domingo, maio 14, 2006

MUITO BEM, MR. CO!



No ano passado, assim que soube que o FC Porto tinha firmado contrato com Co Adriaanse, logo afirmei junto de amigos que Pinto da Costa tinha garantido a melhor contratação para a época 2005/06.
É que a sua competência era inquestionável e eu ainda tinha bem fresco na memória o "trabalho" que o AZ Alkmaar deu ao meu Sporting, muito por mérito do dedo do holandês.
Pegar num grupo de jogadores medianos - como era a equipa holandesa - e conseguir transformá-la numa máquina eficaz de futebol de ataque, era algo ao alcance de poucos.
Depois de assistir a toda a contestação de que o homem foi alvo - incluindo a selvajaria dos delinquentes dos Super Dragões - sou dos primeiros a aplaudir de pé as suas conquistas neste seu primeiro ano em Portugal. E eu não sou, nem tenho qualquer veleidade de ser portista. Bem pelo contrário!
Mas tudo isto ainda me dá mais gozo quando me recordo de outro holandês, mais pálido e gabarolas, recentemente recambiado para a Holanda, com o "rabinho entre as pernas" e os bolsos vazios de troféus!
Co Adriaanse trouxe competência, persistência, disciplina, uma nova atitude e um modelo de jogo inovador ao futebol português. E isso ninguém, poderá refutar!