quinta-feira, setembro 28, 2006

BOBBY, TARECO, ATAQUEM!!!!

Inocente? Claro que sim!

DIZ-ME COM QUEM ANDAS...



Cartaz utilizado por Hugo Chávez na campanha eleitoral venezuelana.

FIFTY, FIFTY

Delicio-me ao ler esta notícia:

Os vereadores do PS na Câmara Municipal de Lisboa manifestaram-se hoje disponíveis para participar num processo de «refundação» da empresa pública de urbanização de Lisboa, EPUL.
«Estamos disponíveis para participar num processo de refundação e recredibilização da EPUL, se assim, o entenderem», afirmou o vereador socialista Nuno Gaioso.
Nuno Gaioso propôs que o modelo de gestão da EPUL seja alterado para um «sistema dualista», que integre um conselho geral e uma direcção, estando representadas no primeiro órgão «as diferentes forças políticas.


Acho sobretudo interessante este último parágrafo, onde basicamente é dito que existe colaboração e disponibilidade total por parte dos socialistas, desde que os milionários tachitos da dita empresa sejam repartidos por PS e PSD.

ESTARÁ TUDO DOIDO?

A comunidade gay inglesa (vulgo, a "bicharia de Terras de Sua Majestade") exige que Paul Scholes - jogador do Manchester United - apresente um pedido de desculpas, depois de um alegado comentário homofóbico feito esta terça-feira, no jogo da Liga dos Campeões com o Benfica.
O jogador inglês cometeu uma falta sobre Petit, tendo sido admoestado com o cartão amarelo pelo árbitro belga Frank de Bleeckere. Terá sido então que Scholes disse: «fucking poof».
Pelos vistos não é apenas no campo da religião que vigora o delito de opinião e a reacção exacerbada, desproporcionada e fundamentalista.

quarta-feira, setembro 27, 2006

JOSÉ SÓCRATES, 1 - MARQUES MENDES, 0

O nosso "primeiro" em grande forma!

FAZ O QUE EU DIGO, NÃO FAÇAS O QUE EU FAÇO!

Leio no Diário de Notícias, edição de hoje, isto:

A forma como funcionam as empresas portuguesas é o factor, a seguir ao difícil quadro macro-económico que atravessa o país, que mais está a prejudicar a competitividade nacional, em contraponto com classificações mais positivas nas áreas da saúde e ensino básico...

e permito-me perguntar aos senhores empresários e gestores do (des)Compromisso Portugal:

Será que também já fizeram este diagnóstico do desempenho do tecido empresarial nacional em paralelo com as críticas que tanto gostam de apontar - em bicos-de-pés e com ar superior - ao funcionamento do Estado?
É um dado adquirido que o sector público é uma lástima e necessita de uma profunda e urgente reestruturação, mas pelos vistos Carrapatoso, Vaz Guedes & Companhia deviam também olhar para "dentro" das suas próprias casas.
Alás, Helena Garrido "mete o dedo" judiciosamente na dita ferida:

O relatório sobre competitividade do Fórum Económico Mundial é uma vergonha para os gestores e empresários portugueses e um elogio às instituições públicas. Portugal desceu do 31.º lugar para o 34.º entre 125 países fundamentalmente por causa do mau funcionamento das instituições privadas. Afinal, a fraca imagem do País deve-se em grande parte ao sector privado.
(...)
Aquilo de que tanto se queixam os gestores, ou seja, os custos de contexto, que correspondem ao enquadramento em que se movem os negócios, e a qualidade das instituições têm afinal uma classificação melhor que o funcionamento das empresas e das entidades privadas em geral. Em termos globais, as instituições públicas têm, no ranking do Fórum com sede em Davos, melhor classificação que as privadas.
(...)
Se a reestruturação do Estado for conseguida, o sector privado passa a ser o grande problema do País, aquele que contribui também para o fraco crescimento e o défice externo.
(...)
A imagem que o relatório transmite de Portugal para todo o mundo em nada coincide com o discurso de gestores e alguns empresários que ouvimos no espaço público. Um dos exemplos mais recentes foi o do Compromisso Portugal. Mas muitos de nós colocamos frequentemente a questão: porque são as empresas estrangeiras em Portugal competitivas e as nacionais não o conseguem ser?
(...)
Os gestores e empresários de Portugal têm urgentemente de olhar menos para o Estado e de tratar melhor dos seus negócios. Não será fácil. As fragilidades das instituições privadas reflectem a falta de formação em áreas hoje tão importantes como a economia e as finanças e uma atitude geral que se focaliza demasiado nos problemas e pouco nas soluções.
(...)
O grande contributo que o relatório de Davos pode dar é acabar com a conversa sobre o funcionamento das instituições públicas para começarmos a falar do verdadeiro problema do País, a falta de preparação de gestores e empresários. Só começando por enfrentar a realidade podemos iniciar as correcções. O Estado, afinal, é um falso problema.

