segunda-feira, janeiro 29, 2007

NENHUMA VIDA É DE MAIS



1.Humanistas, celebramos a vida como o primeiro de todos os direitos humanos. Personalistas, acreditamos numa civilização e numa cultura em que a liberdade de decidir não elimina a liberdade de existir, o direito de ser.

Sabemos que existe vida humana antes do nascimento. Sabemos que cada vida é, já nesse estádio, real e sensível, singular e própria, única e irrepetível. Nunca houve pessoa assim, nunca haverá outra como essa. Cada um é cada um.

Conhecemos os progressos técnicos e científicos que têm vindo a revelar cada vez mais pormenores desta realidade inegável, enriquecendo o conhecimento empírico e tornando-o acessível a todos.

Defendemos esta orientação ética e política com humanidade e compreensão, sem recriminações. Para nós, o aborto é uma questão de valores humanos e de direitos fundamentais, de valores sociais por conseguinte. Um domínio em que a lei deve realizar a sua função mais nobre de defesa dos mais frágeis, dos mais fracos, dos mais vulneráveis. E também uma questão de políticas públicas que, ao mesmo tempo, previnam, a montante, o aborto clandestino e assegurem as indispensáveis informação e acção social junto das situações de risco ou de maior carência.


2. Pretende legalizar-se o aborto em todas e quaisquer circunstâncias até às dez semanas, isto é, até aos dois meses e meio de gravidez. Somos contra esta proposta de liberalização total do aborto.

A actual lei, fazendo uma ponderação jurídica de conflitos de interesses e valores, já despenaliza o aborto em certos casos, especialmente atendíveis, sob indicação médica, como a malformação do feto, a violação ou o risco para a saúde física ou psíquica ou da vida da mãe. Enquanto que a nova proposta em referendo sacrifica a vida ao arbítrio; e de facto deixa de considerar a vida como um valor. A diferença, agora, está em passar a considerar o aborto no quadro da saúde sexual e reprodutiva, equiparando-o a meio contraceptivo.

Diversamente do que outros dizem, de forma enganosa, não se trata de alargar as excepções da lei actual. Trata-se de acabar com todas e quaisquer excepções até às 10 semanas. Trata-se de introduzir na ordem jurídica o direito ao aborto livre até aos dois meses e meio de gestação. É uma proposta sem equilíbrio, nem moderação.


3. Este referendo convoca de novo as responsabilidades do Estado, que, vinculado à protecção da vida pela Constituição, não pode demitir-se dos seus deveres de solidariedade real com as famílias, em geral, e das que passam pelo drama humano e social do aborto. A criança é, desde a concepção, como diria Hannah Arendt, o anúncio de um estrangeiro que vai chegar e que a comunidade tem o dever de acolher e integrar; e, por isso, compete ao Estado garantir o acolhimento sem validar qualquer escusa pública que induza ao desespero maternal e familiar. A resposta está em combater as causas efectivas do aborto clandestino, na protecção da maternidade e da paternidade, no planeamento familiar, na educação, na informação pública, na diminuição e na eliminação da pobreza, na intensificação e na melhoria das políticas familiares, na humanização da Justiça, no apoio determinado a instituições de acção social como os centros de apoio à vida, ou outras obras de apoio à maternidade e à infância em situações de risco ou especial carência.

Neste terreno axial da Ética e do Direito, o Estado não deve emitir os sinais errados à sociedade civil, traindo os imperativos da solidariedade social, desleixando as políticas familiares e fraquejando na acção social directa nas situações de maior vulnerabilidade. E é ainda seu dever o combate contínuo à desinformação e à persistência de níveis anacrónicos de falta de esclarecimento, informando a opinião pública da impressiva realidade da vida humana antes do nascimento, na linha dos avanços da ciência, e democratizando as descobertas e o extenso conhecimento que tornam acessível a todos.


