segunda-feira, março 26, 2007

A EUROPA EM BELÉM



Aníbal Cavaco Silva vai assinalar hoje os 50 anos do Tratado de Roma com um debate em que participam os ex-ministros dos Negócios Estrangeiros, desde o pedido de adesão à então CEE.
No encontro participam os dez ministros dos Negócios Estrangeiros desde que Portugal formalizou o pedido de adesão, feito por José Medeiros Ferreira, os chefes das negociações de adesão - Manuel Jacinto Nunes, Vítor Constâncio, Ferreira do Amaral, João Salgueiro e Ernâni Lopes - e os dois ex-comissários europeus Cardoso e Cunha e António Vitorino.
Os ex- ministros que também estarão no debate serão Carlos Corrêa Gago, Freitas do Amaral, André Gonçalves Pereira, Jaime Gama, Pedro Pires de Miranda, João de Deus Pinheiro, Martins da Cruz, Teresa Patrício Gouveia e António Monteiro.
Na lista total dos trinta convidados, figuram ainda antigos representantes permanentes de Portugal na União Europeia - os embaixadores Luís Góis Figueira, Leonardo Mathias, José Paulouro das Neves, Gregório Faria e Vasco Valente - e ainda os dois ex-directores-gerais portugueses da UE: Rui Vilar e José Almeida Serra.