segunda-feira, janeiro 30, 2006

O QUE É DEMAIS...

Manuel Alegre recusou-se esta segunda-feira a adiantar se vai ou não à reunião da Comissão Política Nacional do PS na terça-feira.
Juntando esta atitude a várias que tem vindo a adoptar, confesso que esta postura de virgem ofendida de Alegre já começa a enjoar.
Para um político que passou a sua vida à sombra do PS, que vai usufruir de uma pensão vitalícia pelo cargo de deputado que esse partido lhe proporcionou, que beneficiou - enquanto poeta - da projecção que o partido lhe deu, acho cada vez mais descabida a sua ingratidão para com o PS e o seu discurso - "à moda de extremismo de direita"- anti-partidos!

TRISTES



Acho um piadão à anedótica figura que alguns lampiões fazem através dos seus blogues: sobre o vendaval verde que assolou o estádio da Luz, no sábado passado, nem uma palavra debitam - provavelmente ainda estão encharcados com o banho que levaram -, mas têm a desfaçatez de brincar à volta desta selvajaria em vez de a condenar!
Que tristes figuras alguns fazem...

domingo, janeiro 29, 2006

NO SEX!

Vejam lá esta pérola que a Ana Anes me enviou:



Berlusconi promete abstinência sexual até 9 de Abril

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, famoso pelas suas promessas arrojadas, comprometeu-se agora a não fazer sexo até às eleições gerais de 9 de Abril, segundo a edição de hoje do jornal Il Giornale.

Num comício no sábado na Sardenha, o empresário de media recebeu a benção do líder religioso da televisão Massimiliano Pusceddu, que o agradeceu por ser contra os casamentos homossexuais e por defender os valores da família.
«Obrigado, padre Massimiliano, não o vou decepcionar e prometo dois meses e meio de abstinência sexual total, até 9 de Abril», disse Berlusconi.

Berlusconi, que se casou duas vezes e tem 69 anos, provocou em Junho um incidente diplomático com a Finlândia ao dizer que usara estratégias «de playboy» para convencer a presidente do país a desistir de tentar criar a agência de alimentos da UE em Helsínquia, a favor de Parma, na Itália.

Numa conferência de imprensa em 2002, elogiou o primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, pelo seu bom aspecto.

«Ele é tão bonito que até pensei apresentá-lo à minha mulher», disse Berlusconi, em referência aos rumores da época de que a sua companheira, uma ex-actriz, estava a ter um caso com um político conhecido de centro-esquerda.


Se esta moda do voto de castidade na vida política - na qual este pândego do Berlusconi é pioneiro - pega por estas bandas, já estou a imaginar alguns patrioteiros enfezados e bafientos de Direita - qual Diácono Remédios - a "berlusconizarem-se" e a prometerem aquilo que provavelmente já agora têm, ou seja, abstinência sexual!
Questo Berlusconi è veramente pazzo!

FLOCOS DE NEVE



Nunca pensei vir a assistir ao que está a acontecer neste momento à frente dos meus olhos:

Neva sobre o Parque das Nações!

NEVA SOBRE A MARGINAL...



O Norte entrou pela barra
já ninguém se espanta aqui
basta um abrigo, uma capa
ou um beijo.

O Norte avisa que o tempo
só se altera por três dias
e o vento que nos trespassa
não sabia.

Neva sobre a Marginal
só que a neve não espera
não se vai com a primavera
nem fica á espera no chão

Neva sobre a Marginal
quem me dera que mar fosse
o mar é muito mais doce
e não fere o coração

O Norte foi como veio
sem avisar, sem um gesto
sem um grito ou manifesto
sem dizer se isso lhe dói

Leva para outras paragens
O resultado dos ventos
leva também as imagens
dispersas de lamentos.
Mas deixa as dos bons momentos
para voltar.

Luís Represas

IMAGENS

Imagens - em tons verdes - que valem por mil palavras: aqui!

sábado, janeiro 28, 2006

TÃO PERTO...



Com uma superioridade inequívoca os 7-1 estiveram tão perto de ser reeditados...

BANHO



Com dois simples números (1 e 3), separados por um pequeno hífen, se resume a frase: grande banho de futebol!

NEM MESMO ASSIM...



