quinta-feira, outubro 25, 2007

NÃO HÁ DUAS SEM TRÊS?

Ao contrário do que aconteceu com António Guterres e Durão Barroso, espero que José Sócrates paute o seu comportamento por uma ética exemplar; quero acreditar que ele não esteja apenas a aproveitar o cargo de primeiro-ministro para granjear um crescente prestígio internacional e que à primeira oportunidade não vire as costas a quem nele confiou, preferindo antes abraçar um qualquer apetecível cargo internacional.
Confesso que não tenho pingo de pachorra para aturar um Luís Filipe Menezes ou novamente um Pedro Santana Lopes - e respectivas cliques - ao leme deste país. Duvido seriamente que Portugal resistisse a nova vaga aventureira...

terça-feira, outubro 23, 2007

PRESUNÇÃO E ÁGUA BENTA...

Luís Filipe Menezes, em declarações à comunicação social, teima em intitular-se "líder da oposição".
Ficar-lhe-ia bem um pouco mais de humildade já que é líder (ou co-líder), mas sim do maior partido da oposição, o que não é exactamente a mesma coisa. Ele que comece a "pedalar", que mostre aquilo que vale - ou não - e depois se verá se merece mesmo o epíteto de líder da oposição, ou não!

O FILIPE TEM PAPÁ RICO!

Quando a CMVM perguntou a Jardim Gonçalves se deu 12 milhões ao filho, ele respondeu:
- OH PUIS DEI !!

EGOÍSMO DE ELITE



Sendo uma empresa que conheço muito bem, não fico nada admirado com mais uma atitude de puro egoísmo dos senhores pilotos da transportadora aérea portuguesa.
Uns tipos que sempre tiveram como única preocupação a defesa corporativa dos seus interesses, marimbando-se constantemente para os demais colegas e para o prejuízo que as suas greves causam à companhia, e consequentemente ao país, só podiam ter mesmo um elogio por parte de Alberto João Jardim.
O vergonhoso disto tudo é o facto da greve desta "elite" se prender com um protesto contra o aumento da idade da reforma - para os 65 anos - e contra a alteração do valor das pensões.
O que não dizem é que muitos deles deixam de voar na TAP aos 60 anos, ganhando o direito a auferirem reformas milionárias, indo ainda trabalhar para companhias privadas, ganhando ainda mais do que aquilo que auferiam na companhia estatal.

segunda-feira, outubro 22, 2007

UMA QUESTÃO DE PN...'S!

Não percebo os motivos para tanto alarme e espanto... É uma mera questão de troca da última letra da sigla, porque na realidade, de há algum tempo a esta parte, já pouco ou nada os separava ideologicamente.
O hilariante disto tudo é ver alguns, entre os quais o líder dos "invadidos", fazerem um esforço para mostrarem que estão indignados e que afinal não são aquilo que sempre mostraram ser: nacionalistas.
Aquela loira com ar de cabeleireira abriu-lhes a porta e eles estão a aproveitar a gentileza. Nada mais. Apenas mais um micro-partido a saque!
Consta que alguns dos "invadidos" vão aproveitar este momento para saltarem fora, indo de encontro aos laranjinhas que, também segundo consta, estão preparados para os receber de braços abertos, agora que são liderados pelo "Sarkozy à moda de Gaia"!

QUERES PERDÃO? VAI AO BCP!

Se não tens pai rico nem ganhaste a lotaria, vai ao BES...
Se tens um pai rico, e de preferência banqueiro, vai ao
BCP!

Podemos não gostar de Joe Berardo e do seu estilo ostensivamente novo-rico, colorido por aquele linguarejar meio português, inglês e "bronquês", mas ao mesmo tempo temos que lhe dar valor pela coragem que tem demonstrado ao afrontar estes senhores que cultivam um estilo insuportavelmente arrogante de banqueiros tradicionais, e que teimam erroneamente em acreditar que não têm de dar satisfações a nada nem a ninguém.

sábado, outubro 20, 2007

HIPÓCRITAS!



Enquanto membro devoto da seita Opus Dei, Jorge Jardim Gonçalves, presidente do Millennium bcp, limita-se a aplicar na prática um dos bons princípios cristãos: perdoar! Posto isto, não sei porque motivo tanto barulho anda a ser feito por causa do perdão concedido ao seu filho (mera coincidência, decerto) Filipe. Seguramente que em caso de dificuldade qualquer outro cliente do referido banco merecerá idêntico tratamento por parte de uma Administração tão devota, beata e "boazinha"...
E quanto ao senhor banqueiro dizer que desconhecia a existência das dívidas do benjamim, só temos que acreditar: um bom católico nunca mente!