4. Este referendo não é uma opção entre Direita e Esquerda, entre católicos e ateus, entre novos ou velhos, entre mulheres ou homens. Não é partidário, nem é clerical. Não interessa mais a certas categorias de portugueses do que a outras. Este referendo convoca todas as consciências, interrogando-nos e desafiando-nos no plano dos valores essenciais da pessoa humana.

Revemo-nos na atitude cívica, generosa, dos movimentos que se organizaram em defesa da vida e reconhecemos a sua liderança social.

Este referendo provocará um avanço de civilização, se der protecção à vida, ou um retrocesso de civilização, se banalizasse a sua eliminação. Em defesa do direito à vida, votamos não no próximo dia 11 de Fevereiro.


Adriano Moreira, José Ribeiro e Castro, Paulo Portas

LA PIOVRA


Câmara Municipal de Lisboa

O "CORRECTO" E O "JUSTO"

Dois advogados encontram-se no estacionamento de um Motel e reparam que cada um está com a mulher do outro...
Após alguns segundos de perplexidade, um diz ao outro, em tom solene e respeitoso:
"Caro colega, creio que o correcto seria que a minha mulher viesse comigo no meu carro, e a sua mulher voltasse com V. Excelência".
Responde o outro:
"Caríssimo colega, isso seria o correcto, mas não seria o justo, tendo em consideração que V. Excelência está a sair, e eu ainda estou a chegar"...

CONTOS RURAIS

Um homem entra em casa com uma ovelha nos braços.
A mulher, deitada na cama, está a ler um livro.
Diz o homem:
- Olha amor, esta é a vaca a que me atiro quando te dói a cabeça ou quando estás com sono.
Diz a mulher:
- Se não fosses parvo verias que isso é uma ovelha, não uma vaca.
O homem sorri e responde:
- E tu se não fosses tão bruta verias que estou a falar com a ovelha e não contigo.

RELIGIOSIDADES...

Curso de "Religiosidades contemporâneas e espiritalidades alternativas"- 3 meses,
início dia 6 de Março , 4 aulas / Mês, 3fs, das 18,30 às 20,45h,
na Casa Do Ribatejo



Docente: José Manuel Anes

sexta-feira, janeiro 19, 2007

O ELO MAIS FRACO

Apesar de achar que o Daniel Oliveira até dá algum colorido à nossa vida política, a qual anda demasiado cinzenta e taciturna, creio que a única convicção que partilho com ele é mesmo o facto de ambos sermos sportinguistas.
Quanto ao tema que está na ordem do dia, acho uma tremenda demagogia o rol de argumentos que os fervorosos apologistas do SIM andam para aí a defender, entre os quais, o já citado Daniel Oliveira e ainda Miguel Vale de Almeida.

A pergunta que faço a esses senhores é apenas esta:

Falam de uma imperiosa necessidade de se garantir liberdade de escolha aos cidadãos, mas então quem é que garante ao nascituro o legítimo direito de nascer?

NÃO!

Mensagem de um bebé...

Quem teriam morto...

No ventre materno.

10 SEMANAS



A imagem de um embrião de 10 semanas: aqui!

APITO DOURADO

Aperta-se o cerco!
Será desta?

MARIA JOSÉ MORGADO

Confesso que partilho das dúvidas de Paulo Portas.