terça-feira, setembro 26, 2006

A ÉPOCA PASSADA FOI UM ENGANO...

Voltou tudo à normalidade!

A NOITE DOS GÉNIOS

BEIJA-MÃO

Ponto prévio: sou um admirador de José Maria Aznar e até considero que ele foi o melhor primeiro-ministro que Espanha conheceu nas últimas décadas.
No entanto, foi verdadeiramente assustador o beija-mão que foi prestado a nuestro hermano neste último Prós e Contras, da RTP.
A quantidade de ex-ministros, empresários, altos gestores, o bastonário da Ordem dos Advogados, políticos, etc, etc, que se deslocaram ao programa e o modo como olhavam embevecidos para Aznar foi verdadeiramente "tocante".
Se a tudo isso juntarmos o monólogo de cerca de 40 minutos que Fátima Campos Ferreira proporcionou ao dito senhor logo no início do programa...
Só me interrogo se algum ex-governante deste cantinho lusitano algum dia teria idêntico destaque na televisão pública espanhola.
Quanto ao que se debateu: a mesma "pescadinha de rabo na boca" de sempre!

segunda-feira, setembro 25, 2006

100.000!

Mesmo a meio gás está superada a fasquia das 100.000 visitas, em três anos e tal de aventura "blogosférica".
Muito obrigado a todos os ilustres visitantes... mesmo aqueles que dizem que não, e que mais também, que criticam, que roçam a grosseria, mas que andam sempre aqui "batidinhos"...

SNOB

Irreverente e sem papas na língua, como já nos habituou!
Vale a pena visitar.

sábado, setembro 23, 2006

LUTA DE GALOS



















Mas será que ninguém cala estes dois patetas?

quinta-feira, setembro 21, 2006

REST... IN PEACE!

quarta-feira, setembro 20, 2006

A SAQUE!



A EPUL (Empresa Pública de Urbanização de Lisboa) pagou uma comissão de "apenas" 491 mil euros à sua mediadora imobiliária Imohifen pelo acompanhamento e promoção que esta fez à divulgação do concurso público de venda dos terrenos do Vale de Santo António.

TÁXIIIIIIIIII!!!!!



Por que será que Ribeiro e Castro prontamente criticou Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, pelo facto deste defender - e bem - a redução do número de deputados?
Será o pânico do risco de regresso do grupo parlamentar do táxi?
Gostei sobretudo do seu alerta de que para as regiões do País subrepresentadas, "a redução de deputados vai resultar no seu completo apagamento do mapa da representação política nacional".
Com este tipo de retórica e de argumentário o líder centrista vai longe...

NO ESTADO É QUE É BOM!

O total de funcionários públicos ascende a 737.774 (!), 70% dos quais na administração directa e indirecta do Estado, órgãos de soberania e respectivos serviços de apoio, segundo revela a Base de Dados dos recursos humanos da administração pública.

