sábado, março 25, 2006

INTERRUPÇÃO

Peço desculpa por esta interrupção,
este blogue segue dentro de dias...

sexta-feira, março 24, 2006

PARA DESCONTRAÍR

A língua portuguesa ...

Se o Mário Mata, a Florbela Espanca,
o Jaime Gama e o Jorge Palma,
o que é que a Rosa Lobato Faria?
e já agora: talvez a Zita Seabra para o António Peres Metelo...

quinta-feira, março 23, 2006

APELO

Reencaminhem ao maior numero de pessoas.. eu por ti faria o mesmo!

Eu sou a Andreia, tenho 22 anos, sou Educadora de Infância recém formada e moro em Lisboa.

Até há pouco tempo a minha vida decorria normalmente e feliz até que me foi detectada Leucemia do tipo Mieloide Crónica.

Poderei ficar totalmente curada se receber uma transplantação de medula óssea.Constatamos que tanto os meus pais como irmã não são compatíveis para o efeito, e...como tal procuro um dador.

Todos os esclarecimentos podem ser obtidos no site do CEDACE - Centro de Histocompatibilidade do Sul http://www.chsul.pt.

O meu nome é Andreia Margarida Morais e Mota. Poderá contactar-nos através do 966886302 ou motaandreia@hotmail.com.

O possível dador não corre qualquer risco.Ficar-lhe-ei eternamente grata se me puder ajudar! Caso não seja possível, agradeço na mesma a sua atenção e desejo-lhe toda a felicidade que eu gostaria de ter.

Um beijinho
Andreia

P.F. Não ignorem a mensagem.
Ler e reencaminhar não custa nada.
Obrigada.

ASSIM É DIFÍCIL...



Record:
28' - Lance polémico na área portista, com Pepe a tocar a bola com a mão num lance com Liedson, mas o árbitro a mandar seguir o jogo apesar dos protestos leoninos.

A Bola:
A sorte sorriu ao FC Porto, na lotaria das grandes penalidades, mas o Sporting pode queixar-se de uma grande penalidade não assinalada pelo árbitro Olegário Benquerença, aos 27 minutos. Pepe cortou um lance com a mão, quando Liedson (em posição regular), desmarcado por João Moutinho, tentava isolar-se.

O Jogo:
27' - Mão de Pepe dentro da área em confronto com Liedson. O árbitro não viu, mas foi de facto penálti.

Público:
No primeiro jogo das meias-finais, no qual o FC Porto foi beneficiado numa grande penalidade não assinalada por mão de Pepe na área, o Sporting mostrou ser sempre a melhor equipa e apenas deve a algum azar a impossibilidade de ter atingido a 11ª vitória consecutiva em provas oficiais.

PALHAÇADA!



Olarápio Benquerença fez a diferença!

segunda-feira, março 20, 2006

QUEM NÃO SENTE...

Quem não sente, não é filho de boa gente!
O presidente do Rio Ave faz muito bem em queixar-se do escandaloso roubo de que foi vítima, mas em complemento ao que ele afirmou, eu diria que "o campeonato nacional da época passada foi uma mentira!"
É coincidência, mas ontem em Vila do Conde, logo após o apito final, não se viu um tal de José Veiga a desempenhar o seu habitual papel de varina com as mãos na anca, a insultar o trio de arbitragem. Por que seria?

FRASE LAPIDAR

"José Ribeiro e Castro é o principal problema dos populares: não tem equipa e vive em Bruxelas, dois aspectos que prejudicam quer a acção do líder do CDS-PP, quer o próprio partido. "

Marcelo Rebelo de Sousa

TACTICISMO POLÍTICO

O líder do CDS, José Ribeiro e Castro, decidiu convocar um congresso extraordinário electivo, em função das críticas de que alega ser vítima, pretendendo uma clarificação e uma contagem de espingardas...
Quer-me parecer que o líder centrista tem perfeita noção que não tem "estaleca" para liderar o barco, sobretudo a partir de Bruxelas, e pretende ter uma saída airosa, deixando o ónus da mesma para a suposta facção oposicionista.
A verdade é que sob a sua taciturna presidência o partido apagou-se, deixou de ter um papel relevante na marcação da agenda política e afundou-se nas sondagens.
A oposição interna está apenas a fazer aquilo que deve.

domingo, março 19, 2006

PROCURA-SE

Procura-se um indivíduo que foi visto esta noite a roubar um golo limpo ao Rio Ave, quando o resultado estava 0-0.
Consta que tinha um apito na boca, havendo ainda informações de que sofre de uma tendência indisfarçavelmente maníaca para favorecer equipas vestidas de vermelho!

sábado, março 18, 2006

POR UM TRIZ!



