terça-feira, novembro 29, 2005

BLOGUES DO ANO

Pelo terceiro ano consecutivo, aqui deixo as minhas escolhas - nas diferentes categorias - no que à blogosfera cá do burgo concerne:


BLOGUE "DIREITISTA"
>Último Reduto

BLOGUE "ESQUERDISTA"
>Bicho Carpinteiro

BLOGUE "UM CLÁSSICO"
>Abrupto

BLOGUE "VELHOS VALORES SEMPRE PRESENTES"
>Santos da Casa

BLOGUE "IRREVERENTE"
>Blogotinha

BLOGUE "SOLIDÁRIO"
>SolidariedadeBlog

BLOGUE "REGIONALISTA"
>Nortadas

BLOGUE "UM BOM REGRESSO"
>
Política Pura

BLOGUE "SONOLÊNCIA"
Por manifesta ausência de vontade em querer divulgar espaços muito pouco estimulantes, quero no entanto referir que os eleitos ainda são uns quantos...um pouco na lógica do "eles sabem que eu sei que eles sabem que foram eleitos!"

BLOGUE "LEITURA DIÁRIA OBRIGATÓRIA"
>Congeminações

BLOGUE "DESPORTIVO"
>Simplesmente Briosa

BLOGUE DO ANO
>Blasfémias


Até para o ano!

SUGESTÃO DE LEITURA



UM PAÍS ENCANTADO, de Luís Miguel Rocha

OTÁ(RIOS) - O GRANDE EMBUSTE

Otá(rios) que fundam novos partidos procurando vingar-se de quem não lhes deu trela na organização partidária onde estavam, acabando por criar um grande embuste sem ideologia, sem ideias, sem propostas, aliás, sem ponta por onde se lhe pegue.
Se o objectivo é apenas o de brincar aos partidos, imitando os políticos a sério, então até compreendo...mas a "coisa" tem os dias contados!
Graças a Deus!

PEDIDO DE DESCULPAS

Peço imensa desculpa a todas aquelas inúteis, cobardes e anedóticas criaturas que, prestando vassalagem ao seu dono, ocupam grande parte do seu (pouco) precioso tempo a escreverem comentários insultuosos neste espaço.
Sendo assim, a partir deste momento, têm que ir "insultar" para outra(s) freguesia(s)!
Aqui, já era...

Informo ainda que, a pedido do editor deste espaço, e ainda relacionado com outras "estórias" ocorridas há alguns meses, as autoridades competentes procedem à recolha dos respectivos IP's para posterior identificação dos autores.

SO WHAT?

O director da Agência Central de Informações norte-americana (CIA), Porter Goss, não desmentiu hoje a existência de prisões secretas da CIA na Europa e em diversas partes do mundo onde estarão detidos suspeitos de terrorismo.
Confesso que não percebo tanta indignação, hipocrisia e barulho à volta deste tema: será que a doutrina de Mário Soares, que defende a necessidade de estabelecimento de pontes de diálogo com terroristas começa a generalizar-se?
Será que elementos fortemente suspeitos de ligações terroristas devem ser tratados com bolachinhas e leitinho?

A GRANDE DÚVIDA

Tenho uma dúvida que permanentemente me assalta: estes textos que os seus amiguinhos religiosamente divulgam, serão escritos pelo próprio?

Como dizia frequentemente um amigo meu:
Há os vagos em matéria profunda;
Há os profundos em matéria vaga;
E depois há os f.d.p.!

IRAN/CUBA


Esta semana, no Irão, uma formiga foi barbaramente atropelada por um elefante ao não respeitar um sinal vermelho.
Via: IRAN ANTS


Em Cuba, as pulgas continuam a sua luta devido à crescente escassez de cães.
Na clandestinidade, as visadas tendem a virar-se para os gatos.
Via: PERROS LIBRES.COM


Inauguro assim, aqui e agora, esta secção chamada "umas fumaças do mundo (muito)selvagem e (pouco)livre"!

FRASE IMBECIL DA SEMANA

"Steve Forbes dá-nos razão!"