VÍTIMA DAS CAPELINHAS

Nuno Melo tem-se revelado ao longo dos anos, pelo menos na minha opinião, um político talentoso, com crescente imagem positiva junto da opinião pública.
Parece-me um indivíduo bem preparado, estuda bem os dossiers, elabora muito bem os seus discursos e projecta uma imagem de excelente parlamentar, com inegável argúcia.
Por tudo isto, creio que com este episódio da guerra entre capelinhas - nada a que o CDS não esteja habituado - caiu numa "esparrela".
Tendo optado por um pouco avisado e muito declarado confronto com o líder do partido, Ribeiro e Castro, e ao assumir as "dores" de Telmo Correia e Paulo Portas, fez o trabalho sujo a que estes se pouparam, já que ficaram numa confortável retaguarda.
Pese embora o louvável empenhamento de Melo em levar a cabo essa tarefa, atendendo a uma liderança castrista demasiado amorfa, cinzentona e acomodada, a verdade é que, enquanto líder da bancada parlamentar, deveria ter adoptado uma postura mais institucional e apaziguadora. É que ainda por cima, aos olhos da opinião pública, Nuno Melo acaba por saír disto tudo como um "puto reguila" - apesar dos seus quase 41 anos -, demasiado impulsivo e pouco confiável.
Sendo um excelente putativo candidato a líder do próprio CDS, convenhamos que Nuno Melo sai mesmo muito mal de toda esta "estória", enredado nas teias que Castro, Portas e Telmo lhe prepararam.
É pena. Pode ter irremediavelmente hipotecado um futuro brilhante na vida política portuguesa.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

"MOZART E OS MISTÉRIOS INICIÁTICOS"

Sessão de lançamento
Terça-feira, 23 de Janeiro, às 19h
Espaço D. Dinis
Av. António Augusto Aguiar, 17-4º esq, em Lisboa

«MOZART E OS MISTÉRIOS INICIÁTICOS»

Autores: Maria do Sameiro Barroso, José Manuel Anes e Paulo Alexandre Loução
[Os três autores estarão presentes na sessão e serão oradores]

quarta-feira, janeiro 17, 2007

VOLTA SANTANA, QUE ESTÁS PERDOADO!

Quando constato que alguns daqueles que andaram diariamente a exprobar o então primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, evidenciam agora - mesmo que timidamente - regozijo face à possibilidade da figura assumir a liderança da bancada parlamentar laranja, concluo que não há mesmo pingo de coerência em algumas cabeças.
Ainda vou ver alguns desses cromos a defender com unhas e dentes que o "pobre" do Santana, esse homem injustiçado, deveria figurar na lista dos 10 Grandes Portugueses, porque era um líder de governo muito à frente do seu tempo, um verdadeiro visionário, um sacrificado, um "mouro" de trabalho.
Bah!

OLHA QUE DOIS!

Santana Lopes diz estar disponível para assumir a liderança da bancada parlamentar do PSD, contando já com o apoio de... Luís Felipe Menezes.
Como já o outro dizia: o PSD está à beira do abismo e apresta-se assim a dar um passo em frente!
Este faz lembrar o outro dos "passarinhos": o que importa é aparecer, andar na berlinda, para não caír no esquecimento... mesmo que isso implique uma tamanha desfaçatez e uma atroz falta de vergonha na cara.

COMPUTADORES PARA OS DEPUTADOS

Ora bem, em tempo de vacas magras nada como gastar uns cobres na Assembleia da República para dotar os altamente produtivos senhores deputados da Nação de meios que lhes permitam estar ainda mais "concentrados" nos debates no hemiciclo.
Navegar na internet, ora aí está uma boa alternativa para quando as discussões forem demasiado maçadoras e um bocejo seja difícil de evitar.
Não se preocupem que o contribuinte paga tudo isso com um sorriso de orelha a orelha.

CÚMULO DA HIPOCRISIA

E o prémio da afirmação mais hipócrita da semana vai para...

«Quanto chegou a altura de o executar [Saddam Hussein], tudo pareceu constituir um acto de vingança, fazendo passar uma mensagem contraditória junto do povo norte-americano e da opinião pública internacional»

George W Bush

terça-feira, janeiro 16, 2007

DIZ O ROTO AO NU...

O que interessa é não ser esquecido, mesmo que não se tenha nada de relevante a dizer. Os habituais disparates fazem o resto...

APITO AVERMELHADO



É impressão minha ou ontem em Coimbra voltou a aparecer um célebre "colo" que há dois anos fez furor?

segunda-feira, janeiro 15, 2007

AI O AMOR!

" O Amor é como a relva!
Você planta e ela cresce!
Vem uma vaca, e estraga tudo!..."