O GRANDE EMBUSTE

Nacionalistas, fascistas, reaccionários, conservadores...
Meu Deus, a confusão que anda por certas casas, com recados constantemente a circularem de um lado para o outro.
E pensar que andei no meio dessa gente de extrema-direita, embora disfarçados de simpáticos democratas patriotas, cinicamente receptivos a todas as correntes ideológicas, fossem elas socialistas, social-democratas, democrata-cristãs ou liberais.

sexta-feira, outubro 19, 2007

POBRES DE ESPÍRITO... E MAL AGRADECIDOS!



José Sócrates está de parabéns porque afirmou na Cimeira Informal de Lisboa a sua capacidade diplomática e negocial, a sua persistência e empenhamento no ideal europeu, e também porque no próximo dia 13 de Dezembro - no Mosteiro dos Jerónimos - vai ficar na história da Europa como aquele que era o Presidente do Conselho Europeu no momento da assinatura de um tratado absolutamente determinante para o futuro da Europa.
Perante um cenário de cisão e de desagregação do espírito de projecto europeu, ao qual o Tratado de Roma havia dado corpo, José Sócrates, competentemente coadjuvado por Luís Amado e Manuel Lobo Antunes, conseguiu com exemplar mestria jogar em vários tabuleiros e conciliar vontades aparentemente divergentes, sobretudo de polacos, italianos, alemães, ingleses e franceses.
Por muito que os habituais arautos da desgraça venham agora anunciar um futuro catastrófico - nada de original neles - a verdade é que a Europa volta ao rumo certo e afirma-se como um bloco consistente, económica, política e socialmente, numa fase em que tal se torna imperioso, fruto do gradual alargamento a novos estados-membros.
Acho particular piada aos argumentos aduzidos por alguns daqueles que afirmam que Portugal perderá peso na "nova" Europa e que a presidência europeia apenas caberá às grandes potências, esvaziando-se a nossa autonomia; nesse caso apetece-me perguntar-lhes: e qual seria a sua opinião se a Europa viesse a ser "presidida" por um maltês ou por um lituano?
É absolutamente bacoco estar constantemente a aludir ao fantasma do papão da Europa dos "Grandes" como credor de Portugal, porque há vinte e um anos que se teima nessa lengalenga, e a verdade é que se houve algum desenvolvimento social e "disciplina" económica no nosso país, talvez deve-se sobretudo à nossa integração na Europa e à subsequente recuperação do atraso que Salazar nos legou.

TRATADO DE LISBOA

Histórico!
Tratado Reformador da União Europeia: formalmente assinado a 13 de Dezembro, em Lisboa.

quinta-feira, outubro 18, 2007

TRATADO DE REFORMA



Os argumentos relevantes.

DE VOLTA À RIBALTA



Tendo sido hoje eleito líder parlamentar da bancada do PSD, o maior bluff da política portuguesa volta a ter um palco privilegiado para o seu insaciável ego.
Fico assim bastante ansioso pelo primeiro embate no hemiciclo com José Sócrates - anunciado para os primeiros dias de Novembro - fazendo óbvios votos para que o Primeiro-Ministro tenha uma retumbante vitória... de preferência, por K.O.!

CIMEIRA DA UNIÃO EUROPEIA (3)



A Europa dos políticos.

CIMEIRA DA UNIÃO EUROPEIA (2)



A Europa dos sindicatos.

CIMEIRA DA UNIÃO EUROPEIA (1)



A Europa dos descontentes.

segunda-feira, outubro 15, 2007

REGRESSO ÀS ORIGENS



The Way Home, de Tandi Venter

ONDE ESTÁ A SURPRESA?

Já há 4 anos se entremostrava a perigosa inclinação para a extrema-direita, adulterando-se assim a génese de um projecto que, dada a conjuntura política que se vivia, até parecia ter pernas para andar.
Aliás, bastava estar em reuniões onde gente na casa dos vinte e dos trinta anos exaltava valores radicais de Direita que quase fariam Salazar corar de inveja, para se perceber que o "perigo" espreitava.
Ora, quando alguém que defendia - e defende - e que se identificava com os valores da social-democracia sentiu que estava claramente a mais, só havia uma coisa a fazer: saír!
Pena que só agora alguns vejam isso.
Para bom entendedor...

BLOG ACTION DAY

Bloggers Unite - Blog Action Day

ERRO DE CÁLCULO MENEZISTA

Com o avanço da candidatura de Santana à liderança da bancada parlamentar laranja, e com a sua mais do que certa eleição, Menezes dá assim um rebuçado à malta sulista, elitista e liberal.
O problema é que a coisa pode correr tão bem ao habitual entertainer de serviço do PPD/PSD que o novo líder laranja corre o sério risco de se engasgar com esse mesmo rebuçado: oferecer de bandeja um palco privilegiado às ambições e vaidades de Santana, parece à partida (e sublinho) um verdadeiro tiro no pé do novo Sarkozy do PSD.