Eh, eh, vão-me desculpar, mas é mesmo difícil parar de rir, perante tamanha parvoíce!
Abençoadas cabeças, por tão iluminadas elas serem.

FICÇÃO OU REALIDADE?



O Último Papa.

Um livro sobre algo que nunca foi bem explicado: a morte de Albino Luciani, Papa João Paulo I, no dia 28 de Setembro de 1978.

DISPARATES

"Há privatizações a mais"

Mário Soares

Com tamanho chorrilho de disparates, Mário Soares arrisca-se a entrar no Guinness Book of Records.
É impressionante como se consegue dar cabo de uma carreira política prestigiada e de sucesso, fazendo uma campanha eleitoral extemporânea e anacrónica; independentemente da sua provecta idade, Soares prova - a cada dia que passa - que simplesmente parou no tempo...

segunda-feira, novembro 28, 2005

CAMPANHA PRESIDENCIAL

Eis a melhor forma de a resumir:
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!
Esperemos que com a chegada dos debates a coisa melhore, caso contrário, aderimos todos à causa monárquica!

VERDADEIROS ARTISTAS

Todos aqueles que não assumem os seus erros e que preferem iludir a opinião pública com o discurso de que são constantemente prejudicados e que não assinalam grandes penalidades (que só eles e um punhado de paus-mandados da comunicação social vêem) a favor das suas cores.
É preciso ter muita lata para histericamente pedir penalty quando a bola bate no braço de um defesa do Belenenses, o qual até tenta afastar o braço da mesma.
A agremiação do bairro de Benfica no seu melhor...

sexta-feira, novembro 25, 2005

OS GÉNIOS SÃO ETERNOS


George BEST
1946-2005


Final da Taça dos Campeões Europeus
29 Maio 1968
Londres, Estádio do Wembley


MANCHESTER UNITED - BENFICA : 4-1

92 225 espectadores/Árbitro : M. Lo Bello (Itália).
Golos : Charlton (53', 99'), Best (93'), Kidd (94') para o Manchester. Jaime Graça (79') para o Benfica.

MANCHESTER UNITED : Stepney - Brennan, Foulkes, Crerand, A. Dunne - R. Charlton, Stiles - Best, Kidd, Sadler, Aston.
Manager : Busby.

BENFICA : Henrique - Adolfo, Humberto, Jacinto, Cruz - Jaime Graça, Coluna - José Augusto, Torres, Eusébio, Simões.
Manager : Otto Glória.

quinta-feira, novembro 24, 2005

ITÁLIA

O famosíssimo Italian way of life!

QUALIDADES TÉCNICAS

"As qualidades técnicas de Cavaco Silva são um mito (...) este nunca foi posto à prova quando as circunstâncias mudaram."

Esta "pérola" é da autoria de Mário Soares (mais uma...); pelo menos, mito ou não, fala-se das qualidades técnicas de Cavaco, mas alguma vez se falou das de Soares?
Pois, é difícil falar do que não existe, não é?

LANÇAMENTO DO LIVRO DE JOSÉ MANUEL ANES

[Ésquilo lança em Lisboa as obras «Os Jardins Iniciáticos da Quinta Regaleira», de José Manuel Anes, e «A Revelação de Pedro e Outros Textos Gnósticos», volume III da Biblioteca de Nag Hammadi]

CONVITE

aos nossos leitores e amigos:

A Ésquilo – Edições e Multimédia tem o prazer de convidar V. Ex.ª para o lançamento da obra «Os Jardins Iniciáticos da Quinta da Regaleira», da autoria de José Manuel Anes, que terá lugar no Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, terça-feira, 6 de Dezembro, pelas 19h00.

A entrada para o evento será efectuada pela porta que está virada para o Rossio, por debaixo das arcadas.

A apresentação da obra estará a cargo da Prof.ª Doutora Helena Barbas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e do Prof. Doutor Pedro Gomes Barbosa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Na sessão será igualmente apresentado o livro «A Revelação de Pedro e outros Textos Gnósticos» que finaliza a edição integral e inédita em Portugal da Biblioteca de Nag Hammadi.