A proposta de Filipe Soares Franco para alienação do património não desportivo do Sporting acabou há pouco de ser chumbada por um triz, no âmbito da Assembleia Geral realizada no Pavilhão Atlântico.
Seriam necessários dois terços dos votos expressos ( as abstenções não contam ), tendo o sim recolhido 12.998 votos (64,54 por cento) e o não 7.140 (35,46), tendo sido contabilizadas 546 abstenções.
Na qualidade de sócio e adepto leonino aguardo agora pela realização de eleições antecipadas e pelas propostas dos senhores que se limitaram a incentivar e a alimentar o "não" à alienação de património não desportivo.
Sendo Filipe Soares Franco o "meu" candidato - visto José Roquette não estar para aí virado - faço votos para que não vire as costas a estes 12.998 votos...

quinta-feira, março 16, 2006

QUE SPORTING QUEREMOS?



Atendendo ao período de grandes decisões que actualmente se vive no Sporting Clube de Portugal, aqui fica a minha opinião, enquanto sócio e adepto.

Ponto prévio:

Já anteriormente aqui o escrevi: não concordo com a realização desta Assembleia Geral, não tanto pelo objectivo a que a mesma se destina, mas sobretudo porque tal não faz grande sentido a poucos meses da realização de eleições.

Continuo a não encontrar outra adjectivação para este acto de Filipe Soares Franco, a não ser chantagem sobre a massa associativa do Sporting, e uma espécie de auscultação primária sobre a aceitação de uma sua eventual candidatura, junto do universo leonino.

Posto isto, mas em face de tudo aquilo que tenho lido, relido, ouvido, analisado, considero que o Sporting Clube de Portugal deve alienar o seu património não desportivo, sendo um dado adquirido que não tem competência para gerir, explorar e rentabilizar esses mesmos espaços, sinónimo de elevados custos de financiamento e reduzidas receitas.

Se há algo onde deve assentar a prioridade do nosso clube, e de quem o liderar, é indubitavelmente na excelência desportiva, leia-se na formação de atletas - onde a Academia representa um instrumento-chave -, no reforço e consolidação de equipas profissionais de futebol altamente competitivas, na retenção dos grandes talentos.
Creio que é chegado o momento de dizer não à repetição de casos como os de Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa, Paulo Futre e Cristiano Ronaldo, em relação aos quais andámos anos a fio a investir recursos materiais e humanos, sem qualquer retorno desportivo para o nosso clube, mas sim para os nossos clubes rivais.

Se o foco na construção de uma equipa altamente competitiva e ganhadora de títulos, com presença assídua na Liga dos Campeões, implica vendermos “gorduras” – passe o exagero do termo utilizado - e canalizarmos o investimento para a criação de fontes credivelmente geradoras de receitas, então aliene-se esse património não desportivo!

É um dado adquirido que a partir de uma equipa vitoriosa decorre o recrutamento de novos adeptos, a angariação de novos sócios, o aumento da venda de merchandising, uma maior receita de bilheteiras, um maior encaixe de receita proveniente dos direitos de transmissão televisiva, enfim, a uma maior quota de mercado no universo desportivo português e europeu corresponderá um significativo aumento de receitas que nos permitirá ter uma maior desafogo, cumprirmos os nossos compromissos perante os credores, leia-se a Banca, e sermos aquilo que há muito almejamos: autosuficientes.

Se pela alienação de património não desportivo tivermos arte e engenho – através de um aumento de liquidez – para incrementar consideravelmente as nossas receitas e em simultâneo reduzirmos o nosso passivo, o serviço da nossa dívida e os custos de financiamento, então estamos no rumo certo.

Se, ao invés, desbaratarmos uma das últimas medidas à qual podemos recorrer, então receio que definitiva e inexoravelmente estejamos a hipotecar o futuro do nosso clube.