Dedicado a esse grande apreciador de poesia: Jorge Nuno Pinto da Costa

QUE SE MANTENHA A TRADIÇÃO

Jerónimo de Sousa:

"Uma vitória do Não no referendo de 11 de Fevereiro será uma derrota para o PCP, mas também para as mulheres portuguesas."

Sendo assim, camarada Jerónimo, resta-me fazer votos para que a tradição se cumpra e que o PCP volte a ter, no próximo dia 11, algo a que já está habituado: uma derrota eleitoral!

CRISE DA MEIA-IDADE

Marcelo Rebelo de Sousa enviando piropos para a jornalista Maria Flôr Pedroso:

“Deixe que lhe diga que está muito bonita com esse vestido indiano.”
“À distância é muito simpática, mas não tem o mesmo calor humano.”

Uma verdadeira Floribella!

PEQUENOS GRANDES PORTUGUESES

No programa da RTP1 «Os Grandes Portugueses», Álvaro Cunhal e António de Oliveira Salazar foram eleitos pelos portugueses entre as 10 maiores figuras nacionais de sempre.
Vai ser agora bastante interessante assistir ao despique entre os adeptos saudosistas do totalitarismo de Direita e aqueles que professam o de Esquerda. Vamos ver qual das cliques vai dedicar maior tempo e empenhamento a votar na sua figura de referência.
Não fazendo qualquer tenção de exercer o meu direito de voto, no entanto, para mim só há um vencedor possível: D. Afonso Henriques... o tal que, se calhar, até teria feito melhor em estar quietinho!

sexta-feira, janeiro 12, 2007

PREGAR NO DESERTO!



Carlos Sousa - que era o melhor piloto português no sector dos automóveis, no Rally Lisboa-Dakar, ocupando o 3º lugar na geral, - enervou-se hoje com o seu co-piloto a meio da especial e mandou-o saír do carro!
O alemão Andreas Schulz, co-piloto do português, esteve pelo menos durante 45 minutos à procura do seu colega de equipa, mas Carlos Sousa, pura e simplesmente, desapareceu!
Caramba, que isto na minha terra tem um nome: mau-feitio!
É caso para perguntar: com colegas destes, quem precisa de avdersários?

O ESPECIALISTA



Vá lá, foi apanhado com álcool no sangue, mas desta vez não atropelou ninguém.
Como a especialidade desse artista é atropelar guarda-redes - como Ricardo bem sabe - a coisa até podia ter tido consequências bem mais graves...
Um profissional exemplar!

OPORTUNIDADES E OPORTUNISMOS

«O Portugal do Século XXI é um país empreendedor, confiante em si próprio e que é capaz de se afirmar como país de oportunidades».

Aníbal Cavaco Silva, no seu périplo pela Índia.

Fico extremamente incomodado por constatar que a mais alta figura da Nação anda a enganar os pobres dos indianos. É que o seu discurso não traduz a realidade actual de Portugal.
Ter-lhe-ia ficado bem a sinceridade de dizer que Portugal é um país, não de oportunidades, mas sim de oportunistas!
Mas também não faz mal. Até pode ser que os indianos mordam o isco...

FAZER A CAMA...



Comenta-se que Paulo Portas, ao contrário daquilo que tem sido ventilado, não se recandidatará a líder do CDS.
Em princípio, deverá optar pelo apoio a Nuno Melo na corrida à liderança contra Ribeiro e Castro.
O actual líder parlamentar - e feroz opositor à liderança castrista - deverá anunciar a sua candidatura nas próximas semanas, procurando agregar as várias tendências oposicionistas à actual liderança do partido.
É caso para dizer: Ribeiro e Castro que se cuide, porque a caminha já está encomendada. Mas também não tem motivos para se preocupar: para já, pode continuar a sorver os magníficos euros de Bruxelas, e depois, tem sempre abrigo no ninho dos passarinhos... até porque não há almoços grátis!

quarta-feira, janeiro 10, 2007

A VERGONHA DE CAMARATE!