No final da sessão será servido um Porto de Honra.

ZZZZZZZZZZ

É impressão minha ou certos bocejos de blogues nunca, nunca, nunca desistem de ser enfadonhos e de escrever comentários - assinando com outros nomes - nos seus próprios espaços virtuais, muitas vezes tecendo elogios...a si próprios?
O problema é quando lhes estala o verniz e desperta a falta de educação que têm dentro de si.
Quem não os conhece que os compre...porque eu já os conheço bem!

quarta-feira, novembro 23, 2005

AMBIENTE ESCALDANTE NO CALDAS

"Não dou troco"

António Pires de Lima

Com esta declaração, o deputado centrista reagiu às críticas do secretário-geral do partido, Martim Borges de Freitas, àcerca da entrevista que Pires de Lima havia dado ao Expresso, na qual declarou que teria muito orgulho em ser um dia líder do CDS.

Confesso que não entendo a reacção do secretário-geral do CDS, até porque outros - que já saíram do partido - tentaram instaurar idênticas linhas estalinistas no Largo do Caldas, e com maus resultados...para eles.

Se eu fosse militante centrista ficaria muito satisfeito por saber que alguém da qualidade de Pires de Lima tem ambição em ser líder do partido.

Enfim, só lideranças fracas se podem sentir ameaçadas com declarações dessas...

PING-PONG

Manuel Alegre reiterou a versão de que foi, até Julho, o candidato desejado pelo secretário-geral do PS para as presidenciais e desmentiu José Sócrates, o qual tinha já negado ter tido qualquer conversa nesse sentido.

Se eu tivesse que dizer quem é que está a falar verdade neste pouco edificante ping-pong socialista, apostaria, sem hesitar, em Manuel Alegre, porque ainda hoje desconfio do modo e dos contornos como Mário Soares passou a ser o candidato presidencial formalmente apoiado pelo PS.

FLAMA

O deputado do PSD/Madeira, Gabriel Drumond, voltou, na terça-feira, a exigir, perante o plenário da Assembleia Legislativa, a realização, «a bem ou a mal», de um referendo quanto à independência da região.

Parece que a FLAMA continua a ter convictos seguidores na ilha: por mim, apesar da simpatia que tenho pelas gentes madeirenses, façam favor...Seguramente que o Orçamento de Estado seria aliviado e talvez essa intragável classe política madeirense visse o que era viver sem as benesses que daqui vão. De certeza que a farolice de Alberto João e de seus apaniguados se reduziria.

terça-feira, novembro 22, 2005

TERRORISMO E TERRORISMOS

Mais informação aqui.

sábado, novembro 19, 2005

DEUS ESCREVEU DIREITO, POR LINHAS TORTAS



Hoje em Braga lá apareceu o "colo" do costume mas no final acabou por se fazer justiça!
Já agora, será que não há castigo para a atitude nojenta de quem insinua que os adversários se injectam, como foi o caso daquele rapazinho de corte de cabelo efeminado, chamado Nuno Gomes?
Por acaso ele até fez o gesto muito bem...

sexta-feira, novembro 18, 2005

ABUTRES

Todos aqueles que autenticamente "aproveitaram", de modo despudorado, a morte de um soldado português, hoje no Afeganistão, para reiterarem que foram contra a invasão desse país e que se opuseram à presença de forças militares nacionais no mesmo.

HOMO...

Anda por aí um blogue de um tipo afecto a um grupito que há uns tempos andou de candeias às avessas com Paulo Portas.
Não sei porquê mas esse fulano tem escrito a palavra "homossexualidade", e derivados, com uma frequência que dá para desconfiar: auto-negações?

quinta-feira, novembro 17, 2005

DIA NACIONAL DO NÃO FUMADOR

IMPERDÍVEL



Retrospectacle: The Supertramp Anthology ( 2 CD's)

ESTALOU A GUERRA CIVIL?

