sportinguista: Eu te amo, Sporting!

MANIA DA PERSEGUIÇÃO

Dizia-me hoje um amigo, a propósito do "suposto" cansaço de Freitas do Amaral em ser ministro:

"É pá, a maçonaria deve ter finalmente encostado o tipo à parede, exigindo-lhe que se demita. A desculpa para isso, ele que a arranje!"

Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay...

CONGRESSO



Quando oiço e leio tudo aquilo que se passa e que se debate este fim-de-semana no congresso do CDS só me vem à cabeça esta imagem.
Será que é desta forma que os partidos querem voltar a ter credibilidade junto da opinião pública?
Será que é vendo meia dúzia de patetas discutindo o sexo dos anjos, com discursos herméticos e redondos, que nada acrescentam, que o cidadão comum vai voltar a confiar nas forças partidárias?
Por amor de Deus...
Nunca como agora me senti tão bem na pele de independente, sem qualquer filiação partidária!

sexta-feira, maio 05, 2006

PERIGOSO RECRUDESCIMENTO

A todos aqueles que pensavam que a extrema-direita estava morta e enterrada com Salazar, Franco, Mussolini, Pinochet e afins, o desfecho destas eleições locais no Reino Unido - infelizmente, digo eu! - parece indiciar o contrário!

SÓCRATES = SCHUMACHER

A distância entre o PS e o PSD aumentou no último mês, com os socialistas a arrecadarem 43,3% das intenções de voto, contra 36% dos sociais-democratas, segundo uma sondagem SIC/Expresso/Rádio Renascença, hoje divulgada.
Com congressos do PSD e do CDS meramente para "encher chouriços", e com discussões e divisões internas perfeitamente estéreis, é natural que um destes dias o PS já leve - no mínimo - uma volta de vantagem.

quarta-feira, maio 03, 2006

NEM MAIS!

«Devia haver uma opção a nível do G-7 para dar um sinal político aos Estados Unidos de que são eles a base do problema relativo ao elevado preço do petróleo (...)
Os EUA apresentam um consumo de petróleo elevadíssimo, associado a uma forte ineficácia tecnológica – nomeadamente a nível da indústria automóvel - e a preços baixos. Bush não dá sinais para evitar o desbaratamento no país (...)
A Administração de Bush decidiu ainda há poucos dias reforçar as respectivas reservas de crude para seis anos.
Significa que é um ano e meio o mundo a produzir para a América»


Nuno Ribeiro da Silva ( ex-secretário de Estado da Energia)

segunda-feira, maio 01, 2006

ÓDIO INCOMPREENSÍVEL



Este nosso futebol português anda uma paródia. Uns quantos patetas, adeptos de clubes que ainda não garantiram a manutenção na liga principal de futebol, e que ainda sentem a cordinha bem apertada no pescoço, exultam hoje nos espaços de comentários da blogosfera, pelo facto do Vitória Sport Clube (de Guimarães) estar "quase" condenado a descer de divisão.
Sinceramente, não compreendo esta postura e este ódio pelos vimaranenses.

Será pelo facto de serem simplesmente adeptos do seu clube, e de mais nenhum, não havendo na sua cidade qualquer casa de Sporting, Benfica e FC Porto?
Será pelo facto de não ficarem no sofá e fazerem questão de acompanhar a equipa a todo o lado?
Será pelo facto de terem sempre - pelo menos - 16.000 adeptos nos seus jogos caseiros, sem campanhas de oferta de convites patrocinadas por empresas, como outros fazem, para que as suas bancadas fiquem repletas...mas com adeptos de outros clubes?

Sinceramente, não compreendo este ódio, e confesso aqui uma certa simpatia pelas "apaixonadas" gentes de Guimarães, quanto mais não seja, porque têm o privilégio de viver no Berço da Nação!

ESTUPIDEZ À HOLANDESA



«Vi os golos do jogo entre o Rio Ave e o Sporting e foram situações cómicas.
Se vão ter as coisas assim tão fáceis até ao fim vai ser mais complicado para nós, mas vamos lutar até ao fim».

Ronald Koeman

Para os lados do bairro de Benfica, a estupidez é altamente contagiosa!

MENINOS DA MAMÃ

O Regresso de Manuel Cavaco ao palco depois de 14 anos

Manuel Cavaco e João Ricardo são os actores que irão protagonizar a comédia “Meninos da Mamã”, encenada por Maria Henrique, com estreia marcada para 17 de Maio no Teatro Armando Cortez.

Em 2002 os catalães Jordi Sanchéz e Pep Anton Gómez escreveram esta divertida história sobre dois homens muito mais que adultos que ainda dependem da mamã para resolverem os seus problemas.

João (Manuel Cavaco) é o irmão mais velho. Casado com uma mulher que o sufoca e com três filhos adultos, que ainda não saíram de casa, este homem, só pensa na solução para resolver o problema das suas dívidas.

Francisco (João Ricardo), professor num colégio de freiras, ficou sempre com a responsabilidade de tomar conta da mamã e anseia pela liberdade que nunca viveu.

A mamã tem cento e dois anos e passa os dias na cama, a solicitar a presença de Francisco por tudo e por nada.

Com diálogos espirituosos e uma acção plena de energia e dinamismo, estes dois homens vão debater argumentos para conquistarem a maior parte da herança da mamã.

Quando finalizam a negociação, lembram-se de um pormenor: a mamã ainda está viva…


(recebido por e-mail)

Célia Pires
Produtora
prati, lda
Estrada da Pontinha nº 7
1600-582 Lisboa
tel. 21 715 61 37 / fax 21 715 61 38
tm. 961 343 408)