Tal como as equipas que têm governado o nosso país, também nós temos uma de duas opções:

1. limitarmo-nos parcimoniosamente a equilibrar as contas e melhorar a saúde económico-financeira, não podendo assim realizar grande investimento por forma a não gerar no imediato mais custos;

2. investirmos em qualidade, gerando no curto prazo maior despesa, mas visando uma maior capacidade competitiva, ampliando assim o campo de probabilidade de mais vitórias e sucessos desportivos, o que nos permitirá aumentar também as receitas.

A primeira opção apresenta menores riscos mas também garante seguramente menos sucesso; a segunda é mais audaz – atendendo ao curto prazo - mas ao mesmo tempo pode levar o clube a mais sucessos desportivos, logo a maior e melhor saúde económico-financeira, a médio e longo prazo.

Dinheiro gasto sem retorno é mero custo; dinheiro que garanta retorno é bom investimento.

Por tudo isto, e porque não vejo qualquer alternativa consistentemente credível, apoio Filipe Soares Franco e voto favoravelmente a venda do referido património não desportivo.

O argumento apresentado por alguns, de que poderemos vir a ter uma loja do FCP ou do SLB no nosso próprio reduto, parece-me um exemplo despropositado, porque seguramente que nenhum desses clubes vive num desafogo financeiro que lhe permita gastar rios de dinheiro apenas para afrontar os adeptos de um clube rival. Eles também andam a contar minuciosamente os seus cêntimos. Não somos apenas nós!
A diferença reside no facto de nós sermos tradicionalmente um clube mais transparente!

Em relação aos candidatos a entrar na próxima compita eleitoral, e assumindo que Soares Franco avançará, pese embora todo o sportinguismo e paixão clubística que me é permitido identificar em Dias Ferreira, Sérgio Abrantes Mendes e demais candidatos, não creio que tenham condições ou apoios suficientes para apresentar projectos alternativos consistentemente credíveis. Ser um fervoroso sportinguista não chega.
É preciso ter capacidade para reunir e mobilizar equipas de qualidade, ter peso para negociar junto dos credores e saber elaborar e implementar sólidas estratégias de gestão empresarial, adaptada às singulares vicissitudes da realidade desportiva.
Nesta fase da vida do nosso clube, uma nova aposta num certo tipo de populismo, ancorado num discurso de facilitismo bacoco, seria o pior que nos poderia acontecer.

Nesse ponto, devo confessar, pese embora tudo o resto, que me tem impressionado a “qualidade” dos apoios que Filipe Soares Franco tem congregado à sua volta.

Em suma, e porque já vai longo este texto, explicito aqui inequivocamente o meu apoio a Filipe Soares Franco, assumindo – enquanto adepto e associado leonino – todos os riscos inerentes a tal opção.

Pode não ser a melhor mas neste momento não vejo outra alternativa!

QUERO...NÃO QUERO!

Afinal Santana Lopes já não pretende adquirir o Audi A8 que comprou quando assumiu a presidência da Câmara de Lisboa.
Diz que desistiu de comprar o Audi porque Carmona Rodrigues, a quem escreveu manifestando a intenção de ficar com o carro, não respondeu à missiva.
E pensar que nós - os lisboetas - é que tivemos de andar a pagar os devaneios e os tiques de novo-rico deste "artista".

OPA!

Última Hora

O Grupo Desportivo do Canidelo acaba de lançar uma OPA sobre o Sport Lisboa e Benfica oferecendo 2 cêntimos por acção.

A OPA não é considerada hostil dado o montante em causa, e não inclui o Eusébio...

Mais notícias no Telejornal...


(recebido via -e-mail)

ORA TOMA!

«Desejo toda a sorte ao Barcelona na Liga dos Campeões.
Quero que a ganhe».

Ricardo Quaresma

Ora aqui está alguém que não alinha pelo bacoco politicamente correcto e prefere - sem hipocrisias - dizer o que lhe vai na alma!

quarta-feira, março 15, 2006

GUIMARÃES, BELA CIDADE-BERÇO

E NÓS É QUE SOMOS CUBANOS...