A OPINIÃO DOS NICHOS

Fico verdadeiramente boquiaberto quando leio críticas ao facto de ter havido unanimidade na escolha do novo Procurador-Geral da República.
Num momento atribulado do país, onde mais do que nunca se impõe que todos procuremos remar para o mesmo lado, em que se reclamam pactos de regime, no que a questões essenciais concerne, não percebo a cretinice de se procurar pôr em causa este consenso.

segunda-feira, setembro 18, 2006

NO PAÍS DOS LAMPIÕES

Sintomático...

domingo, setembro 17, 2006

O ÁRBITRO PREFERIDO DE LF VIEIRA



Um Sporting demasiado forte incomoda muita gente...

sábado, setembro 16, 2006

UMA IMAGEM VALE POR MIL PALAVRAS

SOL EM TODO O PAÍS

Hoje é dia de Sol!

POLÉMICA RELIGIOSA

Sabendo nós que o fundamentalismo religioso islâmico é um barril de pólvora prestes a explodir, creio que o Papa Bento XVI poderia ter sido um pouco mais cuidadoso nas suas afirmações, para evitar interpretações capciosas das mesmas.
De qualquer modo, e enquanto católico, também não posso deixar de me recordar das atrocidades cometidas ao longo da história, em nome do cristianismo, precisamente quando Bento XVI cita que "Maomé trouxe ao mundo coisas más e desumanas, como o direito a defender pela espada a fé que ele persegue".
Telhados de vidro, também nós - católicos - infelizmente os temos!

terça-feira, setembro 12, 2006

O RAPAZ DO AVENTAL

Pescado neste recomendado espaço do Pedro Guedes:

Conta-nos a revista Sábado na sua edição de hoje - posso admitir que seja mentira mas ainda não vi desmentido algum - que o dr. Monteiro, após variadas tentativas nem sempre bem sucedidas, lá conseguiu entrar para a maçonaria, mais precisamente para uma qualquer Loja Mercúrio.
Com efeito e segundo reza a notícia, o líder do PND terá assim cumprido um desejo antigo, o que até tem graça porque, embora pouco e mal, eu o conheço há uma data de anos e não lhe imaginava tais simpatias.
Mas adiante. A confirmar-se, creio estar dado um passo relevante no sentido de auxiliar na clarificação do tal manifesto do PND que pretendia reorganizar a Direita: a do Manel é perfeitamente compatível com estranhos aventais. A minha não.


O rapaz bem tentava bater a todas as portas, para ver se alguma se abria. Pelos vistos, lá conseguiu.
Mas também vai ser fácil constatar se tal rumor tem algum fundo de verdade, ou não: basta atentar se nos tempos mais próximos, tanto ele, como a sua meia dúzia de fieis, vão ousar criticar os senhores dos aventais, como esporadicamente o faziam.
Por acaso, sempre achei que o avental lhe assentava que nem uma luva, mas não me admirava - tal era o seu desespero - que também ainda fosse bater à porta do Opus Gay!

SHOW DE BOLA!



SPORTING, 1 - INTER, 0

"Apenas" cinco jovens formados na escola leonina na equipa inicial desta noite!

HAVERÁ ALGUMA RELAÇÃO?

Michael Schumacher, heptacampeão mundial de Fórmula 1, termina a carreira após o último Grande Prémio do campeonato de 2006, anunciou ontem a equipa Ferrari em comunicado.

Manuel Pinho, ministro da Economia, foi apanhado no sábado na A1 em excesso de velocidade, a 212 km/hora, informa hoje o Diário de Notícias.

segunda-feira, setembro 11, 2006

PLANO DIABÓLICO

O DIA EM QUE TODOS FOMOS NOVA-IORQUINOS


ARREPIANTE!




FOI HÁ 5 ANOS...






domingo, setembro 10, 2006

XADREZ!



Não sei porquê, mas esta noite apetece-me jogar xadrez...

sábado, setembro 09, 2006

É CURIOSO...

A toda a trapalhada do Caso Mateus, tem-se juntado recentemente uma enxurrada de notícias sobre escutas telefónicas, escolhas de árbitros (quase por catálogo), frutas, etc, mas a verdade é que as mesmas só se referem a FC Porto, Benfica, Boavista, Nacional e Marítimo, como eventuais prevaricadores.
Por que será que ninguém envolve o Sporting nesta obscuridade?
Talvez porque os seus dirigentes sempre tenham feito questão de se manterem fora destas negociatas ilícitas e deste jogo sujo, mesmo estando conscientes dos custos que essa opção acarretou para o clube: o tal jejum de 18 anos e o hábito do clube ser prejudicado pelas arbitragens, de um modo descarado e grosseiro.