Só mesmo com jogadores como a senhora da foto, os adversários da colectividade do bairro de Benfica podem deixar de ver os árbitros "inventarem" grandes penalidades contra eles!
Mas quando essas "ajudas" não são suficientes a vulgaridade transparece...

sexta-feira, janeiro 27, 2006

DEBATE MENSAL



No habitual debate mensal, que hoje teve lugar na Assembleia da República, foi possível ver um José Sócrates em grande forma, mostrando que para ele as presidenciais já lá vão...
Enquanto isso, a oposição teima em não acertar o passo!

GENIALIDADE


Wolfgang Amadeus Mozart (27 de Janeiro de 1756 - 5 de Dezembro de 1791)

Há 250 anos nascia na Aústria um dos maiores génios de sempre da música clássica.
Não sendo um dos meus preferidos - como o são Ludwig van Beethoven e Piotr Tchaikovsky - é, no entanto, perfeitamente impossível ficar indiferente à sua magnífica obra!

quinta-feira, janeiro 26, 2006

OS INSEPARÁVEIS



O DVD do mês: aqui!
Ficam tão bem assim juntinhos...

quarta-feira, janeiro 25, 2006

O CORPO É QUE PAGA!

Façam o favor de clicar aqui para ouvirem a nova aventura radiofónica da Ana Anes - uma verdadeira mulher dos sete ofícios - em parceria com o Diogo Beja, na Rádio Comercial: O Corpo É Que Paga!

terça-feira, janeiro 24, 2006

BEM PELO CONTRÁRIO

José Sócrates terá dado ordens ao aparelho socialista no sentido de Manuel Alegre não ser alvo de retaliações, segundo noticia o jornal Público.
Eu diria que lá bem no fundo, no fundo, o primeiro-ministro respirou de alívio na noite de domingo ao ver Soares ser arredado da vitória.
"Menos um problema e eu até acabo por não ficar mal na fotografia", deve ter José Sócrates desabafado para os seus botões.

ESTRANHAS MATEMÁTICAS

Tenho lido e ouvido alguns fóruns onde se debate o resultado eleitoral de domingo passado.
E estranhamente, a grande maioria dos participantes nos mesmos culpa, viva e convictamente, Manuel Alegre pela vitória de Cavaco Silva, decorrente de uma divisão - por ele provocada - à Esquerda.
O que essas "cabeças pensantes" ainda não fizeram foi parar e pensar o seguinte:
- Se Manuel Alegre não se tivesse candidatado e todos os seus votos de domingo fossem direitinhos para Soares, mesmo assim Cavaco teria a maioria que teve.
- Se o poeta não tivesse entrado na corrida e os seus votantes simplesmente não tivessem exercido a sua escolha, Cavaco teria uma votação de cerca de 63.8%.
Logo, entre os dois cenários extremos o professor de Boliqueime garantiria sempre a eleição à primeira volta, com uma votação entre entre os 50.6% e 63.8%.
Confesso que não percebo porque raio culpam Alegre, o qual até teve o condão de atraír votantes que seguramente cairiam na abstenção!

segunda-feira, janeiro 23, 2006

TIRADA DA NOITE

Ontem à noite, na TVI:

Ana Drago: eu ainda não falei, pelo que gostaria de dizer algo.
Manuela Moura Guedes: muito bem, diga lá então.
Ana Drago: eu gostaria de dizer boa-noite.
Manuela Moura Guedes: se era para dizer isso...

POLÉMICAS...

O grande tema polémico que hoje tem sido debatido - atendendo à noite de ontem - é o deliberado (ou não) discurso de José Sócrates, em sobreposição ao de Manuel Alegre.
Não vou avaliar a intenção de Sócrates, nem sequer se foi ou não mau-perder, porque, para mim, se há alguém a criticar neste episódio são precisamente as estações de televisão que deveriam ter continuado a emitir o discurso do candidato poeta até ao fim.
O que na noite de ontem interessava ouvir eram as palavras e as opiniões dos candidatos, não as do líder do PS.

MANDATÁRIOS

Sobre o resultado das Presidenciais, comentava hoje furioso um amigo meu:
"Só mesmo neste país é que o "mostrengo" do PacMan podia ficar à frente da Joana Amaral Dias!"
Realmente...

PRESIDENCIAIS (14)

Com Cavaco Silva no Palácio de Belém, imaginam quão divertidos seriam os próximos tempos, nesta lógica de equilíbrio de forças entre Esquerda/Direita, se:
Paulo Portas retornasse à liderança do CDS?
Pedro Santana Lopes disputasse a liderança do PS com Luís Marques Mendes, e eventualmente ganhasse?

