quarta-feira, maio 31, 2006

ZÉ POVINHO



Aludindo ao nacional-parolismo, faceta na qual os portugueses tanto gostam de dar cartas, parece que a capital do país se mudou para Évora.
Com todos os problemas de foro político, económico e social que assolam triste e inexoravelmente este país, parece ser mais importante dar relevo aos Maniche's, aos Cristianos Ronaldo's, aos Deco's e afins, do que àqueles que foram mandatados pela maioria dos portugueses para resolverem ou atenuarem os males que diariamente nos angustiam e nos atiram para a última carruagem da Europa.
Se alguma dúvida houvesse que somos cada vez mais o Brasil da Europa - mesmo olvidando os milhares de brasileiros que pululam no nosso futebol - creio que toda esta histeria em torno daqueles vinte e tal rapazes que vão à Alemanha disputar o Mundial de futebol, dissiparia a mesma.
Quando mais nada nos motiva e orgulha, impingem-nos doses diárias massivas de selecção nacional de futebol para manter a populaça entretida.
Só espero não ver - de novo - aquela pateguice da moda das bandeiras nas janelas, por parte daqueles que passam o ano a vilipendiar o país onde nasceram, mas que só nestas alturas em que um brasuca crente na Nossa Senhora do Caravaggio apela ao seu patriotismo, se lembram que são portugueses.
Haja paciência!