SERÁ SEMPRE DE DESCONFIAR...

... quando uma residual Direita - cada vez mais inclinada para o extremo - começa a debitar generosos elogios a Pedro Santana Lopes. Nem ele merece que lhe façam assim tanto mal.

domingo, outubro 14, 2007

JULGAR PELAS APARÊNCIAS PODE DAR NISTO...

CONGRESSO DO PSD (5)



Pedro Santana Lopes, A Sombra!

CONGRESSO DO PSD (4)



O homem é um autêntico visionário: conseguiu "cozinhar" no início de 2005 um grupo parlamentar pouco mais que medíocre e chegar a líder do mesmo em finais de 2007.
Um verdadeiro grupo parlamentar boomerang.

CONGRESSO DO PSD (3)



+



=

CONGRESSO DO PSD (2)

Um congresso onde as grandes notícias são a nomeação de Ribau Esteves para secretário-geral, o convite a Manuela Ferreira Leite para continuar como presidente da mesa do congresso (e a sua nega), assim como a provável candidatura de Santana Lopes ao cargo de líder parlamentar, pode - e deve - resumir-se a isto: um grande bocejo!

CONGRESSO DO PSD (1)



PSD nas mãos de três autênticos irmãos Metralha.

sábado, outubro 13, 2007

REQUIEM DA POBREZA



Atendendo ao anterior post, vem mesmo a propósito:

O Centro Cultural de Belém recebe sábado o primeiro de três concertos de «protesto» contra a pobreza, uma iniciativa aberta a participantes sem experiência musical para assinalar o dia mundial da erradicação daquele flagelo, comemorado a 17 de Outubro.

Entre as 09:00 e as 19:00, pelo menos 250 pessoas - das quais 100 pertencentes ao coro Vox Laci, de São Domingos de Rana, em Cascais -, vão ensaiar o «Requiem da Pobreza», uma peça para coros, percussão e dois solistas concebida por um compositor holandês para lembrar a dois terços da população mundial que o outro terço vive diariamente com pouco mais de um dólar, não tem acesso a luz eléctrica e nunca usou um telefone.

sexta-feira, outubro 12, 2007

FAZ O QUE EU DIGO... NÃO FAÇAS O QUE EU FAÇO!



Foi hoje inaugurada a Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, a qual custou 80 milhões de euros, quatro vezes mais do que o orçamento inicialmente previsto.
Mais uma vez a Igreja Católica faz questão de contrariar o espírito de humildade e de frugalidade que Jesus Cristo tanto pregou.
Causa-me cada vez mais espanto como tamanha sumptuosidade e desperdício coabitam com tanta miséria neste mundo, perante a completa ausência de escrúpulos dos senhores de Roma.

PRÉMIO NOBEL DA PAZ



Al Gore e o Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas vão dividir o Prémio Nobel da Paz de 2007.
Não pondo em causa o mérito do "recente" empenhamento do ex-vice de Clinton nos temas climáticos a verdade é que cada vez compreendo menos os critérios dos senhores suecos...
Por este andar ainda hei-de ver um dia George W Bush a receber o Prémio Nobel da Literatura.

terça-feira, outubro 09, 2007

IN MEMORIAM


1951-2007

Faleceu hoje - vítima de ataque cardíaco - o dr. Fausto Correia, eurodeputado socialista, antigo secretário de Estado da Administração Pública, dos Assuntos Parlamentares, Adjunto do Ministro de Estado e Adjunto do Primeiro-Ministro, bem como antigo presidente da Associação Académica de Coimbra-Organismo Autónomo de Futebol.
Tendo tido o grato prazer de o conhecer e de com ele desfrutar das delícias gastronómicas do recomendadíssimo Restaurante Os Arcos, lamento a perda de uma personalidade culta e extremamente afável.

sexta-feira, outubro 05, 2007

CATALINA DENUNCIA

Continua a vergonha aos olhos de todos, com a complacência do Estado português.
Louve-se a coragem desta mulher em reavivar um assunto incómodo que a muitos interessava estar morto.

5 DE OUTUBRO

... apesar de tudo:

VIVA A REPÚBLICA!

quarta-feira, outubro 03, 2007

COERÊNCIAS GREGAS...



Ironia é... ver um grego chamado Katsouranis - em noite de recital ucraniano - reclamar grande penalidade contra o Shakhtar, devido a um lance de mão na bola igualzinho àquele que ele próprio protagonizou frente ao Sporting.

