quinta-feira, maio 11, 2006

O PROJECTO TEMPLÁRIO E O EVANGELHO PORTUGUÊS



A Ésquilo - Edições e Multimédia tem o prazer de convidar V. Exª. para o lançamento do livro «O Projecto Templário e o Evangelho Português» da autoria de Manuel J. Gandra, que terá lugar no Espaço D. Dinis sito na Av. António Augusto de Aguiar, 17 – 4º Esq., em Lisboa, terça-feira, 16 de Maio, pelas 19 horas.

A apresentação da obra estará a cargo do Dr. Miguel Real.

No final da sessão será servido um Porto de Honra.

- - - - - - - - - - - -

O PROJECTO TEMPLÁRIO E O EVANGELHO PORTUGUÊS

- Manuel J. Gandra -

Na demanda do importante (mas constantemente escamoteado) fenómeno histórico da «Ordem Templária de Portugal» e da especificidade essencial da Alma Portuguesa, o autor, nesta obra, expõe ao leitor a tese, abundantemente documentada, de uma outra visão da História de Portugal onde o factor espiritual é o elemento preponderante.
Esta obra constitui o resultado de pesquisas efectuadas ao longo de três décadas por Manuel J. Gandra, investigador pioneiro no estudo da presença templária em Portugal e dos temas da espiritualidade portuguesa.

«A expansão portuguesa não foi, nem fruto do acaso, nem um feito político da Coroa ou de cortesãos esforçados, antes a missão de uma Ordem iniciática.
Motivada por expectativas milenaristas e messiânicas colectivas, sincreticamente compendiadas no Auto do Império, a gesta marítima lusa resolve-se na demanda do Paraíso perdido, esse Centro Espiritual Supremo só alcançável (…) pelo nauta audaz que, em demanda do seu destino, embarque nas naus da iniciação e empreenda a travessia do Oceano da Alma (...).»

Manuel J. Gandra
(pag. 111)

- - - - - - - - - - - -

Patrícia Costa Dias
pcostadias@esquilo.com
tel.: 21 381 28 32