A HILÁRIA NA CASA BRANCA EM 2008?

Mrs. President?

RETIRADA

Daqui a 1 ano, bye bye Mr. Blair!

LUXO ENCARNADO

Para um clube com um presidente deste calibre nada como ter um autocarro de luxo para transportar as suas vedetas...

IMPRESSIONANTE!

Estudo: Mulher em estado vegetativo revela sinais consciência

Uma mulher em estado vegetativo respondeu a ordens dos médicos e até imaginou que jogava ténis, segundo imagens recolhidas do seu cérebro e publicadas esta sexta-feira na revista científica norte-americana Science.
O estado vegetativo, que designa casos de pacientes que «saem do coma e parecem estar despertos mas sem mostrar sinais de consciência», é um dos «menos compreendidos e mais eticamente preocupantes na medicina moderna», revelou Adrian Owen, da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

A mulher, cuja identidade não se dá a conhecer no artigo, tem 23 anos e sofreu lesões cerebrais graves como resultado de um acidente de viação, tendo ao fim de cinco meses sido determinado que se encontrava em estado vegetativo.

Com o objectivo de medir as suas reacções neurológicas e o seu grau de consciência, os cientistas do Conselho de Investigações Médicas da Universidade de Cambridge e do Departamento de Neurologia da Universidade de Liège (Bélgica) recorreram a imagens por ressonância magnética (MRI) funcional.

Para determinar as diferenças, um grupo de 34 voluntários foi igualmente ligado a estes aparelhos e submetidos aos mesmos testes.

Nesta experiência, os médicos pediram à paciente que imaginasse que estava a disputar uma partida de ténis e depois que percorresse todas as divisões da sua casa, começando pela porta de entrada.

Nos momentos em que lhe foi pedido para jogar ténis, a zona motriz do seu cérebro revelou um alto nível de actividade.

Em contrapartida, quando se lhe solicitou que percorresse a casa, essa actividade foi observada noutro sector do seu cérebro.

Mas o mais importante, segundo o artigo, é que «as suas reacções neurológicas foram totalmente iguais às observadas nos voluntários».

As respostas nas diversas zonas do cérebro da paciente em estado vegetativo «foram impossíveis de distinguir das observadas nos voluntários saudáveis», acrescentam os investigadores.

Segundo os cientistas, «estes resultados confirmam que, apesar de cumprir os critérios clínicos de um estado vegetativo, esta paciente manteve a sua capacidade de compreender ordens e de lhes responder através da sua actividade cerebral, embora sem manifestações de voz ou de movimento».

Além disso, «a sua decisão de cooperar com os autores do estudo, imaginando tarefas específicas quando lho pediram, representa uma intenção clara que confirma, sem qualquer dúvida, que estava consciente de si mesma e do que a rodeava».

Este trabalho poderá abrir as portas a novos estudos de imagens cerebrais em pacientes em coma ou em estado vegetativo, afirma num comentário o neurologista de investigação médica Lionel Naccache, sublinhando que não se deve generalizar a partir de um caso único.


Diário Digital / Lusa

domingo, setembro 03, 2006

SIM, NÃO, TALVEZ

Afinal em que é que ficamos?
Para o presidente da colectividade do bairro de Benfica a Liga de Clubes é o centro de um polvo!
Mas não era ele que há uns tempos defendia ser mais importante garantir lugares no tal "centro de um polvo" do que fazer boas contratações?
Pois é, quando se perde influência na Liga, ganha-se incoerência nas opiniões que se expressam.

sexta-feira, setembro 01, 2006

R.I.P.

Paz à sua alma!
A partir do momento em que Paulo Portas e Miguel Esteves Cardoso viraram as costas a este projecto, ele morreu.