sábado, dezembro 01, 2007

A CULPA DOS McCANN


O Autor

Manuel Catarino é chefe de redacção do Correio da Manhã. Como jornalista, a sua carreira está ligada à grande reportagem sobre o crime. A sua intuição jornalística, aliás, aproxima-o bastante de um investigador criminal, o que muito se deve ao seu intenso conhecimento do «modus operandi» da polícia. Iniciou a actividade profissional em 1986, no jornal O Dia. Foi fundador do Diário Europeu. Fez parte da redacção do semanário Tal & Qual, onde se destacou como repórter durante sete anos. Foi editor e chefe de redacção do 24 Horas. Aqui publicou, por exemplo, três grandes dossiers: «Os golpes que abalaram Salazar», «As grandes operações da Guerra Colonial» e «Crimes que chocaram Portugal». Foi editor da revista Focus e colaborou na Grande Reportagem. Colabora na Sábado.

O título deste livro, A Culpa dos McCann, não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida. Este livro é essencialmente um trabalho jornalístico. Recorda factos amplamente noticiados e discutidos nos jornais, nas rádios, nas televisões. Não aponta um dedo acusador aos McCann. Ajuda o leitor no labirinto de notícias sobre o desaparecimento de Madeleine.

Primeiros exemplares do livro, imagem da capa e informações sobre a sessão de lançamento disponíveis a partir de 2ª feira, 3 de Dezembro.