Deputados do PS e do BE da Madeira denunciaram hoje terem sido vítimas de agressões verbais e ameaças físicas por parte do presidente da bancada social-democrata, Jaime Ramos, durante uma reunião de líderes parlamentares da Assembleia Regional.
Conhecendo tão bem a pacatez e a humildade da Ilha da Madeira e das suas gentes, confesso que cada vez estranho mais como é possível haver lá uma classe política tão trauliteira e desbocada.

CONSELHO DE ESTADO



Aníbal Cavaco Silva escolheu os cinco membros que pode designar para o Conselho de Estado.
São eles Marcelo Rebelo de Sousa, Manuela Ferreira Leite, o médico João Lobo Antunes, seu ex-mandatário nacional, o antigo ministro do PSD Manuel Dias Loureiro e Miguel Anacoreta Correia, dirigente do CDS-PP.
Sendo uma escolha alicerçada em óbvios critérios de qualidade, não deixa de ser curioso ver Marcelo integrar o mesmo. Nada como o ter por perto e bem controlado...

terça-feira, março 14, 2006

NOVO-RIQUISMO

Continuando na senda das patetices, agora é a vez de Santana Lopes. O ex-primeiro ministro quer adquirir o veículo que utilizou enquanto presidente da Câmara de Lisboa e que a autarquia colocou à venda a partir de 16 de Janeiro.
O Audio A8, adquirido em Agosto de 2003 por 99 800 euros (!), vai a leilão pela segunda vez amanhã e a base de licitação baixou de 62 500 para 50 mil euros.
Quer-me cá parecer que tudo isto é uma jogada de Santana Lopes para ficar com o carro quase a preço de saldo...para depois o revender.
Os tempos estão difíceis até mesmo para os playboys marialvas.

CONTORCIONISTA

Continuam a fazer o jogo dele.
O que esse tipo quer é que falem dele, caso contrário cairá no esquecimento...
Primeiro, passa a vida a dizer que tem sido convidado para regressar ao CDS, depois afirma que o seu nome anda a ser usado por outros, enfim, diz-se e contradiz-se com uma facilidade assustadora.
Tudo isto deve ser reflexo dos competentíssimos conselheiros que tem.

segunda-feira, março 13, 2006

MAR VERDE E BRANCO




Lindo, simplesmente lindo!
Só mesmo estando lá...como foi o caso.

BENF...O QUÊ?

Liga portuguesa de futebol:

1º FC Porto - 57
2º Sporting - 55
(...)

Não era o Sporting que há umas jornadas estava afastado do título, segundo opinião de alguns "iluminados" avermelhados?
Quando não há "colo" transparecem as carências e a falta de qualidade...

BALANÇO

Fazendo um balanço do primeiro ano de governação "socrática" - e vestindo a pele de Marcelo Rebelo de Sousa - classifico, sem hesitação, com nota 4 a actuação deste governo.
Em termos mais específicos, alguns ministros merecem negativa, a roçar o 3, casos de Isabel Pires de Lima (Cultura) e Alberto Costa (Justiça), enquanto António Costa (Administração Interna), Maria de Lurdes Rodrigues (Educação), Jaime Silva (Agricultura) e o próprio José Sócrates, contribuem para a subida da média final!

ESTARÁ NA MODA?

Sonae lança OPA sobre PT;
BCP lança OPA sobre BPI;
Pepsico lança OPA sobre Danone.

domingo, março 12, 2006

MILOSEVIC

Pergunta-se se o antigo presidente jugoslavo Slobodan Milosevic morreu de causa natural ou foi vítima de assassinato?
Sendo ele um facínora que mandou executar crimes de guerra, crimes contra a Humanidade e o genocídio nos conflitos na Croácia...who cares?
Menos um monstro à face da Terra!

sábado, março 11, 2006

MADRID, 11 DE MARÇO DE 2004

sexta-feira, março 10, 2006

HIPOCRISIA

A propósito de algo que se passou esta semana, no que ao futebol cá do burgo concerne, acho perfeitamente ridículo e hipócrita que alguns "puristas" se indignem pelo facto de nem todos os portugueses alinharem nessa parvoíce de se torcer por clubes lusos quando estes competem em provas internacionais.
Eu sou adepto do Sporting e incondicional apoiante da Selecção Nacional. Ponto final.
Por que raio hei-de eu apoiar um clube rival, se este até joga com 7 ou 8 estrangeiros no seu onze-base e se até o seu treinador é estrangeiro?
E então se o clube que defronta for oriundo de outro país, mas tiver 3 ou 4 jogadores portugueses e um treinador nascido "neste cantinho à beira-mar plantado", qual é que eu devo apoiar?
Pois...