A UTILIDADE DE UMA MINISTRA CENTRISTA



NO CORREIO DA MANHÃ:

CONVERSA SOBRE INQUÉRITO - Paulo Portas e Abel Pinheiro conversam um dia depois de o ex-tesoureiro do CDS ter jantado com Celeste Cardona

Abel Pinheiro fala com Paulo Portas, a 13 de Abril de 2005, sobre uma investigação ao CDS. O ex-tesoureiro do partido garante que a informação sobre a existência do inquérito foi confirmada por Celeste Cardona.

Abel Pinheiro (AP) – Eu ontem jantei com a nossa amiga Celeste...

Paulo Portas (PP) – Sim.

AP – Foi ela que me tinha convidado para jantar e... me disse as mesmas coisas.

PP – Hum!

AP – De maneira que... tens que ver, ou pelo menos vermos, o que é que se passou, né? Em 2003, ou coisa que valha, com as pessoas, né?

PP – Certo. Mas tinha que... algum elemento...

AP – Não, não. Isso ela não entrou em detalhes operacionais. Sabia que a coisa existia, ponto final. Originariamente a história a ti veio com o nosso amigo lá, não é? Do outro lado. Quem te contou a primeira história!

PP – Sim. Espera por esta via não...

- Abel Pinheiro fala com Portas e conta-lhe que Rui Pereira foi convidado para suceder a Souto Moura.

Abel Pinheiro (AP) – Almocei com o nosso amigo Rui... Bom. É sobre aquela informação telefónica... Ele vai tratar, mas acha altamente improvável que dentro de dois dias tenha informação.

Paulo Portas (PP) – E alguma informação relevante ou não?

AP – A informação relevante que ele me deu, mas só ‘just for your eyes’: foi convidado para ser o novo procurador-geral da República.

PP – Certo.

AP – Mas isso é tão reservado, tão reservado...

PP – Sim, sim, sim.

AP – Só não estão a conseguir convencer o gato constipado [Souto Moura] a apresentar a carta de demissão e o Sampaio não quer demiti-lo.

PP – Ok, ok, já percebi. De resto nada de especial. Essas coisas... claro!

CARGO PROMETIDO A RUI PEREIRA - Pinheiro conta a Rui Pereira que o seu nome foi falado a Sócrates para PGR e para ser sugerido ao Presidente da República.

AP – Como vês, vale a pena cultivar os nossos amigos.

- Abel Pinheiro conta a Rui Pereira que Paulo Portas se encontrou com Sócrates.

Abel Pinheiro (AP) – Olha, o nosso amigo [Paulo Portas]... tive uma longa reunião por causa do nosso congresso.

Rui Pereira (RP) – Hum!

AP – E ele foi chamado pelo patrão-mor do reino... Sugeriu aquele lugar. E fez uma coisa – mas tu guarda isso para ti –, se ele, o meu patrão, intermediava o pedido junto do tio Jorge [Sampaio].

RP – Quer dizer, a ver se eu compreendo. É que eu... agora, escapou-me qualquer coisa. O patrão-mor que tu estás a considerar é o engenheiro?... E o engenheiro é o que pediu para intermediar junto ao Jorge?

AP – Pediu ao meu patrão.

RP – Exacto.

AP – Como sabes, o meu patrão é cria do Jorge, por parte do pai, não é?

RP – Eh pá, olha, já sabes que fico... reconhecido, como é óbvio!

terça-feira, outubro 02, 2007

O SENHOR É POPULISTA. NÃO, O SENHOR É QUE É!



Mais uma querela laranja que merece ser acompanhada com interesse.
Definitivamente, o PSD está transformado numa enorme arena onde diariamente todos se degladiam, não tendo ninguém razão. Enquanto isso, CDS e PS, confortavelmente sentados na tribuna, riem a bandeiras despregadas.

LIRISMO LARANJA

Ai não, o tachinho é tão bom...
É curioso como os laranjinhas tocam a música conforme lhes é mais conveniente: Menezes diz querer cumprir o mandato em Gaia até ao termo do mesmo, como acto de lealdade para com os munícipes que o elegeram, recebendo por isso enormes elogios da nação laranja.
Mas não era membro desta mesma nação um tal de Barroso que mandou o país à malvas e se pirou para Bruxelas?

segunda-feira, outubro 01, 2007

VOTEM NOS NOSSOS LOBOS!

Vamos lá fazer uma visita ao site Planet Rugby e votar nos nossos Lobos (no canto inferior esquerdo), como equipa-revelação do Mundial.
Para já, vamos destacados na liderança...

DE FAZER INVEJA A GEORGE W BUSH