Paulo Portas deu finalmente sinal de vida e quebrou o silêncio que tem vindo a manter desde Dezembro, desta vez para aconselhar alguma humildade a José Ribeiro e Castro, a propósito da disciplina de voto que foi imposta à bancada parlamentar sobre os projectos de lei sobre procriação medicamente assistida.
Parece que está dado o mote para que a facção que se opõe ao actual líder centrista comece definitivamente a operacionalizar a guerra civil que há muito se previa viesse a ocorrer no Largo do Caldas...

SOARICES

Mário Soares deu hoje os primeiros sinais daquilo que espera José Sócrates - caso regresse a Belém - ao afirmar que tem algumas dúvidas sobre o investimento no novo aeroporto da Ota.
Para terminar, não podia deixar de provocar Cavaco Silva ao afirmar que este era o grande responsável pelos problemas orçamentais do país.
Será que alguém pode informar o velho patricarca socialista - nada dado a estas questões da economia - que a grande derrapagem orçamental se deu durante os consulados de...Guterres?
É certo que cada um pode "pintar" a realidade conforme lhe seja mais conveniente, mas convém ser minimamente sério, e Soares não o está a ser!

quarta-feira, novembro 16, 2005

RESPOSTA A SOARES

No seguimento do rol de afirmações desbocadas, Mário Soares teve hoje a resposta adequada por parte de Manuel Alegre, o qual considerou de de muito mau gosto uma declaração do seu camarada de partido, segundo a qual todos os candidatos a Belém deveriam apresentar o seu boletim médico:

«É brincadeira de muito mau gosto. Com isso não se brinca.»
(...)
«Toda a gente sabe que tive um enfarte e que recuperei. Estou perfeitamente em condições, segundo a opinião dos meus médicos.»

Com tantos tiros no pé em tão pouco tempo, das duas uma: ou Mário Soares tem a provecta idade a toldar-lhe a lucidez e o bom-senso, ou então finalmente estamos a ter oportunidade de conhecer o verdadeiro Soares.
Eu aposto mais na segunda hipótese!

RECORRENTE

Mário Soares descreveu hoje Cavaco Silva como «hirto, complexado e aflito» na entrevista transmitida pela TVI na segunda-feira.
Para alguém que quer voltar a ser o presidente de todos os portugueses, Mário Soares cada vez menos consegue disfarçar a sua intolerância, truculência e um patológico complexo de superioridade.
Felizmente para todos nós que o seu adversário está a responder a todas estas provocações como uma grandeza exemplar, deixando bem vincado quem é que afinal tem perfil para ser o próximo inquilino do Palácio de Belém.

segunda-feira, novembro 14, 2005

ENTREVISTA



Aníbal Cavaco Silva é o convidado de hoje no ciclo de entrevistas que a TVI tem vindo a realizar com os candidatos à Presidência da República.

ANÍBAL, NÃO LHE DÊS CAVACO!

«Aqueles que fogem aos debates e recusam falar do que pensam para o país não estão bem consigo próprios».

Mário Soares

Como diria o povão: o que o Marocas quer é conversa!
Mas como o Aníbal não lhe liga - e faz ele muito bem - lá vai o candidato socialista laico, maçon e republicano, falando sozinho...

CARTAS



E eu que sempre pensei que as cartas que se guardavam religiosamente eram as de...amor!

O PRÍNCIPE ROSA CRUZ



Depois de ter publicado "O Maçon de Viena", José Braga Gonçalves acaba de lançar "O Príncipe Rosa-Cruz".
Tendo como tema Sebastião José de Carvalho e Melo - vulgo Marquês de Pombal - e a sua ligação à Maçonaria, parece que lendo nas entrelinhas deste livro, muita gente vai ficar uma vez mais com as orelhinhas quentes...

