domingo, abril 25, 2010

DISCURSO JUDICIOSO DE AGUIAR BRANCO

«Lenine escreveu um dia estas palavras: 'Uma organização morre quando os de baixo não querem e os de cima já não podem'. Senhor Presidente da República os de cima estão quase a não poder»

«É uma oportunidade para os partidos do eixo constitucional recentrarem o texto fundador do Estado. Mais do que nunca temos que o normalizar, depurá-lo de velhos vícios de pensamento, eliminar os preconceitos ideológicos. Não se trata de acabar com o Estado social, este é que se arrisca a ser inviável se nada fizermos. Não se trata de eliminar a autoridade do Estado, este é que se arrisca a deixar de a ter se nada fizer. Não se trata de acabar com a igualdade de oportunidades, ela é que pode ter os dias contados se nada se fizer»

«Liberdade apenas para os membros do Governo e para os membros do partido não é liberdade de todo.Quase cem anos volvidos, que frase tão actual, tão cheia de verdade»

«A política portuguesa continua mergulhada em preconceitos ideológicos, que se revelam nas palavras e atitudes. A ala esquerda desta Assembleia parece recear a afirmação do sentido de nação, a ala direita parece temer o sentido do uso do cravo vermelho»