PRESIDENCIAIS (13)

Um amigo meu, no seu singular tom irónico, resumiu o resultado deste confronto entre Soares e Cavaco de um modo muito simples:
Maçonaria Francesa, 0 - Maçonaria Inglesa, 1

PRESIDENCIAIS (12)



Que vai Manuel Alegre fazer com estes 20.7% que os portugueses lhe deram?
Fundar um novo partido?
Disputar a liderança no PS?
Remeter-se ao seu canto na Assembleia da República?
Aceitam-se apostas...

domingo, janeiro 22, 2006

PRESIDENCIAIS (11)



Atendendo ao "ranking" dos diferentes partidos decorrente das últimas legislativas - e exceptuando uma candidatura que eventualmente surgisse proveniente do CDS - , mesmo se aparecesse um "Garcia Pereira" da Direita, seguramente que não obteria mais de 0.4% dos votos, pelo que, mesmo assim Cavaco Silva seria eleito à primeira volta.
Por isso, ao contrário do que muitos andaram a defender, e das críticas que lhe dirigiram, o CDS - ao não dividir o eleitorado de Direita - foi um dos factores-chave desta vitória!

PRESIDENCIAIS (10)

Nesta noite de cobertura eleitoral constatei que a palavra mais pronunciada pela Esquerda foi "se": se isto, se aquilo,...
Sintomático!
Por outro lado, achei perfeitamente risível que alguns comentadores de Esquerda tentassem desvalorizar a legitimidade da vitória de Cavaco Silva.
Esses "iluminados" esquecem-se que uma coisa é obter 50.6% dos votos quando há 6 candidaturas em disputa, outra coisa bem diferente seria se esses mesmos 50.6% resultassem de um confronto entre 2 candidatos. São proporções completamente antagónicas.
No desespero - e na azia da derrota - recorrem sempre aos argumentos mais insípidos e descabidos de que se podem lembrar.

PRESIDENCIAIS (9)



A partir de hoje, Portugal não tem desculpa:
Com um excelente primeiro-ministro em S. Bento e com um novo Presidente da República à altura dos desafios e das exigências que se colocam ao nosso país, não há espaço para erros!

PRESIDENCIAIS (8)

Finalmente! Ao fim de 31 anos o Centro-Direita chega ao Palácio de Belém.

Eis o novo inquilino.


Aníbal António Cavaco Silva

Nascido em 1939 é licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Doutor em Economia pela Universidade de York, Doutor “Honoris Causa” pelas Universidades de York e da Coruña.

Professor do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (1966/78) e da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (1978/01), Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa.

Foi Investigador da Fundação Calouste Gulbenkian, Director do Departamento de Estatísticas e Estudos Económicos do Banco de Portugal, Director da revista “Economia” da Universidade Católica Portuguesa e Consultor do Banco de Portugal.

Ministro das Finanças e do Plano em 1980, Primeiro-Ministro de Novembro de 1985 a Novembro de 1995, Presidente do Conselho Nacional do Plano entre 1981 e 1984. Presidente do Partido Social Democrata de Maio de 1985 a Fevereiro de 1995.
Prémio “Joseph Bech”, em 1991, pela contribuição para a construção europeia; “Freedom Prize” da Fundação Schmidheiny em 1995, pela acção como político e economista e Prémio “Carl Bertelsmann” da Fundação Bertelsmann em 1995, pelos resultados conseguidos por Portugal no combate ao desemprego.

Membro da Real Academia de Ciências Morais e Políticas de Espanha, Membro do Comité Executivo do Clube de Madrid para a Transição e Consolidação Democrática.

Autor de vários livros como “Economic Effects of Public Debt”, “Finanças Públicas e Política Macroeconómica”, “As Reformas da Década”, “Portugal e a Moeda Única”, “União Monetária Europeia”, “Autobiografia Política”, bem como de numerosos artigos nos domínios da economia e finanças.

Entre as várias condecorações recebidas destacam-se as seguintes:

Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Alemanha, Grande Insígnia de Honra ao Mérito de Ouro, com Banda da Áustria, Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco e Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional do Brasil, Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica de Espanha, Grã-Cruz da Ordem da Rosa Branca da Finlândia, Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito de França, Grã-Cruz da Ordem da Honra da Grécia, Grã-Cruz da Ordem da Orange-Nassau da Holanda, Grã-Cruz da Ordem do Mérito de Itália, Grã-Cruz da Ordem da Coroa de Carvalho do Luxemburgo, Grande Cordão da Ordem do Ouissam Allaouite de Marrocos, Grã-Cruz, Classe Especial, da Ordem Pro Merito Melitensi da O.S.M. e a Grã-Cruz da Ordem da Estrela Polar da Suécia.