Se, tal como eu, subscrevem a tese de que Camarate foi um atentado, leiam isto, porque vale mesmo a pena!

LIBRITÁLIA



Uma excelente notícia!

DESABAFO MATINAL

Será que alguém pode explicar aos fervorosos adeptos do "sim" à prática do aborto que nem todos aqueles que defendem com unhas e dentes o "não" são beatos, conservadores e hipócritas?
Eu sei que deve andar muita gentinha a defender o "não" porque quer ser simpática à Igreja, ou apenas para ficar bem na fotografia da sua família conservadora e tradicional, podendo até nem acreditar naquilo que defendem, mas alguns - como eu, que até sou muito crítico em relação à Igreja Católica - são convictamente contra a prática do aborto, apenas e só devido a princípios e valores pessoais, sem qualquer intenção de alinhar nessa hipocrisia do discurso politicamente correcto.
É, de todo em todo, extremamente importante que se desmistifique essa ideia - tremendamente errada - que está a ser "passada" com o objectivo de capciosamente confundir e enganar as pessoas.

terça-feira, janeiro 09, 2007

TELMO, O PACIFICADOR

Telmo Correia escreveu, na passada semana, uma carta a José Ribeiro e Castro, pedindo-lhe que haja bom-senso na tumultuosa relação deste com o líder parlamentar, Nuno Melo.
Consta que Telmo propôs a realização de reuniões regulares entre a direcção do partido e o grupo parlamentar, por forma a criar uma melhor coordenação entre o Conselho Económico e Social e a estabelecer um clima de respeito institucional.
Acho curioso este verdadeiro "oportunismo" do ex-ministro do CDS, já que - enquanto candidato a líder, derrotado por Castro - foi ele quem iniciou este clima de hostilidade dentro do partido.
Aparecer agora como pretenso pacificador faz lembrar um pirómano que aparece num gigantesco incêndio - por ele provocado - com um balde de água.
Posso até estar errado, mas isto soa-me a jogada concertada com o próprio Nuno Melo...

CRUZES, CANHOTO!

Noticia a Agência Lusa que o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, teve um problema de saúde que o obrigou a cancelar a sua agenda até quarta-feira.
O ministro cancelou ontem, à última hora, a sua presença no banquete oficial oferecido pelo Presidente da República ao corpo diplomático acreditado em Lisboa, sendo depois submetido a um cateterismo, em ambiente hospitalar.
Recordando-me ainda daquilo que também aconteceu com Freitas do Amaral - seu antecessor - é caso para dizer que o Palácio das Necessidades é um local amaldiçoado.

domingo, janeiro 07, 2007

DAVID BATE GOLIAS!


FC Porto, 0 - Atlético, 1

Afinal, a arrogância, os meios sinistros e tudo aquilo que de pior abunda no futebol português, ainda podem ser derrotados pela humildade dos pequenitos.
Parabéns, grande Atlético!

sexta-feira, janeiro 05, 2007

A MODA DOS AVENTAIS



Ó senhor arquitecto José António Saraiva, então o excelso director do Expresso também é adepto do uso do avental?
E esta, hein?
Começo a dar razão à minha amiga Ana: devo ser mesmo dos poucos que ainda dispensa o uso de tal acessório...

O JEITO QUE ISSO DAVA...

A economia norte-americana gerou 167 mil empregos - fora do sector agrícola - em Dezembro, tendo a taxa de desemprego permanecido nos 4,5%, segundo anunciou hoje o Departamento do Trabalho norte-americano
O jeitão que estes números não davam a José Sócrates...
Imaginar que só num mês a economia norte-americana consegue atingir o objectivo do nosso primeiro-ministro para uma legislatura de 4 anos, dá mesmo que pensar sobre a nossa realidade... e dimensão.

ANO NOVO, REFERENDO NOVO




“Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?”

NÃO!