ME GUSTA CATALUNYA

MENINO MALCRIADO



Se já é criticável o facto de algumas bancadas parlamentares não terem ontem aplaudido aquele que é o novel Presidente de "todos os portugueses", - apesar de alguns patetas considerarem essa atitude como aceitável - Mário Soares dá cada vez mais indisfarçáveis mostras daquilo que é: um menino malcriado que faz birra e que amua quando não lhe dão o brinquedo que tanto deseja!
Não ter felicitado Aníbal Cavaco Silva, na tomada de posse deste, foi um gesto de profunda má-educação, mau-perder e azia.
Ainda nos admiramos que a maioria dos portugueses tenham cada vez menos civismo e urbanidade?
Quando os exemplos que o apelidado "pai do regime" dá são deste calibre, creio que estamos elucidados!

quinta-feira, março 09, 2006

NOVOS DESAFIOS

Aí estão os 5 desafios lançados pelo novo Presidente aos portugueses:

1º a criação de condições para um crescimento mais forte da economia portuguesa, que Cavaco considera essencial para o combate ao desemprego e recuperação dos atrasos face à União Europeia.

2º a recuperação dos atrasos em matéria de qualificação dos recursos humanos.

3º a criação de condições para o reforço da credibilidade e eficiência do sistema de justiça.

4º a sustentabilidade do sistema de segurança social, com o chefe de Estado a denotar preocupação face a um crescente sentimento de ansiedade quanto à capacidade de o Estado assegurar no futuro o pagamento das pensões.

5º a credibilização do sistema político como o quinto desafio a que Portugal tem de responder.

ENTRADA COM O PÉ DIREITO



Na sua tomada de posse como Presidente da República, esta manhã, Aníbal Cavaco Silva proferiu um excelente discurso.
Apenas lamento que não tenha sido aplaudido por todas as bancadas parlamentares, sendo ele - a partir de hoje - o Presidente de todos os portugueses.
Infelizmente, o rancor e o sectarimo grassam na nossa vida política.

quarta-feira, março 08, 2006

DELÍRIOS

Apesar de estar a dar alguma importância ao "desertor", que evidentemente não a tem - nem nunca a teve - creio que Pires de Lima faz bem em pedir explicações ao líder do seu partido.
Pode ser que assim se conclua definitivamente que são meros "delírios" desse fulano que teima em se pôr em bicos-de-pés, para se fazer notar.

OS ENCARNADOS VENCERAM!

Estou mesmo muito feliz com esta jornada de 4ª feira da Champions League: os encarnados apuraram-se!
É verdade, os encarnados de... Londres - leia-se Arsenal - eliminaram o Real Madrid!

EM GRANDE FORMA



Com o regresso ao comentário político no programa quinzenal da SIC Notícias - "O Estado da Arte" - viu-se esta noite um Paulo Portas em grande forma.
Goste-se ou deteste-se, Portugal não pode desperdiçar o seu talento político. Há muito poucos com a sua inteligência, sagacidade e carisma.

terça-feira, março 07, 2006

MUCHAS GRACIAS



O meu sincero agradecimento ao FC Barcelona e a Ronaldinho Gaúcho por terem metido no bolso a bazófia do insuportável José Mourinho.
Ao contrário da maioria dos portugueses não alinho na bacoca adulação ao treinador português.

INVESTIMENTO

Digam o que disserem, os outros prometiam, este faz!

DEMASIADO CRUEL

Esta UEFA é demasiado cruel!
Depois de um Barcelona-Chelsea, hoje na Catalunha, quem é que quer saber amanhã do jogo entre os da cidade dos Beatles e os do bairro de Benfica?

