domingo, março 18, 2007

HABILITAÇÕES...

Anda por aí muita gentinha preocupada em investigar as reais habilitações académicas de José Sócrates.
Como não conseguem arranjar outros argumentos para questionar a sua inegável competência enquanto Primeiro-Ministro, lembraram-se agora de se agarrar a esse "osso".
Sendo uma questão absolutamente menor, vinda apenas da cabeça elitista e atrofiada daqueles que ainda acreditam que é um canudo que garante o perfil para se ser líder de um Governo, gostaria de relembrar que Maldonado Gonelha, um dos melhores ministros que este país conheceu, não era licenciado, John Major, sucessor de Margaret Thatcher no nº 10 de Downing Street, e antigo Ministro das Finanças, nunca andara numa Universidade, e mesmo Ronald Reagan, um dos presidentes mais marcantes da história dos EUA, também nunca chegou a obter um canudo.
O curioso é que alguns dos que andam agora a chafurdar nas habilitações de Sócrates fazem parte da clique daquele que um dia chegou a líder de um partido, do qual já saiu, e que se licenciou à pressa - se é que realmente o conseguiu - para poder ser tratado por "Dr." nas entrevistas televisivas e nas reuniões do seu partido.
O facto é que ainda hoje não se tem a certeza se concluiu a licenciatura em Direito na Universidade Católica, podendo mesmo não ter as habilitações exigidas para exercer a actividade de docente (convidado... o que rima com cunha) em algumas instituições de ensino superior.
É curioso, não é?
Já agora: é bem preferível ter um José Sócrates, até mesmo só com a 4ª classe, em São Bento do que um Santana Lopes com 6 ou 7 doutoramentos.