PRESIDENCIAIS (7)

Fazendo um exercício de antecipação, aposto nestes dois senhores para a disputa presidencial de 2016:

PRESIDENCIAIS (6)

Nem sempre a matemática é uma ciência exacta:

5<1

PRESIDENCIAIS (5)



O previsível score eleitoral de Manuel Alegre diz-nos que as máquinas partidárias são importantes, mas NÃO são decisivas!

PRESIDENCIAIS (4)








Cada vez mais perto...

PRESIDENCIAIS (3)


Jerónimo vs Louçã:
Vitória de Jerónimo de Sousa por K.O. técnico!

PRESIDENCIAIS (2)



Se fosse religioso, quanto não estaria neste momento José Sócrates a pedir a todos os santinhos, a vitória de Cavaco Silva!
Se houver segunda volta, e Manuel Alegre for legitimado como Presidente da República, muito vai este governo sofrer...

PRESIDENCIAIS



Neste momento em que se aguarda ansiosamente pelo escrutínio final que nos dirá se Cavaco Silva vence já à primeira volta, Mário Soares pode ser - desde já - considerado o grande derrotado da noite.
Uma desnecessária "saída pela porta pequena" para a sua riquíssima carreira política.

SERÁ QUE SIM?



"Desde já declaro que, se Cavaco decidir ser candidato presidencial em 2006, não só não concorrerei contra ele, como terei todo o gosto em o apoiar."

Freitas do Amaral, Diário de Notícias de 13 de Julho de 2001

PAULO PORTAS



Uma boa notícia: a partir de Fevereiro, haverá um espaço de intervenção semanal de Paulo Portas, na SIC Notícias.
Concorde-se ou não com as suas ideias, simpatize-se ou não com a sua personalidade, Portas é indubitavelmente um dos mais carismáticos políticos aqui do burgo, pelo que faz muita falta num cinzentismo cada vez mais reinante.

MONÁRQUICOS



Uma dúvida:

Neste dia de eleições, em quem votarão os monárquicos que se dignam quebrar o princípio de não votar em eleições presidenciais?
No candidato de esquerda com tiques de monarca ou no candidato mais próximo da Direita?

E já nem escrevo sobre todos aqueles - monárquicos ou republicanos - que se situam na Direita patrioteira ou na extrema-Direita, os quais devem estar a sentir um insuportável sentimento de orfandade...

Já há poucos dias um amigo estrangeiro, com uns anitos de Portugal, me perguntava:
Com tantos candidatos de Esquerda e apenas um próximo da Direita, que raio vos falta para serem a tal Albânia com que muitos sonharam há 30 anos?

sábado, janeiro 21, 2006

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS



É mesmo curioso:

Em 2 jornadas seguidas, são assinaladas duas grandes penalidades contra o SPORTING, quando este está a ganhar ou empatado.
Nessas mesmas 2 jornadas, são assinaladas duas grandes penalidades a favor da colectividade do bairro de Benfica, quando estes estão a perder ou empatados.


Ora aí está uma tradição que - de certeza - será mantida na próxima jornada!
Definitivamente, José Veiga e Luís Filipe Vieira foram alunos nota 20, de Pinto da Costa!

sexta-feira, janeiro 20, 2006

GENIAL!



Acabadinha de ser "sacada" aqui.

APITO AVERMELHADO... DE REGRESSO

Abençoada verdade desportiva: aqui e aqui.

quarta-feira, janeiro 18, 2006

PERÍODO DE REFLEXÃO



Este espaço entra - a partir deste momento - em período de reflexão até ao próximo Domingo.
Boa sorte, Professor Aníbal Cavaco Silva!

PETRO-TURISMO?



Macário Correia, essa figura "carismática" do PSD, acusou hoje o Governo de estar a desconsiderar a população algarvia, ao não responder aos pedidos de informação que formulou acerca da eventual prospecção de petróleo no Algarve.
Em causa está a decisão do Governo em atribuir dois blocos de exploração de petróleo ao largo do Algarve a um consórcio formado pela espanhola Repsol e a alemã RWE.
Mas estará o Macário louco? Para que raio quer ele petróleo no Algarve? É que assim que a coisa se saiba, os turistas ingleses - que por aquelas bandas costumam andar - serão logo substituídos por soldados norte-americanos!

PARA ONDE CAMINHAS TU, POBRE PAÍS?