MACRO CAUSA


Cão de fila brasileiro

Atendendo a tanta baboseira que repetidamente vão escrevendo na blogosfera, podem alguns néscios fazer o favor de hibernarem durante uns tempos?
Podem ainda aproveitar esse interregno para irem dar banho ao cão...

domingo, novembro 13, 2005

NOVO LIVRO




Os Jardins Iniciáticos da Quinta da Regaleira

«A Quinta da Regaleira, com os seus jardins, poços, grutas e capela, sugere, pois, fortemente, um percurso iniciático (simbólico ou real) que une, de um modo coerente e evolutivo, os diversos locais simbólicos e míticos nela presentes, na perspectiva da Iniciação aos Mistérios em geral e de diversas iniciações esotéricas em particular: todas as que seguem esse ‘arquétipo’, isto é, o de um caminho que vai das Trevas à Luz.»

José Manuel Anes



O presente livro faz uma síntese actualizada das investigações do autor sobre esta Quinta maravilhosa, onde o Paganismo e o Cristianismo se harmonizam exemplarmente, estudando-a a partir do ‘centro de gravidade’ que são os seus Jardins Iniciáticos, dos quais decorre a leitura da Regaleira no seu todo. Propõe-se também aos leitores, através do texto e da imagem, um percurso ‘iniciático’ pela Quinta – com referências às correntes literárias, religiosas, espirituais e esotéricas ocidentais –, convidando-os a uma vivência deste riquíssimo e fascinante imaginário que, para alguns, poderá ter ainda uma marcante dimensão espiritual.

José Manuel Anes, investigador das espiritualidades e das religiosidades (das antigas às novas, das tranquilas às violentas, das exotéricas às esotéricas), estuda desde 1989 a Quinta da Regaleira tendo começado a publicar diversos artigos e livros sobre a obra de Carvalho Monteiro e Luigi Manini, a partir de 1990-91. Tem sido um dos maiores divulgadores da Regaleira, particularmente na sua dimensão simbólica, mítica e iniciática. Foi por sua iniciativa que ela foi classificada pelo IPPAR como imóvel de interesse público.

sábado, novembro 12, 2005

FESTA DA LUZ



Na tarde de sábado, dia 12, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda da Capelinha das Aparições, percorre as ruas da cidade de Lisboa. Milhares de fiéis são aguardados nesta Procissão da Luz.
O cortejo parte da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, por volta das 17h. A procissão segue depois por alguma da principais ruas da cidade, nomeadamente Saldanha, Marquês de Pombal e Av. da Liberdade
A Festa da Luz termina nos Restauradores, local onde o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, consagra a cidade de Lisboa à Virgem Maria.
O dia termina com uma Vigília de Oração na Igreja de S. Domingos, na presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima.
A transmissão é assegurada em directo pela RTP1.

quarta-feira, novembro 09, 2005

SE DÚVIDAS HOUVESSE

"Não recebi qualquer tabuleiro de xadrez...pelo menos, que me lembre!"

Jorge Coelho, no programa Quadratura do Círculo

NÃO TEM EMENDA!

No dia em que constou que o ministro da Defesa, Luís Amado, atribuiu, no final de Julho, um subsídio de 20 mil euros à Fundação Mário Soares, este vem a terreiro - e no âmbito da pré-campanha presidencial - insistir que se define como “o anti-Salazar”.
Mas será que não há um único elemento da sua entourage que lhe diga que esse discurso está gasto, estafado e que é perfeitamente anacrónico?
Faltando-lhe melhores argumentos para convencer os portugueses lá volta ele a enredar-se em absurdas viagens no tempo...

ANTÓNIO PIRES DE LIMA



Com a oficialização da saída de António Pires de Lima, da presidência da Compal, na sequência da aquisição desta empresa por parte do consórcio liderado pela Caixa Geral de Depósitos (80%) e que integra a Sumolis (20%), o mundo empresarial apresta-se para perder um dos mais brilhantes gestores da sua geração, mas ao invés a vida política nacional pode ficar a ganhar, e muito. E sei bem do que falo, porque tive oportunidade de me cruzar com ele no âmbito profissional.
Se o deputado centrista decidir dedicar-se de corpo e alma à actividade política, talvez a Direita volte a ter um líder carismático, aguerrido e inteligente.