HOJE CHOVE, AMANHÃ FAZ SOL

O CDS-PP considerou inconstitucional o aumento das taxas moderadoras, publicado hoje em Diário da República.
Estranhamente, este é o mesmo partido cujo líder - há aproximadamente 1 semana - comentou o fim da gratuitidade dos serviços de saúde públicos em Portugal, afirmando que «as coisas têm de ser pagas».
Afinal quantos CDS's existem?

segunda-feira, março 06, 2006

HAVE A KOKE!













Primeiro estranha-se, depois entranha-se!

CAVACO E SÓCRATES

"No plano político, em termos de concepção de economia, em termos de concepção de União Europeia e das grandes questões que determinam o futuro de qualquer país, não vejo uma diferença fundamental entre Cavaco e Sócrates.
(...)
Sinto inquietação por, no essencial existir uma maioria, um presidente e um governo de uma só política".

Jerónimo de Sousa

Ao contrário do líder comunista, e como já várias escrevi, eu - pelo contrário - sinto uma grande tranquilidade por saber que Presidente da República e Primeiro-Ministro estarão em sintonia, porque têm perfis idênticos e porque a sua visão para Portugal não diverge.
Mas eu não sou comunista...nem de Esquerda.

sábado, março 04, 2006

UNS MAIS IGUAIS DO QUE OUTROS



O deputado do PSD, Ricardo Almeida, que foi multado por 17 infracções, entre elas, cinco graves e uma muito grave, só pagou duas... e leves.
Abençoado princípio da igualdade entre cidadãos, previsto na nossa estimada Constituição.

ENTRE-OS-RIOS



Foi há 5 anos...

sexta-feira, março 03, 2006

NO BOM CAMINHO

Digam lá se o nosso "primeiro" não tem estilo? Como alguém uma vez disse, num tom de certo exagero, "o homem é uma mistura de George Clooney e de José Mourinho"...

Brincadeira à parte, cada vez gosto mais da atitude como governa o país: é decidido, pragmático, objectivo... e tem uma dose indispensável de mau-feitio, na qual me revejo inteiramente. Para além disso, quando alguém como ele consegue mexer com os parasitas e asfixiantes interesses corporativos deste país e começa a ser criticado por vários sectores, é muito bom sinal: é sinal de que está a governar!

Escrevia eu em Julho de 2004:

José Sócrates tem, para mim, o carisma, a capacidade de liderança, a experiência política, o pragmatismo, a inteligência, os quais são ingredientes que considero fundamentais para o competente exercício da liderança de um grande partido político. Eu apostaria em Sócrates para um futuro cargo de primeiro-ministro.

Não me está a desiludir!

ESTÁ QUASE...


Humm, quem é que eu vou condecorar hoje?

Já falta mesmo muito pouco tempo para que deixemos de ter em Belém um maníaco-dependente de condecorações...

TARZAN E JANE

"O primeiro-ministro quer ser o Tarzan da co-incineração."

Com mais esta pérola, Ribeiro e Castro - líder do CDS - nos brinda.
Com tão "original" analogia será que no seu subconsciente há um desejo inconfessado de querer ser a Jane?

quinta-feira, março 02, 2006

VENDETTA

Teve hoje lugar a interpelação parlamentar pedida pelo CDS/PP, sobre política externa, a Diogo Freitas do Amaral.
Num país que padece de tantos - e tão graves - problemas, parece-me perfeitamente absurdo que se gaste uma tarde a debater os cartoons blasfemos.
A ânsia de vingança e a dose de rancor dos centristas face ao seu fundador é tão descontrolada, que dão autênticas piruetas políticas apenas com o intuito de atacarem Freitas do Amaral.
E as incoerências políticas à volta desta questão são tão flagrantes que até o PCP assume a defesa do ministro, pasme-se!
Seria bom que os partidos de Direita lidassem com menos veneno em relação a quem deixa a sua militância activa. Eu próprio já provei desse veneno quando tive a lucidez de me desfiliar de uma formação política (embora marginal) à qual me tinha juntado, e cujos dirigentes também beberam muito do seu modus operandi nessa universidade que é o Largo do Caldas.
Provavelmente, nem é um problema genético desses partidos mas sim da tremenda falta de carácter de quem os dirige.

MENTIROSO



É definitivamente mais forte do que ele: o homem é patologicamente mentiroso!