Portugal, um país sempre nos lugares cimeiros dos rankings onde não deveria sequer estar!

GAY (POLITICAL) POWER

Mais uma notícia intrigante que me chegou através da Ana Anes:

Quatro parlamentares britânicos homossexuais aceitaram posar para uma revista gay que luta pela igualdade de direitos na Câmara dos Comuns.

O parlamentar conservador Alan Duncan, os trabalhistas David Borrow e Chris Bryant e o liberal-democrata Stephen Williams posaram para a capa da revista «Gay Times», que dedicou uma edição à recente lei de uniões civis de homossexuais no Reino Unido.


Seguramente que tal iniciativa teria um enorme sucesso neste nosso cantinho, e não seria - de certeza - por falta de deputados com a dita orientação sexual que a coisa deixaria de ser feita!
A "bicharada" deliraria...

terça-feira, janeiro 17, 2006

LET'S KILL BABIES!



O Pedro Guedes alerta - e bem - para esta vergonhosa notícia, a qual deve encher de orgulho os sectários de esquerda deste país...

BIG BROTHER

Cansado de ser impopular, o primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, vai ser protagonista do seu próprio Big Brother durante uma semana.

Farto de ouvir críticas à sua governação, Shinawatra aceitou viver numa tenda, montada numa zona rural pouco desenvolvida, sendo acompanhado apenas por uma equipa de filmagens que registará o seu dia-a-dia, nomeadamente conversas e visitas a camponeses descontentes com a actual situação na Tailândia.

Shinawatra tenta desta forma tirar partido do fanatismo da população Tailandesa pelos reality shows, em especial juntos dos camponeses, principais responsáveis pela sua subida ao poder.


(enviado pela "sempre atenta e bem informada" Ana Anes. Obrigado, Ana!)

Ora aqui está uma bela iniciativa que poderia ser perfeitamente seguida por José Sócrates, o qual até podia levar para a dita tenda os líderes dos partidos da oposição...Em vez de uma semana, podiam era ser uns mesinhos.

T.P.C.



«Não é por ser professor que vos estou a dar um trabalho de casa, é a minha profunda convicção de que esta escolha é muito importante para Portugal, pedindo-lhes que aproveitem os últimos quatro dias de campanha para mobilizarem todos os eleitores»

Aníbal Cavaco Silva

Indo votar nele, e até tendo alguma simpatia pela pessoa - apesar de reconhecer que não é uma figura naturalmente simpática - irrita-me um pouco esta tendência para se colocar o ênfase na condição de professor, por parte de Cavaco Silva.
Pelos vistos, até o próprio já assimilou essa "mania" andando agora a passar t.p.c.'s aos eleitores. Só espero que ele - enquanto inquilino de Belém - não comece a tratar os seus "portuguesinhos" como os seus alunos, do alto do seu pedestal.
Não é isso que se pretende de um Presidente da República...
Isso era no tempo da outra senhora.

FRASE LAPIDAR

«O importante é que os estaleiros (de Viana do Castelo) não sejam privatizados. Se o dr. Mário Soares agora é o porta-voz do Governo isso é um problema dele e do Governo»

Manuel Alegre

COINCIDÊNCIAS

Parece uma tendência - mas seguramente não passará de uma "inocente" coincidência - que a colectividade do bairro de Benfica contrate jogadores aos clubes com quem joga (Manduca-Marítimo, Moretto e Fontes-V.Setúbal, Marcel-Académica), pelo que pergunto aos anjinhos que são os dirigentes dessa agremiação:
Quem é que vão buscar ao Gil Vicente e depois ao Sporting? Neste último caso, proponho que fiquem com o Silva...
São sempre tão bem-intencionados!

segunda-feira, janeiro 16, 2006

PRESIDENCIAIS 2006

Pelo andar da carruagem, e pelo que tenho assistido, apesar do meu voto ir para Cavaco Silva, cada vez estou mais convicto que haverá segunda-volta, sendo o seu opositor Manuel Alegre.
Numa federação das "esquerdas", caso tal cenário se concretize, arriscamo-nos a ter "poesia" em Belém...
Apesar de tudo - e indiscutivelmente - prefiro ver Alegre a ser eleito do que o "anacrónico" Mário Soares!

domingo, janeiro 15, 2006

COLINHO...



Teimosamente, continuam a ver-se aos fins-de-semana - nos relvados portugueses - uns roubos descarados perpetrados por uns senhores de apito na boca.