DISCUSSÃO DO ORÇAMENTO



Na sessão de debate na generalidade do Orçamento de Estado - esta tarde na Assembleia da República - José Sócrates tem estado firme, seguro e consistente.
É pena que alguns patetas mal-intencionados confundam capciosamente essa postura com arrogância.
Aliás, o primeiro-ministro tem estado tão bem que cada vez menos parece um político de Esquerda.

terça-feira, novembro 08, 2005

L'ETAT SERAIT FERME ET JUSTE



«Rétablir l'ordre prendra du temps.»
«L'Etat serait ferme et juste. Il ya a la possibilité de sanctions pénales pouvant aller jusqu'à deux mois d'emprisonnement pour ceux qui refuseraient de se soumettre aux mesures de restriction de la circulation.»
«Le rétablissement de l'ordre public est un préalable, notre responsabilité collective est de faire de ces quartiers sensibles des territoires comme les autres de la République.»


Dominique de VILLEPIN
(Primeiro-Ministro de França)

ORFANDADE DE VALORES



Num mundo onde a Esquerda conseguiu fazer singrar as suas teses de facilitismo, de desrespeito para com a ordem e a disciplina, e onde se questiona e aliena a autoridade de pais, forças policiais, professores e do próprio Estado, talvez tenhamos que nos habituar à inevitabilidade destas imagens.
É o vazio de valores no seu esplendor!

ESQUERDICES

Como é possível - atendendo ao que se está a passar em França - que a Esquerda venha com paninhos quentes defender as "pobres" minorias de imigrantes que apenas estão a dar vida à sua indignação face a uma integração falhada na sociedade francesa?
Atendendo à violência generalizada - perfeitamente básica e primária - como pode vir o "bloquista" Daniel Oliveira convictamente afirmar que a culpa é do Ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, o qual ao proferir termos injuriosos para com as minorias étnicas, acabou por dinamitar e detonar toda esta situação?
O que eu sei é que muitos desses jovens que andam a provocar distúrbios e arruaças, são cidadãos franceses - muitos deles de 2ª e 3ª geração - e que nada justifica esses actos, muito menos o facto de eventualmente estarem desempregados. Não nos esqueçamos que alguns estão referenciados pelas autoridades policiais como sendo membros de gangs que se dedicam ao tráfico de droga e ao crime organizado.
É inquestionável que qualquer país deve criar políticas que visem integrar condignamente todos aqueles que acolhe, mas a verdade é que muitos, pura e simplesmente, não fazem sequer um esforço para se adaptarem à realidade cultural local.
Atente-se no belo exemplo da comunidade portuguesa, a qual se integra na perfeição, aprende usos e costumes locais, domina o idioma do país que a acolhe, sendo reconhecida como trabalhadora e respeitadora, e que raramente vê algum dos seus envolvido em tumultos.
Querer branquear actos de terrorismo urbano perpetrados por energúmenos que não respeitam nada nem ninguém, é simplesmente lamentável, por muitas teorias de carácter sociológico e antropológico a que se recorra.
São as habituais teses da "treta" recorrentes de alguma Esquerda.

ESCUMALHA!


segunda-feira, novembro 07, 2005

12,3%

A proposta do Orçamento de Estado para 2006 prevê um aumento de 12,3% nas despesas dos gabinetes dos membros do Governo.
É curioso que tal aconteça num período em que se pede sacrifício aos portugueses e num governo cuja imagem de marca pretende ser de contenção e de sobriedade.
Seria lógico que na actual conjuntura as verbas dos gabinetes dos ministros tivessem um crescimento próximo do zero, ou quanto muito, registassem aumentos iguais à inflação.
Parece que certos vícios nunca morrem, independentemente da cor política de quem governa.