«Houve um verdadeiro artista que ajudou a construir o resultado»

José Eduardo Simões, presidente da Académica

sábado, janeiro 14, 2006

ATÉ QUE ENFIM!

Cinquenta carros de tunning (modificados) e street racing (corridas de automóvel urbanas) foram apreendidos na 2ª circular pela Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa, hoje de madrugada, o que constitui a maior apreensão de sempre.
E ainda não foram para a Ponte Vasco da Gama, onde todas as noites (não é exagero!) andam esses meninos em altíssima velocidade, a pôr em perigo a vida deles (enfim...) e sobretudo, a dos outros, que nada têm a ver com as suas parvoíces!

sexta-feira, janeiro 13, 2006

É MUITA HORA...

O jornal 24 Horas revela hoje que o Ministério Público controlou 80 mil chamadas feitas a partir de telefones de altas individualidades, no âmbito do processo de pedofilia na Casa Pia.
Sendo este mais um evidente sinal de que Portugal está cada vez mais ao nível das "exemplares" democracias da América Latina, creio que as operadoras de telecomunicações estão de parabéns: 80.000 chamadas telefónicas equivalem a muitas horas de conversação, e seguramente a muitos euros de facturação!
Muito fala ao telefone a classe política deste país.

PARABÉNS!

Isaltino Morais foi acusado de corrupção passiva, branqueamento de capitais, abuso de poder e fraude fiscal.
Queria dar aqui os meus "parabéns" aos eleitores oeirenses, os quais - nas últimas eleições autárquicas - deram um inequívoco sinal de inteligência e sensatez, ao nível dos gondomarenses e dos felgueirenses...como agora se comprova!
Irra, que nem no concelho do país com maior taxa de licenciados se deixa de votar em políticos america-latinizados!

quinta-feira, janeiro 12, 2006

TRANSPARÊNCIAS

Eis o grande moralizador do futebol português!

DESCONCHAVOS SOARISTAS

"Cada vez que ele (Cavaco) abre a boca diz um disparate!"

Mário Soares

É com este estilo de exemplar respeito pelo adversário, salpicado com umas nuances de boa-educação, que Mário Soares julga merecer o regresso ao Palácio de Belém.
Atendendo ao estado em este país se encontra e à falta de civilidade e de urbanidade que grassa entre os portugueses, se calhar até seria um digno representante da raça lusitana dos nossos dias...
Ironicamente, quando ouvi Soares debitar a frase em questão ainda pensei estar a assistir a um desabafo auto-psicanalítico!

quarta-feira, janeiro 11, 2006

SUCESSÃO ASSEGURADA



Atendendo à qualidade das intervenções parlamentares que faz, ao seu estilo directo, objectivo e incisivo, ao respeito que já granjeou na vida política portuguesa, à forma exemplar como lidera a bancada centrista, diria que o CDS não tem que se preocupar com os dias "a seguir" à liderança de Ribeiro e Castro: Nuno Melo é - a par de António Pires de Lima -, na minha modesta opinião, um excelente possível sucessor.

POIS, POIS

«Aos portugueses que tiverem memória - e antes de votarem - é preciso que se lembrem do que foi o cavaquismo»

Mário Soares

Pois, pois, é precisamente a apelar a esses exercícios de memória que o velho patriarca socialista ajuda a angariar votos para Cavaco.
Todos nos lembramos que no "tal" período cavaquista o país estava na frente do pelotão europeu, havia investimento estrangeiro em Portugal, a taxa de desemprego era baixa, a nossa auto-estima era elevada, as fábricas abriam (enquanto hoje fecham), havia uma cultura de rigor e de exigência, lançavam-se grandes obras (Expo '98) com retorno político, económico e social...tudo muito diferente daquilo a que hoje assistimos!

PATÉTICA

No mínimo, a entrevista que Pedro Santana Lopes deu ontem à noite - à SIC Notícias - só pode mesmo ser apelidada de patética.
Vir nesta fase tentar montar uma vingança a Cavaco Silva, decorrente de ressabiamentos e de divergências antigas - umas mais recentes que outras - só o acaba por descredibilizar, no pouco crédito que ainda possui aos olhos dos militantes do seu partido, e mesmo dos portugueses em geral.
Bem fez o candidato presidencial em ignorar essa entrevista e em se recusar a comentar o que quer que fosse; aliás, tanto neste caso como noutros semelhantes, o melhor é mesmo responder com o silêncio e com um avisado distanciamento a todos os patetas que incorrem em provocações e alfinetadas, algo que infelizmente abunda na política portuguesa.
A esta distância temporal é bom de ver quão sincero estava a ser Santana Lopes, quando no congresso laranja de Barcelos, lançou o repto para que o professor se candidatasse...
E já agora: mas que interesse existe em querer saber qual a direcção do voto de Santana Lopes no próximo dia 22? Who cares?

terça-feira, janeiro 10, 2006

EM COMUM



Há algo que estes dois homens têm em comum: ambos gostam de se perpetuar no poder, ambos apreciam um certo estilo de monarquia, ambos gostam de subserviência a seus pés e ambos apreciam muito a palavra BLACKOUT!

O INTRÉPIDO REPÓRTER



Os anos passam mas nele não se notam!
Tintim é o mais célebre herói de banda desenhada, nasceu a 10 de Janeiro de 1930 na revista Petit Vingtiéme, a preto e branco, onde se manteve até 1940, data em que se mudou para outro jornal, o Le Soir, até 1944.

segunda-feira, janeiro 09, 2006

LFV

TEMPO

MINHA LUTA



O livro pelo qual muitos ainda hoje suspiram, e cujas ideias convictamente defendem, alguns envergonhadamente, outros sem terem consciência da genuína fonte das mesmas.

FINALMENTE!

(...) foi enquanto governante quem autorizou a participação a esse accionista estrangeiro nessa e noutra empresa pública; é ainda ... deputado... socialista.
Joaquim Pina Moura devia ter a decência de abandonar o Parlamento.


Ana Gomes, no blogue Causa Nossa

Finalmente leio uma ideia de Ana Gomes que não hesito em subscrever integralmente!

"BONS" EXEMPLOS

Mais um bom exemplo de cidadania por parte de Mário Soares.
Aliás, um exemplo ao nível do "ó senhor guarda desapareça, o senhor e o seu colega!", que dirigiu a um agente da PSP que escoltava a sua comitiva presidencial, há uns anos.

VENHAM OS EUROS!

Quem diria que este senhor já foi comunista...

SE DÚVIDAS AINDA RESTASSEM...

que Manuel Alegre é maçon:

Manuel Alegre jurou hoje fidelidade ao exemplo do médico e fundador do PS, Fernando Valle, que disse ser a sua principal referência cívica.

Aliás, dos 6 candidatos presidenciais talvez apenas dois (pelas minhas contas) não sejam!

domingo, janeiro 08, 2006

JOB FOR THE BIG BOY

O socialista Jorge Coelho foi contratado pelo Turismo de Lisboa - orgão da CM Lisboa presidida por Carmona Rodrigues - para liderar o Plano Estratégico 2007/2010.
O bloco central alimenta assim o apetite voraz dos boys, neste caso de um big boy.

DEUS NOS LIVRE!

«Há muitas vozes que vão levantar pequenas e grandes intrigas, mas isso não terá nenhuma força em comparação com a vontade popular, que é aquela em que nós confiamos»
(...)
«Essa das intrigas foi boa, não foi? Quanto mais perfídias me fazem, mais só digo aquilo que quero»


Mário Soares

De declaração infeliz em declaração infeliz, Deus nos livre de voltar a ter Soares em Belém!

FOSSE SEMPRE ASSIM!



Apesar do meu Sporting ter perdido num jogo empolgante, afirmo sem qualquer problema - e perfeitamente isento de clubite aguda - que o Sporting de Braga venceu bem porque foi mais equipa e esteve bem melhor que o adversário!
Fosse sempre assim o futebol português: sem capangas e com isenção e verdade!

sexta-feira, janeiro 06, 2006

O ESPECTRO

A acutilância de Constança Cunha e Sá já pode ser lida na blogosfera cá do burgo: O Espectro.

TUDO VALE

Valentim Loureiro recebeu hoje Mário Soares em Gondomar, tendo-se ambos "derretido" em elogios mútuos.
Constatando que para Mário Soares tudo vale - desde que consiga angariar mais votos -, será que a seguir o vamos ver a caír nos braços de Fátima Felgueiras ou nos de Isaltino Morais?
Pagava para saber o que pensa José Sócrates de tudo isto.