ROUBALHEIRA

O Rio Ave empata na Luz, sofrendo dois golos a partir de livres cujas faltas não existiram e ainda vê ser-lhe sonegada uma grande penalidade.
O espantoso disto tudo é que os responsáveis do adversário é que ainda se vêm queixar da arbitragem.
Bendita miopia que grassa pelas bandas do bairro de Benfica...

domingo, novembro 06, 2005

AL-QAEDA



Cada vez acredito mais que estes distúrbios que estão a ocorrer em França - e que já chegaram a Paris - têm "mãozinha" da Al-Qaeda.
Parece-me cada vez mais evidente que há manipulação e instigação junto da comunidade imigrante muçulmana com o intuito de desencadear a desordem social.
E já agora: que diz Jean-Marie Le Pen de tudo isto?

sábado, novembro 05, 2005

POSE DE ESTADO



Uma imagem vale por mil palavras...

E A VENCEDORA SERÁ...

Comentava corrosivamente um amigo meu que estas eleições presidenciais que se avizinham vão ser uma disputa entre as Maçonarias francesa e inglesa.
Será assim?

SANGUE LEONINO



Em meu nome e em nome dos sportinguistas fervorosos que anonima - mas apaixonadamente - escrevem no blogue Sangue LEONINO, quero agradecer ao Diário de Notícias a distinção com a qual fomos brindados.

sexta-feira, novembro 04, 2005

E CÁ?

Cerca de 400 viaturas foram incendiadas, sobretudo nos arredores de Paris, e 27 autocarros foram destruídos na sequência de mais uma noite de violência na capital francesa entre a polícia e os jovens de bairros pobres e com uma população sobretudo imigrante.
Será que alguém - aqui em Portugal - já parou para pensar que o mesmo tipo de violência e de distúrbios pode acontecer no nosso país?
Com a política de Imigração que temos, com a proliferação de guetos e com um número crescente de gangs étnicos, não me parece que estejamos assim tão imunes a algo do género...

quarta-feira, novembro 02, 2005

EM BUSCA DO TABULEIRO DE XADREZ



Começou a época de caça ao coelho...
Desta vez não se pode dizer que seja uma retaliação perpetrada pelo Governo.

PATÉTICO

Ao ouvir hoje a entrevista do candidato presidencial Mário Soares à jornalista Constança Cunha e Sá, ficámos todos a saber que só pode ser bom Presidente da República quem tem muitos livros publicados (nove, no caso) e percebe de Filosofia e Direito.
Cada vez mais patético...

IN MEMORIAM


ROSA PARKS
1913-2005

terça-feira, novembro 01, 2005

OFEREÇAM-LHE UMAS PANTUFAS!



Mário Soares voltou hoje a acusar Cavaco Silva por este ter afirmado não ser um político profissional, já que segundo Soares está na moda dizer mal da política, acusando ainda o seu adversário nas eleições presidenciais de falta de coragem para assumir essa condição.
O facto é que nos últimos 10 anos Cavaco Silva exerceu a profissão de docente universitário, auferindo o respectivo ordenado - longe da política, portanto - enquanto Mário Soares, exceptuando os rendimentos provenientes do Colégio Moderno - que lhe foi deixado pelo pai - sempre viveu "à conta" da política.
Mas como o senhor começa a ser fastidiosamente repetitivo e como parece não ter ideias para Portugal, talvez alguma alma caridosa lhe pudesse oferecer um bom par de pantufas.
A grande maioria dos portugueses agradeciam!

ACONTECEU HÁ 250 ANOS...



A maior catástrofe natural que alguma vez aconteceu em Portugal foi o terramoto de Lisboa, no dia 1 de Novembro de 1755, às 9h20m da manhã.
Nesse terramoto morreram cerca de 60 mil pessoas. Destas, cerca de 20 mil morreram em Lisboa (na época, viviam 250 mil pessoas nesta cidade!).
Apesar de o terramoto ter sido em Lisboa, o tremor de terra foi tão forte que provocou estragos em todo o país e sentiu-se até ao Sul de França e ao Norte de África!



O sismo foi seguido de um tsunami - que se crê terá atingido a altura de 20 metros - e de múltiplos incêndios, tendo feito mais de 100 mil vítimas mortais. Foi um dos mais mortíferos terramotos da história.
Os geólogos modernos estimam que o sismo de 1755 atingiu 9 graus na escala de Richter.