ESTORIL E ALVERCA

Parece que onde Luís Filipe Vieira e José Veiga mexem, estragam!
Daqui a uns tempos vamos ver que bela herança vão eles deixar na colectividade do bairro de Benfica...

quinta-feira, janeiro 05, 2006

OPORTUNO

O CDS questionou hoje o Governo sobre as medidas de prevenção e combate à criminalidade e a política de imigração, a propósito do aumento de 32% dos crimes violentos em 2005.
Esse requerimento questiona ainda o executivo do PS sobre qual o acompanhamento que o Serviço de Informações e Segurança tem dos gangs estrangeiros e nacionais que operam em Portugal e ainda que tipo de controlo tem sido feito do uso e posse de armas.
Apesar de alguns teimarem em apelidar de xenófobos e racistas todos aqueles que fazem questão de expôr a relação directa entre o aumento da criminalidade e a entrada de gangs estrangeiros no nosso país, quero aplaudir a coragem e a lucidez dos centristas.
Haja alguém que assuma o ónus de ser politicamente incorrecto e tenha a verticalidade de pôr o "dedo na ferida", sem receio de ser etiquetado pelos moralistas do costume.

SIM?

Cavaco Silva prometeu hoje - caso seja o próximo inquilino de Belém - que será o Presidente do «sim, da esperança e da confiança» já que - segundo ele - os portugueses têm tendência a dizer sim, não, talvez, pelo que defende ser tempo da cultura do sim.
Desde que Cavaco não venha a ser o Presidente do «sim» aos interesses, aos clientelismos, aos lobbies, à legalização do aborto, ao despesismo, ao laxismo, à regionalização, tem garantido o meu voto!

quarta-feira, janeiro 04, 2006

ME GUSTA ESPAÑA



O Miguel de Vasconcelos dos nossos dias...
Tendo o "outro" sido colaboracionista, em pleno século XVII, da representante da dominação filipina - Margarida de Sabóia, vice-raínha para Portugal, em dependência do rei de Espanha - temos agora entre nós o colaboracionista da dominação zapaterista.

PORTUGAL

Francisco Louçã afirmou hoje que a falta de emprego é o problema mais importante do país. Eu diria que é um dos mais importantes, mas o maior são mesmo os portugueses: parece que está no código genético lusitano que temos de ser preguiçosos, laxistas, corruptos, hipócritas, egoístas,...
Como alguém um dia disse: Portugal é um belo país, só é pena ser tão mal frequentado!

terça-feira, janeiro 03, 2006

MAI' NADA!

Benfica? FC Porto? Não, nunca tivemos...

IN MEMORIAM

SOARICES...

«A SIC está a fazer uma cobertura parcial».
(...)
«Eu até fiz um elogio ao doutor Pinto Balsemão por ser um homem do pluralismo de informação e estou admirado do comportamento da SIC, que tem sido muito parcial em toda esta campanha».
(...)
«Há falta de isenção, porque vejo os noticiários e vejo o que dizem e mostram».


Mário Soares

Quando as ideias e as propostas são inexistentes, Mário Soares consegue sempre criar uns sound bytes através das afirmações mais estapafúrdias e descabidas que lhe ocorrem.
Depois daquela "estória" do líder do CDS que não é o do Partido Popular, só mesmo esta acusação à estação televisiva que mais visibilidade lhe tem dado.

EDP/IBERDROLA

Por supuesto, es un gobierno portuguès!
Brites de Almeida, a célebre Padeira de Aljubarrota, deve estar a dar voltas na tumba e a dizer: "andei eu a dar-lhes com a pá, para agora o Pinho lhes entregar isto numa bandeja dourada..."

segunda-feira, janeiro 02, 2006

KITS

Depois do célebre "kit" dos lampiões vem aí o kit do micro-partido...
Abençoada imaginação!
Uma sugestão:
Que esse kit contenha uma bússola, um espelho, um exemplar do mein kampf e uma foto autografada de Paulo Portas, bem como cupões de desconto do toys'r'us.
Será que, se não forem impingidos pelo menos 50 kits, o presidente desse partidozito se demite, numa ameaça ao estilo de LF Vieira?
Wishful thinking...

JAGUNÇOS

Mais um lamentável episódio protagonizado pelos mesmos do costume.
Confirma-se que certos hábitos nunca morrem e que o "khadafi dos pneus" continua a fazer jus à sua fama: desta vez foram 6 jagunços ao serviço do eloquente LF Vieira que mostraram toda a sua valentia no aeroporto de Lisboa, ao agredirem um cidadão luso-brasileiro, perante a "enternecedora" passividade das forças policiais presentes.
Desde o Eusébio que a colectividade do bairro de Benfica insiste em mostrar a sua vocação para "desviar" jogadores destinados a outros clubes...
A rafeirice ao seu pior nível...